Curiosidades

5 maneiras de esquecer um amor rapidamente

0

Amar um parceiro ou parceira é atividade que exige dedicação, compartilhamento de momentos da vida um do outro, carinho, sinceridade, uma relação de confiabilidade de alto nível, entre vários outros fatores.

Relacionamentos são relações pessoas que as pessoas em todo o mundo tentam e desfazem a cada parágrafo que você lê desta matéria. No mundo, a cada 5 minutos, vários relacionamentos surgem ou se desfazem, de acordo com um estudo britânico.  Aqui na Fatos Desconhecidos, nós já falamos para você sobre as desculpas mais bizarras para terminar um relacionamento ditas pelas pessoas (Veja a matéria aqui) que quando nos deparamos com as frases, às vezes nem dá para acreditar.

Amar alguém é muito bom, o mais complicado é deixar de amar quem esteve junto com você seja o mínimo ou máximo de tempo que vocês passaram, segundo psicólogos. E para deixar de amar alguém, o que é preciso fazer? Como superar uma relação que acabou mas que você ainda continua amando quem estava com você?

fim11

1 – O tempo vai agir

amor-4

A intensidade apaixonada do amor não chega a durar muito. Segundo a antropóloga Helen Fisher, da Universidade Rutgers, o velho ditado de que o tempo cura é mesmo verdade, em um nível neurológico. Ela orienta que para o seu cérebro seja ajudado com esse “desapego”, é importante que a pessoa faça muito exercício físico para liberar hormônios como a dopamina, além de deixar que o tempo passe e aja da melhor forma possível, por mais que você esteja sofrendo com tal situação.

2 – Dê um tempo para você

tumblr_ldp20oANDW1qfd9p2o1_500

De acordo com um estudo da antropóloga Helen Fisher, o amor ativa as partes do nosso cérebro que também são ativadas no mesmo órgão de pessoas viciadas em cocaína e cigarro, quando eles antecipam a sensação de ingerir seus ilícitos. A especialista orienta que você trate o seu amor como se trata um vício: parar de lembrar, esconder ou se livrar de objetos que o lembrem, não procurar seu/sua ex, buscando o máximo de distância possível.

E isso vale para quem gosta de ficar stalkeando nas redes sociais ou até mesmo na vida real. A dica é você encarar como se estivesse em um processo de reabilitação em uma clínica: dê um tempo para você, esqueça tudo que fazia você ficar viciado/a naquele amor e foque em novas coisas, novos ares. Busque fazer o que você gosta, o que sempre te deu alegria para não cair em pensamentos ou lembranças que te façam sofrer.

3 – Busque compreender o que está acontecendo

Mulher sentada mar

Segundo o psicólogo Robert Sternberg, da Universidade Estadual de Oklahoma (EUA) e autor de “A Teoria Triangular do Amor”, é importante que a pessoa busque refletir sobre o fato de que relações nunca podem funcionar a menos que ambas as partes estejam dispostas a fazê-las funcionar. Precisamos entender que nem todo mundo está na mesma “vibe” sentimental que a nossa e que consideração não é um atributo que muita gente dá valor.

O foco para deixar de amar alguém, quando um relacionamento não deu certo mais, é buscar entender sobre uma relação como um todo. O indivíduo precisa entender que uma hora ou outra você deixa de ser interessante para alguém, deixa ser objeto de valor e amor de alguém e que relacionamentos não são feitos para durarem para sempre.

4 – Para esquecer o que te incomoda, busque coisas novas

sementes-sol

Robert Sternberg pontua que é muito importante que a pessoa se mantenha ocupada, sem tempo de pensar e ficar lembrando dos momentos que tiveram do amor vivido. A dica é você sair, estudar, ler, ir ao cinema(sem ninguém, heim), ficar bem perto dos amigos e dedicar momentos só para você.

O psicólogo alerta que muita gente costuma encontrar alguém para ajudar a esquecer o amor antigo, mas ressalva que o risco de parceiros transitórios geralmente não acabam sendo parceiros em que se pode ter algo mais firme, fixo e sério.

5 – Focar nos defeitos

briga01
E se mesmo com as nossa dicas você ainda se sentiu na insegurança e não consegue deixar de amar alguém, preste atenção. Outra técnica boa para te ajudar a esquecer e sair dessa bad é pensar no defeito da pessoa. Se caso você se peque pensando no amor antigo, desvie o foco e pense em suas características negativas. A longo prazo, o efeito percebido é que aquele relacionamento não era para você e que você merece coisa melhor.

Veja como estão os personagens de “Um Maluco no Pedaço”

Artigo anterior

Quais órgãos você não precisa para viver?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido