Fatos Nerd

5 segredos que a Pixar não quer que você saiba

0

Fundada por Alvy Ray Smith e Edwin Catmull com origem em uma divisão da Lucas film, a Pixar Animation Studios se tornou uma das maiores empresas de animações do mercado cinematográfico mundial. Detentora de várias estatuetas do Oscar e outros prêmios como o Globo de Ouro e Grammy, o estúdio já lançou ao todo dezessete filmes, sendo quinze desses filmes grandes sucessos de crítica e bilheteria como Toy Story, Vida de Inseto, Monstros SA, Procurando Nemo e Carros.

A Pixar atingiu de fato o grande público com o lançamento de Toy Story no ano de 1995, que foi um verdadeiro marco para a história do cinema e atingiu um enorme sucesso crítico e comercial. Talvez como resultado das suas animações fofas e familiares, a empresa adquiriu ao longo desses anos uma reputação admiravelmente limpa. Porém, por trás de toda essa personalidade familiar e infantil existem segredos que eles fazem de tudo para esconder do público, confira aqui 5 desses grandes segredos.

1 – Problemas com as mulheres

Quando a Pixar chegou com suas animações que se colocavam totalmente contra aquele velho gênero estereotipado de salvar a princesa, foi um verdadeiro “ar fresco” para a indústria do cinema que há tantos anos não recebia algo inovador. Entretanto, apesar de toda essa inovação e quebra de estereótipos, em outros aspectos o estúdio ainda sofria com alguns problemas, um deles em relação à sua atitude com as mulheres. Partindo do básico, o Teste Bechdel é um teste informal no qual é possível estabelecer se um filme ou programa de TV alcança um nível muito básico de igualdade de gênero. O único requisito que um filme precisa ter para passar no teste é ter uma cena em que duas personagens femininas tenham uma conversa que não é sobre um homem. Até 2016, apenas 7 das suas 17 animações de longa-metragem conseguiram passar neste teste, que é completamente básico.

2 – Fixação Salarial

Se você pensa que uma sequência de ótimos filmes com sucesso tanto de bilheteria quanto de crítica são o segredo do sucesso profissional para ganhar um bom dinheiro no final do mês, você está completamente enganado. Os chefes da Pixar decidiram que seria muito caro pagar seu animadores digitais, então conspiraram ilegalmente com Lucas Film, Dreamworks, Walt Disney Animation Studios entre outros estúdios de animação para manter os salários baixos, negando aos profissionais a oportunidade de procurar um salário melhor em outros lugares.

3 – Eles quase perderam Toy Story 2

Com a era digital, nossos arquivos se tornaram totalmente insubstanciais, existindo somente nos nossos computadores ou em cartões de memória. Com isso, é fácil e até normal que percamos algum arquivo, seja por um mal-entendido ou algum acidente. Se já ficamos irritados quando perdemos um documento escrito em duas horas, imagina perder uma animação que representa milhares de horas de trabalho de inúmeras pessoas, sem contar todo o dinheiro perdido.

Durante a produção de Toy Story 2 isso quase aconteceu, alguém acabou executando um pequeno comando no lugar errado do sistema dos computadores da Pixar, resultando em cerca de 90% dos arquivos completamente excluídos do servidor principal. Eles naturalmente tinham backups, mas ao tentar recuperar os arquivos apartir dos backups descobriram que o sistema de backup era falho e os arquivos estavam cheios de erros. Por sorte uma diretora técnica passou algumas semanas de licença maternidade, o que a permitiu trabalhar em casa. Ela tinha a cópia recente dos ficheiros armazenados lá.

4 – Toy Story 2 quase custou a vida de uma criança

Alguns acidentes de produção, roteiros atrasados e a decisão de refazer completamente o filme obrigaram os empregados a trabalhar durante períodos de tempo inacreditáveis, que até excediam os limites humanos. Por um lado, todas essas longas horas de trabalho resultaram na entrega de Toy Story 2 em um prazo incrível, porém um terço dos animadores sofreram de lesões por esforço repetitivo a cansaço extremo. Com essa longa jornada de trabalho, um empregado esqueceu de levar seu filho para a creche e acabou indo diretamente para o trabalho. Felizmente o pai lembrou-se à tempo e a criança sobreviveu.

5 – A franquia Carros

Apesar do primeiro filme da franquia não ter ganhado nenhum Oscar e ter uma bilheteria razoavelmente mais baixa se comparada com Toy Story 3 por exemplo, o grande trunfo da Pixar com Carros foi em relação ao merchandising que atingiu a incrível quantia de 10 bilhões de dólares, o que nos faz entender o real motivo para o estúdio decidir seguir a franquia com Carros 2.

Qual desses segredos te causou mais impacto? Conta pra gente aí embaixo nos comentários.

7 invenções para crianças que os pais mais amam

Artigo anterior

10 visuais dos super-heróis no cinema que são simplesmente horríveis

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido