CiĂȘncia e Tecnologia

7 sinais de que vocĂȘ tem alergia ao frio

0

O Brasil Ă© famoso por ser um paĂ­s tropical e ter uma cultura que gira ao redor de hĂĄbitos tĂ­picos de dias de calor, ainda que algumas ĂĄreas (principalmente na regiĂŁo sul) convivam com o frio com mais frequĂȘncia. Por conta disso, as reaçÔes durante momentos de frente fria podem ser de surpresa para muita gente. Mas vocĂȘ sabia que algumas pessoas se preocupam com isso por motivos de saĂșde? É o caso de quem sofre com alergia ao frio.

Também chamada de perniose ou urticåria do frio, a alergia ocorre quando a pessoa é exposta a baixas temperaturas, seja a partir de objetos gelados ou mesmo alimentos e bebidas nessa condição. Os casos são raros e são percebidos em apenas 3% da população mundial, segundo estimativas, atingindo principalmente jovens adultos. Quando percebidos, provocam reaçÔes como erupçÔes na pele, coceira, mal-estar e até mesmo febre.

AlĂ©m de motivos por objetos e alimentos frios, os sintomas podem aparecer quando a pessoa Ă© exposta a ambientes frios comuns no outono ou no inverno. PorĂ©m, mesmo em estaçÔes de calor, os problemas podem surgir apĂłs contato com ĂĄgua fria ou percepção de queda de temperatura (mesmo que seja uma queda pequena e nĂŁo resulte um frio intenso, de 26ÂșC para 24ÂșC, por exemplo).

Durante as crises de reação alérgica ao frio, os pacientes podem sofrer com erupçÔes e vergÔes na pele e coceira na região afetada. O problema também pode levar a dores de cabeça, dores abdominais, mal-estar e febre. Em casos de exposição prolongada, as crises podem ser mais graves ainda, gerando queda de pressão ou inchaço da língua e garganta, que podem bloquear a respiração.

A alergia pode surgir por predisposição genética ou surgir sem nenhuma motivação clara ou histórico familiar ao longo da vida.

Sintomas

1 – Placas avermelhadas ou amareladas nas ĂĄreas expostas ao frio

2 – A regiĂŁo afetada pode parecer sem sangue

3 – Dedos das mĂŁos e dos pĂ©s inchados

4 – Sensação de dor e queimação

5 – Coceira na pele, principalmente nas extremidades do corpo

6 – Podem surgir feridas e descamação na pele inchada e vermelha

7 – Podem surgir vĂŽmito e dor abdominal

Tratamento

A alergia ao frio não é uma condição que tem cura, mas permite tratamento. Além disso, a doença não dura a vida toda e pode haver remissão espontùnea depois de alguns anos.

O primeiro passo do tratamento Ă© fazer o diagnĂłstico para determinar a temperatura que desperta a alergia. Em pacientes que reagem a temperaturas relativamente altas – acima de 20ÂșC, por exemplo -, o tratamento Ă© feito com anti-histamĂ­nicos consumidos em doses altas, maiores que as habituais. Apesar do tratamento ajudar a tolerar temperaturas mais baixas, nĂŁo impede as crises.

Pacientes que não realizam os tratamentos apropriados podem sofrer com complicaçÔes graves como resultado da falta de sangue algumas åreas do corpo. Nos casos mais graves, é possível o aparecimento de necrose e necessidade de amputação da årea atingida.

O problema também não deve ser confundido com a sensibilidade ao frio, que são casos de pessoas extremamente sensíveis a baixas temperaturas, mas sem nenhum tipo de reação alérgica. Essas pessoas sentem mais frio que o normal, mas não apresentam os mesmos sintomas que os alérgicos e podem estar sofrendo de outras doenças ou baixa taxa de gordura no corpo.

O que achou da condição? Enquanto alguns adoram se embrulhar em cobertas durante o frio, outros precisam fugir dele com toda a força, para evitar crises terríveis.

5 vĂ­deos de Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things cantando que vĂŁo te deixar impressionados

Artigo anterior

7 fotos sobre a vida na União Soviética hå 50 anos que ninguém nunca tinha visto

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido