Entretenimento

11 melhores propagandas da história do Brasil

0

Você sabia que existem algumas mensagens subliminares escondidas em propagandas famosas? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quais são elas.

A propaganda é usada para criar uma imagem de determinada marca e estimular o consumidor a adquirir um produto ou serviço que ela oferece.

Bichinhos engraçados, crianças divertidas, personagens peculiares, computação gráfica, chocolates, confira algumas das propagandas que foram consideradas as melhores da humanidade, de acordo com o Jornal Folha de São Paulo:

1 – O “tio” da Sukita

O bordão “ôh tio”, na propaganda do refrigerante Sukita marcou bastante o público e os consumidores. Quem dá vida ao personagem com uma blusa amarrada ao pescoço é o ator Roberto Arduin. A propaganda exibe o Tio da Sukita tentando flertar com a garota que bebe o refrigerante, quando ela, ao final, sempre dá uma cortada nele e mostra que não está a fim.

2 – Jaime, o mordomo dos sucos Tang – 1995

O suco Tang ficou famoso por conta da irreverência e ousadia de suas propagandas. Essa campanha consiste em atender aos desejos de um garoto mimado nas situações mais diversas para matar a sede dele. Com a falta de laranjas, a solução para o mordomo é usar o suco em pó.

3 –  Mamíferos da Parmalat

Muito popularizada por conta do bordão “tomou?”, os mamíferos da Parmalat foram sucesso entre jovens e adultos. O encanto consistia em mostrar a marca do leite com crianças usando fantasia de mamíferos.

A propaganda rendeu tanto sucesso que até mesmo ursinhos de pelúcia e outros itens foram criados em cima da propaganda. A campanha foi criada por Erh Ray, considerado o “pai” dos mamíferos, que criou os bichinhos aos 20 anos de idade.

4 – Siri da Brahma

Os siris da Brahma foram uma criação em computação gráfica no verão de 2001 pelo publicitário Fábio Fernandes, da agência de publicidade F/Nazca. O comercial mostra dois crustáceos que gostam de cerveja e fazem um gesto de gozação com o adulto, ao final do vídeo.

5 – A Tartaruguinha da cerveja Brahma

Depois do sucesso dos crustáceos, o publicitário Fábio Fernandes pensou em outro comercial estrelado por uma tartaruga que liderou as pesquisas de preferência feita pelo Datafolha com 40% dos votos.

Segundo Fábio, em entrevista ao portal Terra, a tartaruguinha foi sucesso porque remetia à seleção brasileira, cerveja e ao futebol. “Na história da propaganda brasileira não há registro do nível de aceitação alcançado pela tartaruga.”

6 – O Baixinho da Kaiser – 1991

https://www.youtube.com/watch?v=dwK6eltDY9A

O comercial foi idealizado pelo diretor de arte francês Francesc Petit. A propaganda foi sucesso nos anos 80, passou pela década de 90 e ainda provoca saudosismo em algumas pessoas atualmente.

Nos comerciais, o baixinho da Kaiser é conhecido por ser um ícone que gosta muito de futebol e de tomar a cerveja sempre rodeado de pessoas.

7 – Compre Baton – Garoto – 1996

Compre Baton, compre Baton, compre Baton“! Com certeza se você ouvir este bordão vai se lembrar da propaganda do chocolate em formato bastão chamado Baton.

O comercial foi sucesso, mas o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, Conar, acabou proibindo a suposta manipulação da mensagem. Até hoje o chocolate Baton, da empresa Garoto, é vendido com sucesso por conta de seu formato e do sucesso que suas propagandas geravam entre os consumidores.

8 – O Posto Ipiranga

O comercial do Posto Ipiranga é interpretado pelo ator de filmes publicitários Antônio Duarte de Almeida Júnior. Ele ficou conhecido pelo bordão “pergunta lá no Posto Ipiranga“, em que, no vídeo, o motorista pede informação e ele só sabe indicar o posto de combustível.

9 – Tartarugas da Tortuguita

https://www.youtube.com/watch?v=VZrkJ-4AtOw

Nossas cabeças são recheadas de chocolate, estúpida!” esse é um dos bordões que também marcaram a história da propaganda das tartaruguinhas da Arcor.

As propagandas trazem um toque de humor para vários públicos encenadas por duas tartarugas de chocolate, um branco e outro preto, que discutem sobre o seu recheio.

10 – Os garotos do DDD da Embratel

 

DDD um abraço na sua mãe. DDD um alô na sua amiga!“, o jingle era simples e marcou muita gente. A empresa de telefonia Embratel usava três garotos, chamados de D, D e o D, para divulgarem os números que eram usados na discagem direta à distância para cada capital.

Os criadores elaboraram situações bem engraçadas envolvendo a necessidade de ligar para alguém.

11 – Poupança Bamerindus

Com o bordão “O tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa. É a poupança Bameriiiiiindus!“, o comercial da poupança Bamerindus durou mais que o próprio banco.

Ele foi vendido na década de 90 para o Grupo BTG Pactual em 2013 e a propaganda dava realce à confiabilidade da poupança Bamerindus cantanda pelo grupo vocal e instrumental da década de 60, “Os Três do Rio”.

O que achou das propagandas? Quais delas te deram saudade? Mande seu comentário para gente!

5 maneiras de deixar seu cabelo liso sem o uso de chapinha

Artigo anterior

18 imagens que incrivelmente não são montagens apesar de parecerem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido