10 coisas que só quem já assistiu Castelo Rá-Tim-Bum aprendeu - Fatos Desconhecidos

10 coisas que só quem já assistiu Castelo Rá-Tim-Bum aprendeu

Curiosidades | Entretenimento | História | 16 de novembro de 2015 por Magno Oliver

“Bum, bum, bum, Castelo Rá-Tim-Bum”, “Bum, bum, bum, Castelo Rá-Tim-Bum”, “Bum, bum, bum, Castelo Rá-Tim-Bum”. Se você não leu esse trechinho mentalizando a música na cabeça e sentiu a nostalgia tomar conta de você, então você foi uma criança que não assistiu ao saudoso “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Você se lembra das aventuras de Nino, o aprendiz de feiticeiro de 300 anos de idade que mora com seu tio Victor, a tia-avó Morgana e sempre recebe a visita de seus amigos Biba, Zequinha e Pedro?

O Castelo Rá-Tim-Bum estreou em meados de 1994, com 90 episódios e rendeu muito sucesso entre a criançada e até um filme. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você que a produção foi uma das 5 da TV Cultura que fizeram parte da sua infância. Quer saber quais programas fazem parte dessa lista? Então (Clique aqui e confira).

E a série tinha um ensinamento para o telespectador, a cada episódio, além de levar um pouco de cultura, cidadania, literatura e diversão para as pessoas.

Lembra da saudosa abertura? Então mate a saudade aí:

E dá para aprender muito com o Castelo Rá-Tim-Bum. Lições como o respeito à diferença com a cobra celeste, o respeito às diferentes culturas com o personagem Caipora, a importância da leitura e da literatura com o personagem gato pintado, entre outros.

E nostálgicos com os episódios de  Castelo Rá-Tim-Bum, separamos para você uma listinha com lições que aprendemos com  Castelo Rá-Tim-Bum que você traz para a sua vida até hoje. Então “Klift Kloft Still, a porta se abriu!” e veja aí nossa lista:

1 – Tomar Banho pode ser divertido demais

O Castelo Rá-Tim-Bum nos ensinou muitas coisas. E uma delas foi a como tomar banho de forma divertida, irreverente e cantando com muita alegria quando o carro do ratinho aparecia nos cantinhos do castelo.

2 – Conhecer instrumentos musicais com os passarinhos

Explorar a música era uma vertente muito buscada no Castelo Rá-Tim-Bum. E prova disso era o quadro que exibia um instrumento musical por episódio. Você se lembra do “Passarinho, que som é esse?”.

3 – Aprendeu que “porque sim não é resposta”

Quando somos crianças, a gente tem o costume de fazer muitas perguntas aos nossos pais. E com o Castelo Rá-Tim-Bum, a gente acaba aprendendo que resposta precisa ter fundamentação e argumentos.

E a série nos mostra muito bem que para uma pergunta feita, “Porque sim não é resposta”.

4 – Escovar os dentes

Mais um sucesso do ratinho azul mais querido do castelo. Quando o seu “ratomóvel” aparecia no decorrer de um episódio, a certeza de diversão e boas canções era garantida.

E focando no cuidado com a higiene bucal, a série nos ensina, de forma divertida e educativa, a escovar, passar o fio dental e a importância da limpeza dos dentes.

5 – Lavar as mãos

Uma, lava a outra mão, lava uma mão, lava a outra“. Também leu esse trechinho da música cantando? Pois bem! Culpa do Castelo Rá-Tim-Bum.

No episódio “Alimentação” (sim, Castelo Rá-Tim-Bum era dividido em episódios), a importância dos alimentos é exibida no capítulo e para lembrar a você que lavar as mãos é importante, é bom você assistir ao vídeo e higienizar suas companheiras de forma correta para comer.

6 – Jogar o lixo no lixo

Além de escovar os dentes, lavar e higienizar as mãos, jogar o lixo no lixo também é importante e ajuda a conservar o ambiente em que você vive e a natureza.

E em mais um episódio de vídeos do ratinho azul, aprendemos com ele que temos que jogar o lixo fora e nada mais que um vídeo bacana e bem didático sobre o tema.

7 – Gostar de ciência com os gêmeos Tíbio e Perônio

Castelo Rá-Tim-Bum também é cultura, cidadania e, claro, nos mostra que também é ciência. Você se lembra dos queridos cientistas Tíbio e Perônio com suas trapalhadas e explicações divertidas sobre ciência?

Pois tá aí mais uma lição que a série nos ensina, um pouco de educação e ciência de forma didática e bem trabalhada.

8 – Literatura é importante

Quem nunca desejou ir até à biblioteca do gato pintado e ouvir as suas histórias ou mesmo ler um livro naquele ambiente bacana, não é mesmo.

E é bom lembrar que sempre que aparecia um episódio que acontecia algo na biblioteca com nino, seus amigos e o gato, sempre aparecia as trapalhadas do personagem “Mau” e seu companheiro Godofredo juntos aprontando pelos encanamentos do Castelo.

9 – Ouvir histórias e compartilhar experiências é importante

Com a nossa bruxa Morgana, aprendemos que ouvir histórias é muito bacana, pois estimula a imaginação e te faz conhecer novos mundos. Em seus quadros, ela contava histórias e anedotas com sua gralha Adelaide, divertindo muitas crianças até hoje.

10 – O mais importante na vida é o amor e a amizade

castelo-9

Castelo Rá-Tim-Bum nos mostra que não importa se você tem uma outra cultura, vem do espaço, tem um rastafari e emprego humilde, é azul, quer ter asas e mãos, mas rastejar é o que a natureza te concebeu, não tem casa para morar, vive da música, é baixinho, é mais velho, não importa, o mais importante nessa vida é ter amigos que te amam e te aceitam como você é, não importando, gênero, crença, história ou mesmo profissão.
A série nos mostra o quão é importante prezar pelo amor e querer bem ao próximo sempre.

E você, qual lição Castelo Rá-Tim-Bum te ensinou? Mande para gente aí nos comentários.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários