Fatos Nerd

5 vezes em que a Pixar foi sombria demais para crianças

0

A Pixar é uma das empresas mais bem sucedidas no ramo da animação e conta atualmente com 18 filmes lançados, além de já ter estréia prevista de outros três: Toy Story 4, Os incríveis 2, e Viva – a vida é uma festa que chega aos cinemas em novembro desse ano. E, convenhamos, qual criança dos anos noventa não vibrou com as aventuras de Woody e Buzzlightear em Toy Story, ou torceu para as formiguinhas de Vida de Inseto se livrarem da tirania dos gafanhotos?

Apesar de animações serem voltadas para público infantil, hoje já é bem comum adultos que cresceram assistindo desenhos também serem um público fiel desse gênero. E não é que muitas vezes a Pixar traz alguns assuntos que exigem um pouquinho mais de maturidade para lidar? Confira alguns desses momentos.

1 – Trabalho

Ao ser questionado sobre as críticas negativas sobre Os Incríveis, o diretor Brad Bird respondeu que não é comum filmes desse gênero serem considerados provocantes. E qual provocação poderia ser além da temática da infelicidade no trabalho? Logo no começo do filme, podemos ver o Senhor Incrível trabalhando exaustivamente em frente a um computador num escritório, e cá entre nós: quem não tem medo de acabar numa profissão que não tem nada a ver com os seus gostos e sonhos pessoais? Felizmente a rotina do personagem muda quando ele começa a usar seus poderes para o bem!

2 – Relacionamento

Up é famoso como o longa metragem da Pixar que te faz chorar nos cinco primeiros minutos, isso ocorre porque é quando conhecemos a história de Carl e Ellie amigos de infância que crescem e se casam. É bastante comum durante a infância termos uma visão idealizada de relacionamentos: um amor perfeito, sem brigas, filhos, tudo dá certo e vivem felizes para sempre, mas Uma aventura nas alturas conhecemos um lado muito mais realista do que é ter um relacionamento com alguém: os momentos felizes do casamento, os de companheirismo enquanto o casal arruma seu lar doce lar, os sonhos de ter filhos e os preparativos para sua chegada, o sofrimento de perder o bebê e finalmente a solidão de perder o cônjuge após muitos anos lado a lado. A realidade, ás vezes, pode ser cruel.

3 – Sentimentos Negativos

Quando a família de Riley se muda de cidade em Divertidamente, podemos acompanhar como funcionam os sentimentos base da garota dentro de sua mente. Alegria,  Medo,  Raiva,  Nojinho e Tristeza são retratados como pequenos seres que vivem dentro da mente de todas as pessoas. Por conta de um acidente Tristeza e Alegria são expelidas da sala de comando e enquanto tentam retornar, a vida de Ryley muda completamente por conta de sua dificuldade de adaptação e saudades de sua terra natal. A abordagem de temas como melancolia, depressão, sentimentos negativos e atitudes erradas tomadas pela garota durante a narrativa se assemelham mais a um filme voltado para adolescentes e não crianças.

4 – Contra o patriarcado!

Uma princesa ser feita de refém e salva pelo principe encantado? Aqui não! Em Valente, Merida vai contra o casamento arranjado que seus pais estão organizando para ela. Durante o torneio em que três pretendentes disputavam a mão da garota na modalidade arco e flecha, ela se rebela e mostra que tem uma mira muito melhor que os três. Além disso, o filme também aborda o conflito de gerações já que sua mãe é uma defensora das tradições enquanto a jovem princesa apenas quer ser dona da própria vida. Questionar os moldes culturais de que mulheres nasceram para serem esposas e mães e mostrar que atualmente as mulheres são donas de si mesmas e de suas decisões são os motivos que tornam Merida o ícone feminista da Pixar, já que esses ideias básicos do feminismo são mostrados de uma maneira leve e divertida ao longo do filme.

5 – Política

Vida de Inseto é puramente uma aula de história mostrando como funciona o Colonialismo: todos os anos os gafanhotos invadem o lar das formigas e cobram uma porcentagem de sua produção para não tocar o terror. Os que vão contra as ordens do malvado são massacrados impiedosamente, nas palavras do vilão se apenas uma formiga a desafiar, várias outras causarão problemas já que são maiores em número do que os gafanhotos. Já Flick é o exemplo de herói que busca reunir um grupo para tornar sua espécie livre do domínio dos malvados.

6 – Morte

Eu duvido que qualquer fã de Toy Story que assistiu os dois primeiros filmes na infância e o terceiro durante a adolescência não chorou durante a cena do incinerador. Após o crescimento de Andy, já é muito triste ver que Woody e sua turma se tornaram apenas um monte de brinquedos guardados no baú e que o significado deles já se perdeu para o garoto, mas quando todos dão as mãos e aceitam o fato de que morrerão juntos nas chamas do incinerador, os corações de todos os espectadores ficaram apertadinhos e não foi possível conter as lágrimas. Apesar de ser bastante emocionante, trazer essa temática da morte e de sua aceitação é bem pesado para um filme infatil.

Qual outra temática abordada nos filmes da Pixar também foi um pouco adulta demais para o público infantil? Deixe sua opinião nos comentários.

5 séries que provavelmente vão durar para sempre

Artigo anterior

5 categorias do Oscar que Mulher Maravilha merece ganhar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido