Embora a Primeira Guerra Mundial tenha acontecido também no século XX, a Segunda Guerra Mundial foi, sem dúvida, a guerra do século 20. Ao contrário do conflito anterior, que foi o culminar de eventos profundamente enraizados no século 19, a II Guerra refletiu totalmente as tendências tecnológicas, polÃticas e culturais do século em que ela ocorreu.
Um dos exemplos mais notáveis foi a propaganda. Os ministros, comissários e publicitários que os governos dependiam para vender sua guerra, empregavam cada técnica moderna que podiam para convencer as populações, muitas vezes céticas, que a carnificina e destruição eram justas e absolutamente necessárias.
O cartaz de propaganda foi a ferramenta mais eficaz dos governos para informar, seduzir e convencer suas populações. Agora, eles são potentes, e muitas vezes bizarros, artefatos da última vez em que todo o globo tentou se matar.
“Agentes do fascismo!”
O NKVD, ou soviética PolÃcia Secreta, publicou este cartaz direito antes do inÃcio da II Guerra Mundial. No cartaz diz: “Nós vamos erradicar os espiões e sabotadores do fascismo. Durante os anos 30, anti-fascismo foi um tema popular para muitos cartazes de propaganda soviéticos.
“Capitalistas do mundo, uni-vos!”
Este cartaz do pré-guerra foi impresso apenas alguns anos após o fim da I Guerra Mundial, e fala das relações exteriores entre a União Soviética e outras potências ocidentais. O post descreve os Estados Unidos, Inglaterra e França como superiores ao resto do mundo. A parte superior do cartaz diz: “Capitalistas do mundo, uni-vos!” e é uma provável reação à formação do Tratado de Versalhes, que foi realizada na Conferência da Paz de Paris.
Nós e eles
Este cartaz lado-a-lado contrasta o estado de paÃses ocidentais com a sociedade próspera sob o comando de aliados de Stalin. O cartaz foi lançado em 1941, tempo em que Espanha, França, Bélgica e Holanda estavam sob o domÃnio fascista. O colapso da República Espanhola foi um tema sensÃvel para muitos russos, e este cartaz mostra isso.
Para a pátria!
Para muitos russos, a Segunda Guerra Mundial foi realmente chamada a Grande Guerra Patriótica. Este cartaz representa claramente isso, e contém uma frase encontrada em muitos cartazes de propaganda soviética: “para a pátria!”
Campanha contra DST’S
Uma das grandes preocupações durante o perÃodo de guerras era as Doenças Sexualmente TransmissÃveis. Esse cartaz pede para que os soldados e marinheiros não procurem os serviços de prostitutas durante a guerra.
Mulheres e a Guerra
As mulheres não podiam atuar em combate na II Guerra Mundial. No cartaz, é enaltecido o trabalho do homem na marinha enquanto as mulheres só podem sonhar com a possibilidade de participar da batalha.
“Este é o inimigo”
Uma das principais caracterÃsticas de propaganda durante a guerra é a tentativa de apelar para a mais vil das emoções humanas e ideais, quer se trate de desejos humanos nobres como justiça e liberdade, ou menos nobres como o ódio e medo. Uma das ferramentas mais eficazes para agitar esses pensamentos é o racismo.
Usado por exércitos desde o inÃcio dos tempos, a técnica funciona porque ele lança os inimigos como algo menos que humano; um flagelo que precisa ser erradicado antes que ele destrua tudo o que se ama e aprecia.
Bônus: Confira alguns videos raros de propaganda da II Guerra Mundial
https://www.youtube.com/watch?v=vX4AEItn23w
Confira também um documentário sobre os acontecimentos da II Guerra Mundial:
https://www.youtube.com/watch?v=H54FLljDmKA
Comentários