CuriosidadesEntretenimento

5 lições de vida que você aprendeu com Grey’s Anatomy

0

A série teve sua estreia (com o episódio piloto) no dia 27 de março de 2005 e o sucesso permanece firme e forte até hoje. Sem contar que a cada dia mais ganha fãs e admiradores por todas as partes do mundo.

A série tem como protagonista a Doutora Meredith Grey (Ellen Pompeo) que consegue vaga em um dos programas de residência em cirurgia médica mais exigentes do país, o hospital cirúrgico fictício Seattle Grace. O drama norte-americano tem como enredo o mundo dos médicos e a atividade diária prática da medicina no hospital com casos urgentes e incríveis.

E já são 10 anos de episódios, contratempos e alegrias com essa série que nos faz ter um olhar diferente sobre o ser humano, além de nos fazer se apaixonar pela vida destas pessoas que quase chegam a morar no hospital.

Grey’s Anatomy é uma série que mostra a rotina médica, os bastidores da vida dos médicos e acontecimentos que você jamais imagina. A série nos surpreende com a troca de personagens, as mortes inesperadas e o vira-volta na vida dos protagonistas e coadjuvantes. E isso sem mencionar a trilha sonora fodástica.

E uma coisa que chama a atenção, é o quanto ela nos mostra algumas lições de vida que, por mais que seja uma série fictícia, servem bastante para nós aqui na vida real. Veja a lista que separamos para você sobre as lições de vida que Grey’s Anatomy nos ensina:

1 – Seus segredos mais internos podem não ficar escondidos para sempre

315EllisGrey

Se tem uma coisa que a série nos ensina é sobre como os segredos mais profundos dos outros são preservados e até que ponto eles são revelados ou podem surgir à tona. Um exemplo raro foi de quando Meredith, a protagonista, tentou esconder sobre a doença da mãe (lembrando que a pedido dela) para não contar que ela estava doente e com alzheimer.

Tempos depois, o segredo acabou sendo revelado de uma forma que nem ela mesmo esperava. Há um trecho na série em que Meredith afirma: “Uma vez que os nossos segredos são descobertos, não temos de nos esconder mais por detrás deles. O problema com os segredos é que se pensa que se tem o controle, quando na verdade não se tem“.

2 – Relacionar-se com pessoas do seu trabalho pode não ser uma boa ideia

Merder-1-02-meredith-and-derek-2298061-960-540

Se formos olhar pelo ponto da primeira temporada, veremos que o velho ditado “onde se ganha o pão, não se come a carne” faz muito sentido nos primeiros momentos do drama norte-americano.

Presenciamos um caso de envolvimento entre Cristina Yang com o Cirurgião Preston Burke e Meredith e o Dr. Derek Shepherd que acaba complicando a relação com os demais funcionários e até a equipe que trabalha com Meredith. Ela chega a ser humilhada, cobrada por sua chefe e até hostilizada por vários funcionários do hospital.

A relação com alguém no trabalho nos mostrou que não é uma coisa bacana de se pensar a fazer, exatamente pelas consequências que isso traz.

3 – A verdade dói, mas é necessária

11

O jogo com a verdade é bem frequente nas temporadas da série. Até porque o trabalho e exercício da Medicina exige que eles trabalhem com a verdade. E seja para diagnosticar uma doença ou mesmo dita em um comentário de algum personagem, a verdade é um fator que incomoda, fortalece e machuca muita gente. Em um trecho da série, ganha destaque um discurso de Meredith em que ela diz que ” A verdade é dolorosa. Lá no fundo, ninguém a quer ouvir, especialmente quando nos atinge.”

4 – Nem toda profissão é como as pessoas imaginam

ga 3x19[(059875)16-32-16]

A rotina corrida e sem descanso no Seattle Grace (por mais que seja fictício etc) mostra um pouco como a visão das pessoas sobre o exercício da Medicina em hospitais é um pouco equivocada sobre a profissão de médico (ou não).

Se você achava que a rotina de um médico era meio de boa e nada canseira, pode ver na forma como a série retrata que não é bem assim. Eles se desgastam muito, estão cansados o tempo todo e vivem completando horas e horas em plantões e turnos, sem mencionar que a vida destes profissionais é quase que exclusivamente para o hospital.

5 – Só o amor constrói

tumblr_lw2mppbP3b1r4vj02o1_500_zps797c4ffa

As exigências para se tornar 1 bom/boa cirurgião/ã é deixar as sensações de lado e concentrar no que se tem feito. E muitas vezes, essa ausência de sentimento acaba refletindo no aspecto dos personagens e vemos o quão o amor é prezado por cada um.

Um exemplo em que o amor é difundido é entre a relação dos protagonistas e como eles passam a lidar com as coisas e, ao final do dia, todos sempre buscam estar juntos e próximos uns aos outros. Além de correria e responsabilidade, a série nos ensina que é preciso ter muito amor para com os outros e as coisas.

Uma passagem nos episódios que chamou a atenção foi a citação de Mark que dizia que “se amas alguém, dizes-lhe, mesmo que estejas assustado e que não seja a coisa certa, mesmo que tenhas medo que vá causar problemas, mesmo que vá virar a tua vida do avesso. Di-lo e di-lo em voz alta“.

Bônus – A força da responsabilidade

GREY'S ANATOMY - "Bad Blood" - As Derek and April work around the clock to find a solution for the hospital, Cristina struggles to respect the wishes of a family whose son is dying. Meanwhile, Arizona empathizes with a teenager who faces problems similar to her own, on "Grey's Anatomy," THURSDAY,  JANUARY 31 (9:00-10:02 p.m., ET) on the ABC Television Network. (ABC/KELSEY MCNEAL) ELLEN POMPEO

A responsabilidade é um fator que se destaca bastante em Grey’s Anatomy. No início da temporada, há passagens que reforçam Meredith comentando sobre como é a vida adulta e peso que é crescer e ter que se tornar uma pessoa responsável.

5 origens curiosas de ícones da cultura pop

Artigo anterior

5 etapas pelas quais todo mundo que mora sozinho passa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido