Curiosidades

5 doenças horripilantes que você pode contrair em qualquer refeição

0

Nos últimos anos, as doenças deixaram números de vítimas superiores aos registrados em guerras ou desastres naturais de grandes proporções nos últimos tempos. Elas contraíram níveis de evolução incríveis, se comparados aos dias de hoje.

As doenças são os famosos distúrbios das funções do seu organismo que estão relacionadas a alguns tipos de sinais específicos e sintomas. Uma doença pode se desencadear em seu corpo por diversos fatores. Elas podem surgir por uma infecção, mau funcionamento de algum órgão ou sistema do seu corpo.

E não há exceções de lugares para se contrair uma doença. Seja andando na rua, encostando em algum objeto de uso público, comendo e por aí vai. Mas você sabia que pode contrair uma doença até mesmo enquanto come? Sim, é verdade. E não é qualquer tipo de doença, são aquelas de níveis horripilantes e assustadoras.

Confira as doenças, epidemias, endemias que são causadas por organismos que você pode contrair enquanto come:

1 – A doença que derrete os ossos: Salmonella

rod-shaped_1899714b

A salmonelose é uma doença causada pela bactéria do gênero Salmonella. Ela pode ser encontrada no trato intestinal de animais selvagens, domésticos, de humanos e, especialmente, em aves(carne do frango). Sua transmissão é feita por alimentos de origem animal que foram contaminados com fezes de animais mal cozidos ou ingeridos crus. Você pode contrair essa doença que derrete os ossos enquanto come uma carne bovina, suína, de aves, no leite e até nos ovos.

Seus principais sintomas são febre alta, vômito, dor no estômago e diarréia. A doença é muito perigosa e a bactéria pode migrar para os ossos, em especial os das pernas, que possuem um estoque grande de sangue forte chegando a encher de pus na parte do corpo que se locomove e deixar os ossos mais sólidos em estado mais frágil.

2 – Criptococose – A doença do bolor no cérebro

523

Essa doença é causada pela falta de higiene na hora de lavar suas frutas e legumes antes de ingerí-los. Cryptococcus neoformans é um tipo de fungo que é encontrado em qualquer parte do mundo. Ele invade o nosso organismo por meio das vias respiratórias atacando os pulmões e as vias nasais. O primeiro sintoma é uma leve coceira na garganta evoluindo para uma tosse seca, chegando á febre e dores de cabeça bem intensas.

Enquanto ele vai agindo, libera toxinas em toda sua corrente sanguínea. O fungo se espalha pelo sistema nervoso central e se propaga na fina camada que cobre o seu cérebro espalhando essa espécie de “teia de aranha”, como mostramos na imagem.

3 – A Amebíase: destrói os tecidos do seus órgãos

slide_10

É conhecida como uma infecção parasitária que ataca seu intestino e pode até destruir seus órgãos. O parasita Entamoeba Histolytica entra no organismo como um cisto(um ovo) por meio da ingestão de água, comida contaminada ou até mesmo pelo contato direto com as fezes. Ele consegue cavar qualquer tipo de caminho pelos seus órgãos até chegar na sua parede intestinal, onde começa a secretar enzimas que quebram proteínas do tecido.

Depois que consegue dissolver a parede intestinal, o parasita começa sua reprodução. Esse processo causa dores insuportáveis, segundo relatos de pacientes.

4 – A doença que corrói seus intestinos: Cryptosporidium

cryptosporidiosis-cryptosporidium-hominis

Esse é um gênero de protozoários que podem ser transmitidos por meio de alimentos não higienizados de forma correta ou em água contaminada. Eles estão presentes em todos os lugares, pois muitas espécies infectam animais e esses também acabam afetando os seres humanos. Ele possui uma espécie de proteção que lhe permite sobreviver fora do corpo durante longos períodos de tempo, tornando muito resistente à desinfecção com cloro.

Ele age adentrando seu corpo como um pequeno ovócito que eclode na barriga e, em seguida, viaja através do sistema digestivo para os intestinos grosso e delgado, fazendo uma nova casa e puxando os nutrientes dos alimentos que passam pela circulação. Quanto mais tempo em seu estômago, mais eles vão sugando os nutrientes e corroendo as paredes dos órgãos.

5 – A ciguatoxina, doença que inverte suas sensações de quente e frio

Gambierdiscus_VGO790

 

As ciguatoxinas são produzidas por uma espécie de plânctom chamado dinoflagelado. Sua toxina atinge os corais que esses transmitem para os peixes herbívoros, depois os carnívoros até chegar ao seu prato. Ela causa náusea, dor no estômago e, mais tarde atingem seu sistema nervoso causando tonturas, formigamento ou falta de ar. Os seus processos neurológicos vão entrar em pane e reverter sua percepção de quente e frio. O quente vai parecer frio e o frio vai parecer quente.

Conheça os 33 lugares mais incríveis do planeta

Artigo anterior

7 coisas que podem desparecer nos próximos 5 anos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido