História

7 “modinhas” que estão no mundo muito mais tempo do que imaginávamos

0

Afina, o que e ser modinha? Algumas pessoas dizem que modinha são essas coisas do momento que todo mundo faz, como por exemplo um estilo de corte de cabelo, uma maneira de se vestir ou simplesmente uma música que está “explodindo” no momento. Não quer dizer que isso seja uma coisa ruim, até porque se está todo mundo nessa ondam será mesmo que é uma coisa ruim?

Bom, mas o assunto nosso hoje não é discutir a modinha, mas sim mostrar para vocês algumas coisas que nós fazemos hoje mas que na verdade são muito, mas muito antigas. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 7 “modinhas” que estão no mundo muito mais tempo do que imaginávamos:

1 – Idolatrar celebridades

1-gif

Várias pessoas são completamente obcecadas com as notícias sobre celebridades, e curiosamente os cultos às celebridades não surgiram por agora, mas sim em tempos antigos.  Os antigos romanos adoravam seus gladiadores e olhavam para eles como deuses humanos. Na Grécia Antiga, o mesmo acontecia com os vencedores olímpicos, e na Europa renascentista eram os artistas. Notícias desses “heróis” eram espalhadas de boca e muitas vezes as pessoas os viam como dignos de serem imitados. Depois da “invenção da imprensa”, os jornais começaram a produzir notícias sobre a vida privada dessas pessoas.

William Shakespeare também era adotado por seus fãs, e tal ponto que a sua casa se tornou uma atração turística, o que desagradou muito o reverendo que a tinha comprado depois de sua morte.

2 – Grafites

1

O grafiti em muro mais antigo conhecido foi o de uma propaganda para um bordel grego na antiga Constantinopla (o pé da foto indicava a direção). Essa forma de arte era comum na Roma Antiga, onde era usada para passar mensagens, anunciar prostitutas e lutas de gladiadores, além de lançar insultos e maldições. Muitas vezes os desenhos eram rudes e de natureza sexual, embora alguns fossem políticos e sarcásticos.

Um exemplo de grafiti sexual romano dizia “Lucilla ex corpor lucrum faciebat”, que é traduzido como “Lucilla fez dinheiro de seu corpo”. Outro exemplo mostrava um casal fazendo sexo em uma corda bamba enquanto bebia vinho. Houve até uma caricatura que substituía o nariz de um homem com um pênis enorme.

3 – Mostrar o dedo médio

1

Diz a lenda que a famosa “saudação” com o dedo médio foi dada pela primeira vez durante a Batalha de Agincourt, em 1415. A história diz que arqueiros britânicos começaram a moda quando desafiadoramente apontaram seus dedos médios para soldados franceses, que muitas vezes os cortavam para que os britânicos não conseguissem usar seus arcos e flechas. No entanto, esta história não é verdadeira – a modinha do “dedo do meio” começou séculos antes da Batalha de Agincourt.

O primeiro registro de utilização do dedo médio como um insulto pode ser atribuído à Grécia antiga, quando o dramaturgo Aristófanes comparou o dedo médio com um pênis e fez uma piada sobre isso. Os historiadores acreditam que mostrar o dedo do meio para um rival tinha o objetivo de depreciar e humilhá-lo. O hábito de mostrar a alguém o dedo médio desapareceu durante a Idade Média e só reapareceu no século XIX, quando o jogador de beisebol Charles Radbourn fez isso durante uma fotografia do seu time.

4 – Cirurgia plástica ou estética

1

A cirurgia plástica ou estética é um dos itens mais antigos dessa lista. Em 600 aC, um médico hindu usou parte do rosto de uma pessoa para reconstruir o nariz. Em torno de 1000 dC, era comum reconstruir os narizes de soldados que haviam sido cortados por seus inimigos. Os antigos egípcios também realizavam a cirurgia plástica em seus mortos, muitas vezes removendo pequenos ossos de suas múmias e acrescentando sementes em seus narizes para que as múmias fossem reconhecidas no outro mundo.

Os antigos romanos provavelmente começaram a moda da cirurgia plástica quando foram submetidos a procedimentos para remover cicatrizes, partes de seus seios e a parte superior de seus pênis porque não queriam ser ridicularizados em banhos públicos. A cirurgia plástica só se tornou mais avançada no final do século XVIII, quando os médicos encontraram um livro datado do século VIII aC, onde se detalhava como construir um nariz usando tecido da cabeça. A cirurgia plástica tornou-se generalizada durante as guerras mundiais, quando os médicos inventaram novos métodos para tratar ferimentos de guerra e queimaduras.

5 – Mensagens de texto curtas

1

O encurtamento de mensagens acontece frequentemente na internet, mas tudo começou na era dos telégrafos, quando seus operadores encurtavam as mensagens. Esse processo era necessário para reduzir o tempo e o custo do envio de mensagens, já que era definido por cada palavra.

Alguns exemplos como a palavra “Bom dia” que foi encurtada para “g. d.” (do inglês “good day”), “Boa noite” era breviado como “g. n.” (“good night”) e coisas do tipo. A frase para mostrar o riso era escrita como “ha ha”, incluindo o número de vezes que “ha” foi repetido dependendo do quão engraçado era a piada.

O primeiro registro de texto encurtado por escrito ocorreu em uma carta 1917, do Almirante da Marinha Britânica Lord Fisher para o futuro primeiro-ministro britânico Sir Winston Churchill. Na carta, o almirante Fisher escreveu “Oh My God!” como “OMG” – a abreviação para “Oh Meu Deus!” usada até hoje. Ele provavelmente não esperava que Winston Churchill entendesse o que ele quis dizer com OMG, então acrescentou um parênteses com a frase “Oh Meu Deus!”.

6 – Manipulação de fotos

1

Redes sociais inundadas com fotografias manipuladas digitalmente fazem parte das nossas vidas hoje em dia, mas a manipulação de fotos é tão antiga quanto a fotografia. A manipulação de fotos começou logo após a invenção de fotografia, quando as pessoas começaram a adicionar cor às suas maçantes fotografias em preto e branco, e logo depois, as pessoas começaram a pintar em suas fotos características previamente inexistentes, como bochechas rosadas e brincos de ouro.

O lápis também era muito usado para adicionar destaques a filmes fotográficos e texturas foram usadas para iluminar partes de uma fotografia antes de ser impressa. A manipulação de imagens deu um passo adiante quando as pessoas começaram a colocar a si mesmas várias vezes em uma única fotografia, mudando fundos e até mesmo se parecendo com fantasmas. Um exemplo disso é a nossa matéria que mostra as imagens chocantes do trabalho de um homem que fotografava espíritos.

7 – Esportistas com salários grandiosos

1

Desportistas romanos ganhavam tanto dinheiro que os atletas mais bem pagos de hoje teriam inveja. Um piloto de bigas chamado Gaius Appuleius Diocles acumulou o equivalente a cerca de US$ 15 bilhões de dólares em sua carreira de 24 anos, tornando-se o esportista mais bem pago até hoje.

Os lucros da Gaius eram cinco vezes maiores do que o valor recebido pelo governador romano mais bem pago e o suficiente para fornecer grãos para toda a Roma por um ano. Em dólares de hoje, esse montante poderia pagar os salários de todos os membros das forças armadas norte-americanas por dois meses. E ele fez todo esse de dinheiro no século II, sem os patrocínios corporativos e as taxas de publicidade que formam a maior parte da renda que os esportistas milionários recebem atualmente. No entanto, as corridas de biga eram um esporte extremamente agressivo, perigoso e muitas vezes mortal.

E aí amigos, sabiam que todas essas “modinhas” não são dos tempos de hoje? Comentem!

7 coisas que as mulheres fazem bem melhor que os homens 

Artigo anterior

Descubra como você beijou errado a sua vida inteira

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido