7 drogas ilegais que já foram usadas para alguma coisa boa - Fatos Desconhecidos

7 drogas ilegais que já foram usadas para alguma coisa boa

Curiosidades | 17 de julho de 2017 por Isabela Ferreira

As drogas sempre são um assunto muito polêmico em todo o mundo, até porque, são as responsáveis pela perda de muita gente e muitas famílias, quando um de seus integrantes acaba se tornando um dependente. Constantemente, escutamos casos e casos de pessoas que tiveram suas vidas destruídas pelo uso de materiais do tipo, seja na TV, ou mesmo por conhecer alguém próximo que enfrenta problemas semelhantes.

É uma situação realmente bastante complicada. As drogas são proibidas em inúmeros países, mas isso não impede o uso. Bom, por mais que tenha todo seu lado negro, algumas delas podem ser usadas em tratamentos contra doenças graves, e ainda podem funcionar como analgésicos, claro, isso se forem utilizadas da maneira correta, e por meio de acompanhamento médico, que é extremamente importante. Pensando nisso, separamos 7 delas que podem ajudar, e muito, em algumas situações. Confere aí!

1 – MDMA

O MDMA, mais conhecido como ecstasy, pode curar o transtorno de estresse pós-traumático, que como o próprio nome já sugere, é um distúrbio sofrido por pessoas que não conseguem, ou tem dificuldade de se recuperar após vivenciar um acontecimento traumático.

O uso da droga aumenta a serotonina no paciente, que desempenha função como um importante neurotransmissor, fazendo com que os pacientes se sintam mais felizes, calmos e tranquilos, fazendo com que eles tenham um relacionamento mais fácil e amigável com seus terapeutas e com pessoas de seu convívio social. Ainda é capaz de reduzir os níveis de estresse e medo, fazendo com que eles conversem de forma mais aberta sobre a situação causadora do trauma.

2 – Cocaína

A cocaína já foi considerado um milagroso remédio, servindo como laxante e sendo capaz de curar febres, enjoos e até mesmo o alcoolismo. Porém, pouco tempo depois, as pessoas começaram a usar a droga de forma errada, e ela se mostrou viciante. Foi aí que médicos procuraram por outras alternativas, mas a cocaína ainda é utilizada mundo afora como anestesia em cirurgias oculares, e até mesmo na garganta ou nariz. Originária da planta coca, era muito usada como planta medicinal por tribos de índios.

3 – Heroína

Todos sabemos dos malefícios desta droga, mas a verdade é que se utilizada na medida e da forma certa, ela pode ser o mais poderoso analgésico do mundo. Seu uso é proibido em diversos países, mesmo como fonte medicinal, mas no Reino Unido, por exemplo, é utilizada em mulheres grávidas para aliviar as dores muito fortes que sentem, pode ainda ajudar pacientes com câncer nos ossos. Sendo aplicada de uma vez, e com todo o cuidado médico, não causa dependência e alivia muito a sensação de dor.

4 – GHB

O GHB, ou também chamado de ácido gama hidroxiburítico, é uma droga que causa um efeito de relaxamento e deixa a pessoa extremamente eufórica, mas pode até levar à morte, mesmo se não for consumido em larga escala. É uma droga utilizada inclusive, por criminosos, quando querem fazer alguma vítima. Um serial killer britaânico, conhecido como Stephen Port, fez várias vítimas utilizando doses fatais de GHB.

Por mais que pareça, uma droga muito pesada e capaz de causar diversas consequências, ela é ainda um eficiente tratamento contra a insônia. Seus efeitos são muito úteis, e é uma pena que seja usada de forma tão errada.

5 – Cogumelos mágicos

Estes são poderosos materiais no tratamento de pessoas com transtorno obsessivo compulsivo (TOC), se consumidos em taxas muito mais baixas do que as utilizadas para causar alucinações. São muito eficiente ainda no tratamento de enxaquecas, diminuindo a frequência de crises, fazendo com que os pacientes possam passar até 6 meses tranquilamente, sem sofrer com essas dores intensas.

6 – LSD

Estudos realizados nos anos 50, comprovaram que o LSD também é uma poderosa solução no tratamento contra o alcoolismo, sendo eficiente em cerca de 50% dos casos. Foram realizadas pesquisas ainda no hospital de Spring Grove, em Maryland, nos Estados Unidos, que mostraram a eficácia da droga oferecida em doses controladas para pacientes com câncer terminal, aumentando sua expectativa de vida.

7 –  Cannabis

Dentre tantos nomes, é conhecida principalmente como a famosa maconha. Faz muitos anos que os seres humanos utilizam a planta para fumar, e é considerada como uma das drogas menos perigosas de que se tem conhecimento. Mas, como a maioria sabe, ela ainda tem funções medicinais e já é utilizada por muitos médicos mundo afora, por mais que ainda seja considerado tabu em muitos lugares. A maconha, assim como algumas citadas acima, funciona como um ótimo analgésico e ainda pode auxiliar no tratamento contra a epilepsia, escleroso múltipla e ajuda a reduzir sintomas de inflamações.

E então pessoal, o que acharam? Diz aí pra gente nos comentários!

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários