EntretenimentoMundo afora

6 maneiras bizarras de ser educado no Japão

0

Existem algumas coisas que nós não percebemos que são comuns quando crescemos dentro de uma cultura e hábitos de etiqueta podem fazer parte disso. Talvez para você seja normal seguir algumas regras de educação no país em que vive, mas quando visitar cidades em outros locais, podem ser considerados rudes ou vice-versa.

No caso do Japão, alguns hábitos que podem ser considerados incomuns e outros países do ocidente são vistos como exemplo de educação e consideração pelas pessoas ao redor. Talvez eles possam parecer estranhos para quem está em regiões distantes, mas são extremamente comuns e importantes para os japoneses.

Conheça alguns desses hábitos e compare a cultura dos orientais com a nossa, reparando nas maiores diferenças entre elas.

1 – Fazer muito barulhos

1

No Japão, quando você está num restaurante o som de pessoas mastigando fazendo barulho certamente vão tomar conta do ambiente. Ruídos durante a refeição são completamente aceitáveis no país e, na verdade, são considerados um sinal de que o prato está sendo bem aproveitado. Para alguns, pode parecer nojento, mas para outro é uma verdadeira música que mostra que o restaurante tem pratos de qualidade que estão sendo aproveitados por todos os presentes.

2 – Ou fazer nenhum barulho

2

Se por um lado, fazer barulho nos restaurantes é exemplo de educação, em ambientes públicos, como de transporte, a lei é a do silêncio. Qualquer pessoa que já visitou o Japão pode dizer que trens e ônibus podem estar lotados, mas são completamente silenciosos. Japoneses são muito respeitosos quando se trata dos sentimentos e sensações dos outros e fazem de tudo para não fazer sons desnecessários que possam ser considerados perturbadores para as pessoas ao redor.

3 – Etiqueta de elevador

3

No Japão, utilizar o elevador envolve muita edução por parte das pessoas presentes. Se você está com um grupo de pessoas, é considerado educado segurar o botão que mantém a porta aberta até que todo mundo esteja dentro ou fora do ambiente, para então tomar sua decisão de entrar ou sair. Se você estiver com pessoas desconhecidas, o hábito ainda é considerado comum e gentil.

4 – Não servir sua própria bebida

4

A menos que você não queira ser visto com um bárbaro, seja cauteloso e não sirva as suas próprias bebidas quanto estiver saindo com amigos ou colegas de trabalho. No Japão, colocar a sua própria bebida é basicamente o equivalente a pegar comida do prato de outras pessoas. Ao invés de se servir, apenas pegue as jarras ou garrafas e preencha os copos e taças das pessoas de sua mesa quando puder. Certamente os outros irão retribuir a ação, fazendo o mesmo com você.

5 – Omiyage

5

Para quem nunca ouviu o termo, omiyage é o nome dado aos presentes que toda pessoa deve trazer para amigos, colegas de trabalho e colegas depois que faz alguma viagem. O hábito pode parecer ótimo, para quem recebe, mas do outro lado as coisas não são tão simples. Conseguir todos os omiyage pode consumir muito tempo, além de requerer alguns planos antecipados – como levar uma mala vazia para trazer tudo de volta – e muito dinheiro. Alguns dados apontam que a tradição de presentes pode gerar cerca de 10% a 20% de gastos em uma viagem.

6 – Dizer “desculpa” ao invés de “obrigado”

6

Muitas vezes em situações no Japão, quando você quer agradecer alguém, não irá usar a palavra para obrigado (arigatou, arigatou gozaimasu, etc), mas ao invés disso uma variação para desculpas (sumimasen). Fazer essa troca numa língua como o português pode parecer estranho, mas em japonês é perfeitamente natural. Basicamente em qualquer situação que alguém te fizer um favor ou te der um presente, peça desculpas e estará tudo bem.

Achou tudo normal ou estranho demais para você? Qual dos pontos mais te surpreendeu? Responda para a gente nos comentários.

17 fotos verdadeiras que ninguém acredita que são reais

Artigo anterior

4 filmes que você jamais imaginaria que foram baseados em fatos reais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido