Ciência e Tecnologia

7 coisas irritantes que acontecem na sua vida, explicadas pela ciência

0

A vida nem sempre funciona tão bem quanto gostaríamos, e a maioria de nós não vai ser capaz de chegar ao final de um dia sem encontrar pelo menos um problema enquanto estamos acordados.

Na maioria das vezes, nós deixamos aquelas pequenas irritações da vida passarem direto por nós. Às vezes, porém, essas coisas irritantes nos fazem querer socar paredes.

Não tenha medo, porque a ciência está sempre à disposição para oferecer-se algumas explicações para o mundo que nos rodeia. É incerto se essas explicações podem ajudar em algo mas, pelo menos, elas são interessantes para sabermos qual a origem desses problemas.

Conheça qual é a explicação científica para 7 coisas que nos irritam todos os dias:

Por que você odeia ouvir pessoas mastigarem?

1

O som de alguém mastigando um chiclete te deixa louco? Calma! A ciência pode explicar isso. Segundo estudos, isso significar que você é um gênio criativo. Um projeto de pesquisa  pareceu mostrar que aqueles com níveis mais altos de criatividade tem dificuldades em bloquear ruídos irrelevantes aos seus arredores.

Por que o fio do fone de ouvido enrola?

2

Não importa o quão cuidadosamente você coloque seus fones de ouvido em seu bolso, eles sempre irão emergir como um ninho cheio de fios embaraçados. Felizmente, alguns cientistas corajosos estão no caso, tentando desvendar o mistério.

Eles descobriram que quanto maior o fio dos fones de ouvido, maiores as chances de se formar um nó horrível quando você coloca eles em seu bolso. Este fator é agravado pela forma “Y” dos fones de ouvido. Este fenômeno não se limita a apenas fones de ouvido.

Cientista nos anos 60 notaram isso acontecendo com longas cadeias de DNA. A investigação sobre nossos fones tem, na verdade, uma origem na análise de como as enzimas em nossos corpos evitam se enrolar no emaranhado de DNA.

Esqueceu porque entrou em um cômodo?

3

Você alguma vez ficou sem rumo ao entrar na sua cozinha, sala ou quarto. Já teve a sensação de ter esquecido por que você foi lá?

Pesquisadores da Universidade de Notre Dame pensam que a porta que é a culpada. Eles pensam que o ato de ir de uma sala para outra desencadeia uma espécie de “atualização de localização” no cérebro. Esta é uma maneira de manter nossas memórias eficientes, limpando os dados menos relevantes ao se mover para um novo ambiente.

Ouvir uma pessoa no telefone ao seu lado

4

Não há nada pior do que ficar ouvindo uma pessoa do seu lado em uma ligação telefônica. Acontece que ouvir  essas conversas “pela metade” é mais perturbador do que ouvir duas pessoas tendo a mesma conversa pessoalmente. Acredita-se que isso acontece porque, quando você escuta uma conversa, seu cérebro tenta preencher os espaços em branco da conversa se você tentou escutar.

Odiar crianças dos outros

5

Pode não ser muito confortável para você escutar uma criança fazendo birra em um supermercado ou fazendo drama com os pais na rua. Há uma razão muito boa porque você simplesmente não gosta de crianças que não sejam próximas a você.

Para começar, mesmo se você não tem filhos, a evolução tem preparado você para responder aos gritos de aflição de uma criança. Varreduras no cérebro mostraram que o órgão produz uma forte resposta involuntária ao som do choro de uma criança, em comparação com a resposta menos intensa em reação ao som de cães e gatos.

Resumindo: a criança vai te irritar e seu cérebro quer que você faça algo sobre isso, mesmo não sendo seu filho.

Compartilhar tudo no Facebook

6

Gosta de compartilhar tudo da sua vida no Facebook? Bem, você é programado para fazê-lo. Em um estudo, verificou-se que pessoas que tendem a postar selfies intermináveis ​​e atualizações de suas vidas têm um maior número de ligações nas regiões do cérebro associadas com a fala e divulgação de informações.

Outros estudos têm mostrado que os seres humanos têm um sistema de recompensa que entra em ação sempre que falamos de nós mesmos, seja online ou offline, produzindo uma resposta similar ao sexo, comida e até mesmo a cocaína.

Chove mais em fins de semana

7

Pensou que era coincidência? Errado! Isto acontece devido a uma coisinha chamada semeação de nuvens. No centro de cada gota de chuva existe uma partícula de poeira e, durante a semana, todos nós bombardeamos as nuvens com poluição dos engarrafamentos, escritórios e fábricas. Tudo isso vai para a atmosfera.

Estas pequenas partículas de poluição na atmosfera ajudam as nuvens a ficarem carregadas. Isso geralmente atinge o ponto de ruptura no fim de semana, quando a poluição diminui.

10 imagens perturbadoras com histórias de bastidores mais horríveis ainda

Artigo anterior

10 razões para que você nunca faça uma tatuagem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido