Entretenimento

7 fatos que você certamente não conhece

0

Fatos desconhecidos é tudo aquilo que escapa ao conhecimento popular. Ou seja, não é de conhecimento geral e poucas pessoas tem consciência desse tipo de informação. Também pode ser um conceito relacionado à curiosidades misteriosas, bizarras, que hoje consideramos impossíveis, mas um dia já foram normais para a sociedade.

A missão da Fatos Desconhecidos sempre foi compartilhar o conhecimento e tornar tudo aquilo que é desconhecido, em material público. Todos devem ter acesso à informação, e quando elas são interessantes é ainda melhor porque o saber se une à diversão.

Está preparado para mais uma lista incrível da Fatos Desconhecidos? Então vamos lá.

1 – Picasso: um ladrão de arte?

O quadro mais famoso do mundo é a pintura emblemática e misteriosa chamada “Mona Lisa” ou “Gioconda” e foi pintada por Leonardo da Vinci.

A obra foi roubada em 1911 do Museu do Louvre em Paris e ficou desaparecida durante dois anos. A polícia seguiu muitas pistas que não levaram a nada. O poeta Apollinaire chegou a ser preso durante uma semana acusado do roubo.

Assim como o pintor espanhol e amigo de Apollinaire, Pablo Picasso que também foi considerado um suspeito do furto. Ambos foram considerados inocentes do crime.

Mais tarde a polícia descobriu que o responsável por aumentar a segurança do museu, o italiano Peruggia, foi o verdadeiro responsável por roubar a obra famosa.

2 – Pessoas morrem por causa dos garranchos médicos

É conhecido o fato de que os médicos tendem a ter uma péssima caligrafia. Parece impossível compreender o que está escrito na receita médica, mas de algum modo, as enfermeiras e farmacêuticos aprenderam um modo de decifrar esse código que parece impossível.

O que é uma piada no mundo da medicina, também pode ser considerado um problema grave de saúde. Isso porque cerca de 7000 pessoas nos Estados Unidos já morreram por ter interpretado de maneira errada a letra dos médicos.

Além disso, mais de um milhão e meio de pessoas também tem a saúde afetada ou doenças agravadas por causa da escrita ilegível desses profissionais.

3 – A poeira lunar cheira a pólvora queimada

Quem atesta esse fato é uma pessoa experiente que teve o prazer de pisar em solo lunar. O geólogo e astronauta Harrison Schimidit estava lá em 1972 durante a missão Apollo 17.

“Tudo o que posso dizer é que a primeira impressão de todo mundo em relação ao cheiro era de pólvora gasta”, ele disse, como consta na matéria publicada pelo site do Uol.

A NASA diz que “bem, não temos certeza”, sobre o motivo desse cheiro tão característico. Isso porque a pólvora é feita de uma mistura de nitrocelulose e nitroglicerina e a poeira lunar é rica em minerais de vidro pequeno de sílica, causada por impactos de meteoros há bilhões de anos. Ou seja, suas composições são completamente diferentes.

O astronauta e engenheiro químico Don Pettit explica o fato curioso de uma maneira mais poética:

“Imagine-se em um deserto na Terra”, ele diz. “O que você cheira? Nada, até que chova. O ar, de repente, está cheio de odores doces e turfosos. A lua é como um deserto de 4 bilhões de anos de idade. É incrivelmente seca. Quando a poeira lunar entra em contato com o ar úmido em um módulo lunar, você tem o efeito de ‘chuva no deserto’ – e alguns odores adoráveis.”

4 – Heroína: um remédio para tosse

A heroína, assim como todas os opiáceos derivados da planta papoula são consideradas drogas poderosas, que no início dão uma rápida sensação prazerosa, seguida de um efeito de bem-estar e sonolência.

A morfina eles já sabiam que era uma droga viciante. Sobre a heroína, pouco se sabia sobre a sua dependência e os resultados mostraram diminuição nas sensações de dor, fome, desejo sexual e claro, a tosse.

Por isso, no século 19 era comum comprar um frasco de Bayer nas farmácias. Inclusive o “remédio” de heroína era ministrado até para bebês.

5 – 40% das pessoas no mundo não vivem até o primeiro aniversário

Isso porque quase metade da população do mundo não tem a mesma condição de vida que o restante das pessoas. Quarenta por cento da humanidade vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, estão em condições ainda mais miseráveis que os pobres. O Banco Mundial estima que essas pessoas vivam com menos de US$ 1,25 dólar por dia.

Além disso, 40% da população também não possuem saneamento básico, item que agrava ainda mais as condições de saúde dessas pessoas.

6 – Gengis Khan: o maior “reprodutor” da humanidade

Gengis Khan é conhecido por ser um guerreiro mongol bastante temido durante o século 13. No auge do seu poder, o seu império foi o maior e o mais vasto em todo o mundo. Mas estudos científicos comprovam que sua importância vai além disso.

Um estudo internacional realizado por geneticistas descobriram que cerca de 8% dos homens que vivem nessa região carregam o cromossomo Y quase idêntico ao do guerreiro. Isso significa que 0,5% de toda a população masculina do mundo, ou seja, 16 bilhões de pessoas são descendentes diretas do conquistados mongol.

A história completa do estudo foi publicada pelo jornal A Folha de São Paulo.

7 – Beyoncé é prima do maestro e compositor austríaco Gustav Mahler

Gustav Mahler é considerado um dos maiores compositores de todos os tempos. Ele é conhecido por unir a música do século XIX com a moderna, além de ter sido um exímio orquestrador.

A informação inusitada foi publicada pelo tabloide britânico The Sun, que revelou que a cantora Beyoncé Knowles é prima de quarto grau do regente austríaco Gustav Mahler. A fonte do jornal foi retirada de um biografia publicada sobre o compositor, escrito por Norman Lebrecht.

Segundo ele, “Beyoncé tem presença, energia e concentração em tudo aquilo que faz, muito característico de Mahler”.

Também ficou impressionado com esses 7 fatos? Não esqueça de deixar o seu comentário sobre o fato mais interessante dessa lista. Aproveite também para acrescentar fatos que você considera incríveis e que não foram citados aqui.

Você consegue dizer qual vaso vai encher primeiro nesse desafio que está enlouquecendo a internet?

Artigo anterior

O que acontece na montanha famosa por “engolir pessoas”?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido