História

10 empresas mais antigas do mundo que ainda estão funcionando

0

Tradição é uma palavra com origem no termo em latim traditio, que significa “entregar” ou “passar adiante”. A tradição é a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura. Bom, todo mundo tem alguma tradição que foi passado pelos ancestrais da sua família, como uma costume ou simplesmente um negócio.

Muitas pessoas realmente tem tradição de se apossar da empresa do pai e continuar um trabalho, e uma prova disso são alguma empresas mais antigas do mundo que estão na mesma família há muito, muito tempo. Pensando nisso, nós resolvemos criar essa matéria para mostrar para vocês as 10 empresas mais antigas do mundo que ainda estão com as portas abertas, confiram:

1 – Post och Inrikes Tidningar – Jornal / Data de fundação: 1645 (Suécia)

1gazeta6

Essa empresa foi fundada em 1645 pela Rainha Christina e era uma referência para os suecos viciados em notícias ao longo dos séculos 17 e 18. No começo, o Poit divulgava coisas como poesias, notícias internacionais, observações meteorológicas e romances serializados. Conforme o número de jornais foi se multiplicando, o Poit reduziu o seu conteúdo de notícias, e até o início dos anos 1900, já não era o jornal de referência na Suécia. Na verdade, o jornal se tornou o meio de comunicação oficial do país para anúncios, como declarações de falência ou leilões. Em 1978, o jornal adotou o formato de livreto, mas o número de leitores ainda diminuía.

A versão impressa tinha uma circulação de apenas 1.500 exemplares e em 1º de dezembro de 2007 o jornal se tornou apenas online. Hans Holm, que trabalhou como o editor-chefe do jornal por 20 anos, lamenta: “Nós consideramos isso (a mudança para a internet) um desastre cultural. É triste quando você trabalhou com isso por tanto tempo, e ele (o jornal) tenha existido por tanto tempo”.

2 – Shirley Plantation – Plantação / Data de Fundação: 1613 (EUA)

1

A Shirley Plantation é uma propriedade localizada na margem do norte do rio James em Charles City County, no estado da Virginia. Essa é a mais antiga empresa de propriedade familiar na América do Norte e foi fundada em 1613. A terra era utilizada para plantação de tabaco, onde o mesmo era enviado para outras colônias e para a Inglaterra. A mansão está bastante conservada e é operada e residida pelos descendentes diretos de Edward Hill L. Hoje em dia, Shirley continua sendo uma plantação, uma casa de família e um lugar onde guarda muitas histórias dos EUA.

3 – Beretta – Armas de fogo / Data de fundação: 1526 (Itália)

1

Durante a Idade Média, Gardone, na Itália, foi uma meca para trabalhos em ferro, e no início do Renascimento, a cidade era conhecida por sua produção de armas de alta qualidade. O Maestro Bartolomeo Beretta era um grande fabricante de armas e vivia em Gardone. No ano de 1526, o Arsenal de Veneza lhe pagou para fazer 185 barris de arcabuz, uma espingarda antiga, tornando a Beretta a mais antiga empresa de fabricação de armas do mundo. Ugo Gussalli Beretta e seus dois filhos, Pietro e Franco, ainda administram a empresa.

4 – Rathbornes – Fabricante de velas / Data de fundação: 1488 (Irlanda)

2

A Rathborne Velas, baseada em Blanchardstown, no subúrbio de Dublin, foi fundada em 1488, quatro anos antes de Colombo descobrir a América. Durante o século 19, a empresa assinou um contrato para fabricar todos os acessórios de iluminação pública em Dublin, e quando a eletricidade chegou e se tornou uma coisa normal, a empresa reorientou os seus esforços para velas das igrejas. Porém, o Concílio Vaticano II decretou que as igrejas católicas deveriam ser despojadas de grande parte da sua ornamentação anterior, incluindo velas elaboradas. Mas como o diretor financeiro da Rathborne Vincent Brady diz: “os eclesiásticos intrometidos cederam e a vela tradicional de igreja sobreviveu”.

Mesmo que a empresa não esteja mais nas mãos da família Rathborne, pois todos morreram, o último descendente direto tem um convite aberto para visitar a companhia a qualquer momento. A empresa tem grandes planos para o futuro e está determinada a funcionar por mais 500 anos.

5 – Pontifícia Fonderia Marinelli – Fundição / Data de fundação: 1040 (Itália)

1

A Pontifícia Marinelli está localizada em Agnone, uma vila em Molise, Itália, e é um negócio que já dura 700 anos. Na antiga forja, sinos e esculturas de bronze são feitas inteiramente à mão, usando a mesma técnica de “cera perdida” que remonta aos tempos medievais e renascentistas. Os sinos feitos lá podem ser vistos em algumas das igrejas mais prestigiadas do mundo, bem como no Museu Histórico do Sino Giovanni Paolo II.

No ano de 1924, a Pontifícia Marinelli foi premiada com o “título de fundição pontifícia” pelo Vaticano. A Igreja Católica Romana responde hoje em dia por 90% de todas as encomendas feitas. A empresa é de copropriedade e operada pelos irmãos Armando e Pasquale Marinelli, que constroem até 50 sinos por ano e empregam 12 pessoas.

6 – Château de Goulaine – Adega / Data de fundação: 1000 (França)

1

Ninguém tem certeza sobre quando os produtores de vinho da Château de Goulaine começaram a engarrafar seus produtos, mas pelo que a maioria fala parecer ter começado no ano 1000. Château de Goulaine é algo mais que uma vinícola, pois é um castelo histórico que foi reconstruído no século 12 e novamente no 16. A família Goulaine é proeminente da história da França, pois seus membros serviram nas Cruzadas e em guerras religiosas seguindo a divisão católico-protestante durante a Reforma. O castelo tem sido o lar da família há mais de mil anos e por incrível que pareça o vinho ainda pe produzido lá. O castelo ainda é um museu que abriga muitas obras de arte famosas.

7 – Sean’s Bar – Pub / Data de fundação: 900 dC (Irlanda)

1

Esse pub em Athlone, Irlanda, remonta ao distante ano de 900 dC. Durante as reformas na década de 1970, os trabalhadores encontraram evidências de que o pub, que já era histórico, poderia existir há mais tempo do que qualquer um tinha pensando anteriormente. Descobriu-se que uma das paredes foi feita de pau a pique e também encontraram algumas moedas que remontam a cerca de 900 dC., o que foi confirmado quando o muro foi testado através de carbono.

Acredita-se que o bar foi estabelecido como uma pousada para viajantes que cruzavam os fiordes que já existiam na área. O Sean mantém seus registros de cada proprietário desde a sua criação, incluindo Boy George, cantor e compositor britânico, que foi dono da propriedade em 1987.

8 – St. Peter Stiftskeller – Restaurante / Data de fundação: 803 dC (Áustria)

2

O St. Peter Stiftskeller é citado em um documento feito pelo estudioso Alcuin, um seguidor de Carlos Magno, no ano de 803 dC. O estabelecimento de Salzburg, na Áustria, afirma ser o mais antigo restaurante documentado em operação contínua, e se isso for verdade, o Stiftskeller seria não só o mais antigo restaurante, mas também a terceira mais antiga empresa do mundo e a mais antiga entre as empresas fora do Japão.

9 – Nishiyama Onsen Keiunkan – Hotel / Data de fundação: 705 dC (Japão)

1

Em 705 dC, as fontes termais naturais que cerca o Nishiyama Onsen Keiunkan atraíram vicitantes para os banhos termais relaxantes oferecidos pelo hotel. Os primeiros clientes era Samurais e Shoguns. 52 gerações diferentes de descendentes cuidaram e operaram a pousada, aumentando o espaço e modernizando lentamente, conforme o tempo ia passando. O Keiunkan é consideravelmente maior do que era há mais de mil anos atrás, mas tanto a aparência quanto a sensação que o lugar oferece mantiveram-se inalterados, apensar das suas comodidades modernas.

10 – Kongo Gumi – Companhia de Construção / Data de fundação: 578 dC (Japão)

1

E finalmente, a empresa mais antiga do mundo que ainda está em funcionamento. A construtora japonesa Kongo Gumi era a mais antiga entre as empresas independentes em operação contínua no mundo, até que foi absorvida como uma filiam de outra empresa de construção em 2006. Com sede em Osaka, a empresa familiar traça as suas origens a 578 dC, quando um dos seus engenheiros do Prícipe Shotoku trazido de Baekje, um reino antigo localizado no sudoeste da Coréia, para o Japão com o objetivo de construir o Templo de Shitennoji, decidiu começar pelo seu negócio. Um pergaminho do século 17, com 3 metros de altura, mostra as 40 gerações da família que surgiram desde o início do negócio. Tal como acontece com muitas famílias japonesas, cunhados e cunhadas muitas vezes se juntaram ao clã e tomaram para si o nome de família Kongo, e assim, ao longo dos anos, a linha tem continuado.

Infelizmente, nada pode durar para sempre. A Kongo Gumi enfrentou tempos difíceis e entrou em liquidação em janeiro de 2006, mas a empresa continua a operar como uma subsidiária integral do Grupo de Construção Takamatsu.

E aí, caros leitores, já conheciam todas essas empresas? Comentem!

8 recentes descobertas incríveis da Segunda Guerra Mundial

Artigo anterior

60 obras de arte em 3D feitas com papel

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido