CuriosidadesEntretenimento

16 situações que só as pessoas que tem déficit de atenção vão se identificar

0

Por acaso, você já ouviu falar em Déficit de Atenção? Sabia que não é uma coisinha à toa? Não! Na verdade, é um problema muito sério e que necessita paciência e força de vontade, tanto da pessoa que possui quanto das pessoas que estão à sua volta. O Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), trata-se, basicamente, de uma disfunção genética, que é herdada; é uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal, causada, em parte, por uma deficiência do neurotransmissor dopamina. 

As pessoas que não possuem o DDA, quando tentam se concentrar sua atividade no córtex pré-frontal aumenta, fazendo com que elas realmente alcancem seu objetivo com sucesso. O que acontece com quem tem o DDA é exatamente o contrário, quanto mais forçar ou ser forçado a prestar atenção em alguma coisa, pior vai ser. Isso acontece porque as atividades de seu córtex pré-frontal diminuem.

Algumas características dessas pessoas são: distração, desorganização, problemas com controle de impulso, falta de previsão, dificuldade de aprender com erros vividos, adiamento e, apesar de apenas 50% delas, hiperatividade.

Para quem está “de fora” e não conhece nada sobre o assunto, é muito difícil saber como se comportar e lidar com determinados episódios. Como uma tentativa desesperada de estimular seu córtex pré-frontal, aqueles que tem DDA buscam constantemente conflitos. E isso é muito complicado para quem está do outro lado, é importantíssimo a compreensão, paciência, se manter firme e não perder a cabeça, em momento algum! Caso contrário a vida de todos envolvidos virará um inferno.

Algumas atitudes que quem não tem DDA deve tomar é: não gritar; dizer que quer trabalhar a situação, mas só pode tomar uma atitude quando as coisas estiverem mais calmas; quanto mais a voz da outra pessoa aumentar, mais baixo se deve falar; ser um bom ouvinte; sair de perto quando as coisas começarem a sair do controle, mas sem ser rude; usar humor, sem ser agressivo, para tentar diminuir a tensão.

Além dessas alternativas, muitas outras existem. O ideal, sempre, é procurar um especialista. Agora, para amenizar essa conversa séria, a Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 16 situações que só as pessoas que tem déficit de atenção vão se identificar. Ao menos esperamos que consigam chegar até o fim da matéria!

1. Assuntos

01.

Eles mudam constantemente, sem aviso prévio. Nem sempre é sem querer, às vezes você só está tentando se livrar de uma conversa chata.

2. Memória

02.

De repente, você está conversando desgovernadamente, acaba de mencionar sua última frase, e pronto! Já esqueceu sobre o que conversava.

3. Ideias

03.

As mais brilhantes! Você tem ideias que podem te deixar milionário, o único problema é que segundos depois de pensar elas, não se lembra mais.

4. Celular

04.

Não importa qual celular no mundo toque, onde quer que você esteja, mesmo que o seu aparelho esteja a léguas de distância ou que a musiquinha não seja a mesma, você achará que é o seu.

5. Transporte

05.

Bem, dirigir nem pensar! Você pode causar um acidente a meno de 100 metros da sua garagem. Então, o que resta é andar de ônibus/metrô. Apesar de não provocar nenhuma catástrofe, com certeza você perde praticamente todos os pontos que precisa descer.

6. Comida

06.

Cozinhar sempre foi uma tarefa difícil, não pelo fato de não saber como cortar ou temperar, mas o fogão/forno… Nem o timer salva! Colocar fogo na comida, também é comum.

7. Bebidas

07.

Seja para a festinha de mais tarde, apenas para beber sozinho ou para acompanhar aquele almoço/jantar bacaninha, que provavelmente ficará como mencionamos acima, as bebidas são sempre um problema. Você deixa ali no refrigerados por alguns míseros minutos (que se tornam centenas de horas) e quando lembra, e lembra, já era.

8. Roupas

08.

Mesmo que você saiba que precisa delas para não sair pelado por aí e ainda ser taxado de louco ou receber uma grande multa por atentado ao pudor, colocá-las na máquina de lavar e só tirar na outra semana, já virou rotina. Por isso é aconselhável ter dois guarda-roupas.

9. Mágica

09.

Você estava segurando uma folha de papel para entregar para o seu professor/chefe e… Puf! Sumiu, como num passe de mágicas. Como assim?! Estava agora mesmo na minha mão!

10. Onde estou

10.

Qualquer lugar, seja em casa, no trabalho, na faculdade, balada, a partir do momento que você entrou irá se questionar o por quê de estar ali.

11. Internet

11.

Sua maior inimiga. Você nunca consegue fazer o que realmente precisa fazer, e acaba por fazer nada.

12. Leitura

12.

Hahahaha! A piada foi boa. Então vamos ler, aí você começa, linha 1, linha 2, linha 3, e quando chega na linha 5 já lembra de absolutamente nada que leu a segundos atrás.

13. Janelas

13.

Lindas janelas, não importa qual a visão que eles te deem, será uma viagem incrível.

14. Instagram, Facebook

14.

Esses apps e afins, você checa a cada milésimo de minuto para saber se alguém já curtiu a foto que acabou de postar, ou comentou algo.

15. Vídeos

15.

Assistir vídeos online é super tranquilo, desde que eles tenham menos de 15 segundos. Caso contrário, além de esquecer o que estava assistindo, não vai nem lembrar que estava naquela página ou mesmo na frente do computador.

16. NetFlix

16.

Enfim decidiu parar para assistir aquele filme que tanto queria, blé! Para que? A sessão vai expirar sempre, SEMPRE! Aí você começa a navegar por outros sites e a maré te leva para outros lugares…

E aí pessoal, gostaram da matéria? Sabem de mais alguma coisa que não mencionamos? Não se esqueçam de comentar!

9 coisas que alguns homens fazem e que são capazes de fazer qualquer mulher se apaixonar

Artigo anterior

10 realidades que só os homens que tem barba podem entender

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido