Curiosidades

6 coisas que você não sabia que são feitas com material fecal

0

Muitas coisas que usamos em nosso cotidiano levam ingredientes estranhos e nós nem fazemos ideia disso. Algumas coisas que em um primeiro momento são tidas como nocivas podem ser empregadas de forma que se obtenha um fim positivo. Lembrem-se que o veneno e o antídoto vêm da mesma cobra.

O monóxido de carbono, por exemplo, o mesmo que sai do escapamento dos carros, é injetado nas embalagens de carnes, peixes e frangos para evitar a oxidação dos alimentos. Bacteriófagos é um vírus que se reproduz em massa infecta e mata as bactérias presentes em um alimento. O esmalte confeiteiro, que reveste as jujubas e outros doces, é a secreção de um inseto Kerria Lacca, nativo da Tailândia.

Vários ingredientes são obtidos a partir das fezes de animais. Há outras situações em que fezes salvam vidas. Por isso a Fatos vai te mostrar hoje 6 coisas que levam material fecal e entre elas as situações em que as fezes são um material importante. Confira:

1- Café

anh1_1

O café mais caro do mundo vem de cocô. O Kopi Luwak (ou Café Civeta)  tem o grão processado nos intestinos do gato civeta. O civeta seleciona os grãos antes de ingeri-los, mas apenas a polpa é digerida. A semente passa intacta pelo seu sistema digestivo. Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas do animal tornam-se os responsáveis pela diferença de qualidade do café industrializado.

2- Papel

coco-elefante-papel-indonesia

Nem todo papel é celulose. Há um tipo de papel feito a partir das fezes de elefantes. Elas são coletadas, desinfetadas em água fervente e misturadas com polpa de milho, planta de abacaxi e outras fontes vegetais. A mistura é colocada em bandejas ao sol, para secar, e dessa forma se obtém o papel.

3- Transplante

bacteriaverde_freedigitalphotos

Alguns pacientes com problemas gastrointestinais precisam ser submetidos a transplante de fezes (terapia bacteriana). O intestino tem bactérias importantes que ajudam as pessoas a digerir alimentos e combater a infecções. O transplante fecal é um tipo de tratamento médico experimental já realizado algumas vezes nas últimas décadas a fim de curar infecções causadas por bactérias como a Clostridium difficile.

4- Preserva o oceano

Mergulhador-cocô-baleia-1

As baleias são provavelmente os únicos animais que podem fazer cocô regularmente para cima. Seu cocô flutua e, dessa forma, vai para a superfície do oceano e se espelha. Parece nojento, mas verifica-se que cocô de baleia fornece nutrição importante para o plâncton marinho e outros animais minúsculos que formam a base da ecologia do oceano.

5- Energia

30_05_2014__11_03_2555183ab7ae8470c714c1f05044daa34cbedc2_640x480

Estrume sólido pode ser queimado, e estrume líquido produz biogás, que é cerca de 60% metano, ou gás natural. Projetos estão em andamento para explorar as fontes de esterco de galinha para a energia elétrica, estrume de vaca para aquecer casas, e estrume de porco para abastecer carros.

6- Produtos para o cabelo

0c2ceb4b07b80d08f7dcd51fc7203fc6

Os cremes para hidratação capilar com argan são amplamente usados, pois apresentam resultado deixando os cabelos brilhantes e sedosos. O óleo de argan é extraído das fezes das cabras que comem a argânia (fruto das árvores de argânia). Os trabalhadores tiram as sementes que se encontram nas fezes e desenvolvem os produtos para cuidados capilares.

O que mais você conhece que tem material fecal no processo?

O misterioso desaparecimento do voo 19

Artigo anterior

O que acontece se fizermos uma dieta só de Nutella por uma semana? Este cara fez o teste

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido