Curiosidades

7 realidades ocultas que vocĂȘ nunca imaginou sobre ser padre e freira

0

O que vocĂȘ sabe sobre padres e freiras? Provavelmente o mesmo que a grande maioria das pessoas: sĂŁo indivĂ­duos que se colocam totalmente a serviço de Deus e da Igreja CatĂłlica. Fora isto, a menos que vocĂȘ tenha um religioso na famĂ­lia, ou que seja um amigo muito prĂłximo, tudo indica que sabe pouco sobre a vida destas pessoas. E justamente esse desconhecimento nos desperta a curiosidade em saber mais sobre elas.

Alguns sacerdotes se tornam muito populares graças à habilidade em driblar a seriedade que o håbito impÔe. Os padres Marcelo Rossi e Fåbio de Melo são exemplos que logo vem à cabeça, mas hå muitos religiosos hoje em dia que procuram ter uma personalidade mais descontraída e serem mais acessíveis. Até mesmo para atrair mais fieis para a Igreja. Principalmente os mais jovens.

No entanto, esses casos ainda sĂŁo exceçÔes. No geral, a vida dos religiosos é marcada pela modĂ©stia, discrição e atĂ© mesmo reclusĂŁo, dependendo da congregação. Isso pode gerar algumas indagaçÔes de nossa parte: o que estas pessoas fazem no dia a dia? Elas recebem salĂĄrio? Tiram fĂ©rias? Enfim, uma sĂ©rie de questĂ”es que vocĂȘ nunca imaginou sobre ser padre e freira.

Destacamos algumas destas “realidades ocultas” sobre o ofĂ­cio do sacerdĂłcio. Confira!

1 – Padre recebe salĂĄrio? Tira fĂ©rias?

missa-padre-fabio-cidade-da-fé

Sim, mas hĂĄ um nome especĂ­fico para essa remuneração clĂ©riga. Se chama cĂŽngrua. A parĂłquia vive do dinheiro que os fiĂ©is dĂŁo como dĂ­zimo, como oferta durante as missas ou como espĂłrtula, o pagamento para realizar casamentos, missas votivas, batizados. Com esse dinheiro, o pĂĄroco paga as contas (de ĂĄgua, luz…), financia todo tipo de atividade que a parĂłquia realiza e retira sua parte. NĂŁo hĂĄ vĂ­nculo empregatĂ­cio entre o padre e a igreja. Alguns padres tem outras fontes de renda, como dar aulas em Universidade, carreira artĂ­stica ou o aluguel de um imĂłvel. Mas recomendação da Igreja Ă© que viva com no mĂĄximo sete salĂĄrios mĂ­nimos, ou R$ 6.160,00 mensais. E assim como qualquer outro trabalhador, padre tira fĂ©rias. Neste momento, eles sĂŁo livres para fazer o que Ă© legal, moral e razoĂĄvel para os religiosos. Algumas das escolhas mais comuns sĂŁo esportes, filmes, TV, leitura, partilhar com os amigos e desfrutar do ar livre.

 2 – PrĂ©-requisitos para o padre

church-79607_1280

Os requisitos mĂ­nimos para que um fiel da Igreja CatĂłlica se torne padre sĂŁo: ter pelo menos 25 anos de idade; ser do sexo masculino; ter cursado teologia em alguma faculdade autorizada pelo bispo e na maioria dos casos tambĂ©m filosofia; ter sido ordenado diĂĄcono; ser solteiro e assim desejar permanecer por toda a vida. O CĂłdigo de Direito CanĂŽnico da Igreja CatĂłlica defende que o sacerdĂłcio Ă© um estado vocacional sagrado e perpĂ©tuo, nĂŁo apenas uma profissĂŁo. Como regra geral, os estudos para se tornar um sacerdote sĂŁo extensos e duram cerca de cinco ou seis anos, dependendo do programa nacional de formação sacerdotal. A Igreja CatĂłlica nĂŁo admite a ordenação de mulheres,  por entender que Cristo ordenou sacerdotes apenas aos apĂłstolos que estiveram presentes na Última Ceia.

3 – Virgindade nĂŁo Ă© obrigação

faith-912894_1280
A atividade sexual anterior nĂŁo é uma razĂŁo em si mesma para impedir alguĂ©m de se tornar freira ou padre. A vida passada de uma pessoa nĂŁo Ă© a principal preocupação. Se fosse, homens e mulheres que jĂĄ foram casados nĂŁo podiam se tornar padres, irmĂŁos ou irmĂŁs (e o fazem). O desafio Ă© se uma pessoa estĂĄ disposta e capaz de viver agora e amor como um celibato a serviço dos outros. No entanto, antes de entrar em uma congregação, a castidade é obrigatĂłria por no mĂ­nimo de dois a trĂȘs anos. É muito importante que um candidato seja capaz de provar para si e para a Igreja que ele ou ela pode levar uma vida casta, e ser feliz e saudĂĄvel ao fazĂȘ-lo.

4 – “Vestibular” para freiras

india-1061686_1280
Para se tornar uma freirar, nĂŁo basta querer e ter vocação. AlĂ©m de alguns prĂ©-requisitos, hå um processo seletivo, conhecido cmo postulado, que pode durar de 1 a 3 anos. A candidata jĂĄ trabalharĂĄ com as outras irmĂŁs, mas arcando com as prĂłprias despesas (Ă© por isso que deve ter uma situação financeira razoĂĄvel antes de começar). A aspirante a noviça deve ser solteira. Caso seja casada, uma anulação reconhecida pela Igreja CatĂłlica deve ser obtida. JĂĄ as viĂșvas sĂŁo vistas como solteiras aos olhos da Igreja. TambĂ©m hĂĄ o limite de idade. Antigamente, a maioria das freiras jĂĄ vinha saĂ­da direto do colegial ou da faculdade. Hoje em dia, qualquer idade dos 18 aos 40 Ă© aceita. Em certas circunstĂąncias, mulheres com mais de 40 sĂŁo aceitas. Ao tornar-se uma freira, a mulher recebe um anel que demonstra o seu casamento com Deus. É por isso que nĂŁo Ă© permitido ter outro relacionamento, o qual seria uma distração para o chamado de Deus.

5 – Nome limpo

cross-1264110_1280

Normalmente dioceses e congregaçÔes religiosas exigem que os candidatos a padres e irmĂŁs resolvam quaisquer dĂ­vidas ou obrigaçÔes pessoais antes de entrar em um programa de formação. Muitas instituiçÔes, no entanto, fazem exceçÔes para emprĂ©stimos estudantis e tĂȘm polĂ­ticas especĂ­ficas sobre um plano para o pagamento justo e equitativo. Se a pessoa tem um histĂłrico de gastos excessivos e dĂ­vidas pessoais, especialmente de cartĂŁo de crĂ©dito, a pessoa geralmente Ă© solicitada a considerar seriamente a sua capacidade de viver uma vida de simplicidade, inerente Ă  vocação religiosa.

6 – A roupa de cada dia

father-873830_1280
NĂŁo hĂĄ regra quanto Ă s roupas no dia-a-dia. Aqueles que usam hĂĄbitos ou clericais o fazem por vĂĄrias razĂ”es. Uma delas Ă© que a vestimenta religiosa Ă© instantaneamente reconhecida como um sĂ­mbolo de fĂ© em Deus e compromisso com o cristianismo. Outra justificativa frequente Ă© que a roupa religiosa Ă© simples e, portanto, uma forma de viver o voto de pobreza. Uma irmĂŁ, irmĂŁo ou padre que veste traje religioso é livre para ter no guarda-roupa algumas peças mais contemporĂąneas. Algumas comunidades usam roupas mais casuais, preferindo fazer do seu estilo de vida seu principal sinal exterior de fĂ©. Elas vĂȘem no hĂĄbito uma barreira entre eles e outras pessoas.

7 – As condiçÔes para viĂșvos

the-dew-638110_1280
HĂĄ muitos bons exemplos de homens e mulheres que se casaram, ficaram viĂșvos e agora sĂŁo religiosos. A maioria das comunidades exigem um mĂ­nimo de trĂȘs anos entre a morte do cĂŽnjuge e o ingresso para a vida religiosa. AlĂ©m disso, hå crianças envolvidas, uma viĂșva ou viĂșvo nĂŁo pode se tornar um religioso atĂ© que os filhos estejam criados e tenham tido a oportunidade de uma educação universitĂĄria.

Por onde andam 8 atores que fizeram sucesso na Malhação

Artigo anterior

AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia afirma que Brasil estava na mira do ISIS

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido