Curiosidades

7 coisas para você fazer antes dos 25 anos para não se preocupar com dinheiro mais tarde

0

Você ensina ou pretende ensinar educação financeira para os seus filhos? Pois saiba que isso é importante.
Aprender a administrar o seu dinheiro é importante no futuro e é bom começar já desde cedo. Dinheiro é uma complicação ou solução para a vida de muita gente. Aqui na Fatos Desconhecidos, nós mostramos para você um caso de um rapaz que quitou a casa de seus pais com o dinheiro que ganhou com app e fez uma surpresa emocionante (Clique aqui e confira a matéria).

Muita gente não sabe como economizar, administrar suas finanças ou pior, como é feito o dinheiro. Mas calma, veja aqui (Clique e acesse a matéria). E para você começar a ter uma juventude/vida adulta mais tranquila e com recursos financeiros disponíveis, a CNN Money preparou uma lista de sete passos para você conseguir alcançar este objetivo.
Confira:

7 – Procure definir suas metas de vida e o quanto em dinheiro você vai precisar para realizá-las

maxresdefault

A dica é você começar com pequenas metas e depois vai subindo aos poucos. Como por exemplo um tênis novo, um celular que você tem observado.

Sabendo o que você quer e o quanto aquilo vai custar, o seu desempenho no trabalho para alcançar essa meta vai ser maior, sem contar que isso lhe trará mais motivação para atingir os objetivos que traçar.

6 – Comece a guardar 20% da sua renda

cofrinho_porquinho_borganiando

Segundo a planejadora financeira e autora do “The Graduate’s Guide to Money”, Tana Gildea, metade do seu dinheiro deve ir para o que ela chama de “fundo de liberdade de curto prazo”, seria mais ou menos separar um pouco para as despesas mais emergenciais e o restante para objetivos de longo prazo.

De acordo com Tana, esse fundo de liberdade vai deixar as despesas mais gerenciáveis. A dica é que se caso você ache muito a taxa de 20%, mude, comece com menos que isso e depois vá aumentando aos poucos. O importante é não regredir em momento algum.

 5 – Analise os gastos que faz hoje

dividas-cursos-cpt

É importante fiscalizar todo centavo que entra e sai(principalmente) do seu bolso. O primeiro passo é você somar a sua renda e subtrair pelas suas despesas. Se o resultado dos seus cálculos for positivo, o conselho é colocar a diferença em uma poupança. Segundo a planejadora, se caso você esteja gastando mais do que recebendo, procure fazer cortes.

Para as pessoas que não conseguem ter um certo controle de tudo o que gastam, uma boa alternativa é usar apenas os cartões de crédito e débito, pois eles oferecem uma relação dos seus gastos bem detalhados.

4 – Pensar na aposentadoria também é importante

aposentadoria8

Por mais que você seja jovem e ache que o momento da aposentadoria ainda esteja um pouco longe, o mais indicado é poupar enquanto é cedo. A justificativa é que você ainda tem muito tempo e investimento quanto mais cedo, mais rentável é o resultado final. Quantidades pequenas de dinheiro somadas mensalmente serão grandes quando você chegar na casa dos 60 anos.

Uma boa indicação, segundo a planejadora, uma possibilidade são os títulos do Tesouro Nacional, que você pode comprar pela plataforma Tesouro Direto ou até mesmo investir em uma conta poupança.

3 – Investir na saúde também é importante

planos-de-saude

Ela alerta que investir em plano de saúde não é um mal negócio, apesar de você ser jovem e jugar que não seja necessário quando você possui uma condição saudável nesse início de idade. A dica é escolher um plano com bastante atenção. Você precisa buscar os melhores pacotes e encontrar um que atenda suas necessidades.

Pagar um plano que possui uma cobertura com coberturas muito além do que você precisa não é muito útil.

2 – Controle suas despesas na faculdade

tumblr_lxvav6zJRq1ql8nqmo1_500_large

A atenção com a parte financeira deve estar em alta não sóna faculdade, mas sim na escola fundamental e, principalmente, nos ensinos médios e superior. Se você participa do programa de financiamento estudantil, aí que deve ter um olhar maior sobre sua planilha de gastos mensais.

Esse período pós-escola é um dos momentos que muita gente ultrapassa o controle financeiro e acaba extrapolando o dinheiro que ganha com gastos acima do planejado.

1 – Busque entender sua relação com o dinheiro

noticia_102995

Essa dica vale para você que é tanto um gastador de mão cheia quanto um avarento mão de vaca. O mais importante na relação de despesas e ganhos financeiros é que você entenda o que impulsiona suas decisões financeiras. De acordo com Tana, a sua relação com o dinheiro é resultado de como você aprendeu por aí ou com os seus pais na infância.

Ainda segundo a planejadora financeira, “Você precisa saber quais suas âncoras emocionais e o que poderia dificultar sua capacidade de tomar boas decisões.”

5 utilidades que o sêmen humano tem e quase ninguém sabe

Artigo anterior

Quantas vezes devemos lavar os cabelos semanalmente?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido