Ciência e TecnologiaCuriosidadesHistória

7 tratamentos médicos do passado que te farão agradecer ao século XXI

0

Se compararmos os dias atuais com os tempos que a humanidade já viveu, as pessoas agradeceriam muito as evoluções que várias áreas no mundo sofreram e ainda passam constantemente, como a medicina, por exemplo.

Nem só de tratamento médico vivem as pessoas, elas também fazem uns outros bizarros em nome da beleza e alguns psiquiátricos bem estranhos que já foram feitos pela medicina.

Antes de chegarmos à era das cirurgias computadorizadas e auxiliadas por aparatos tecnológicos modernos, evolução na área da estética e dos tratamentos convencionais a doenças populares, muito teve que se caminhar para melhorar no passado.

Nossa redação separou uma listinha para você com alguns tratamentos médicos que te farão agradecer por estar no século XXI. Confira alguns deles:

1 – Terapia com suor

beneficios-sauna

Este tipo de tratamento consistia em promover a exposição do corpo ao calor e promover a interação social por meio do suor. Os lugares mais utilizados para isso eram as saunas.

Este tipo de método tem suas raízes centradas nas culturas da Finlândia, Japão, Rússia e tribos indígenas dos Estados Unidos.

2 – Transplante de fezes

transplante-caca

Antes de chegarmos aos tempos atuais, a bacterioterapia fecal era usada para solucionar problemas inflamatórios do sistema digestivo, como a colite ulcerativa. Para que o procedimento possa acontecer, é preciso que tenha alguém para doar as “fezes” e fazer várias lavagens intestinais pelo período de cinco dias.

A pessoa que fizer a doação, terá suas fezes transformadas em líquido e serão inseridas pelo ânus do paciente. A intenção deste método é fazer com que as bactérias presentes nas fezes da pessoa doadora cresçam no corpo do paciente e cure as enfermidades. Alguns médicos utilizavam também o nariz para inserir as fezes.

3 –  A Lobotomia

lobotomia

A Lobotomia era usada para o tratamento de depressão na primeira metade do século XX. O método consistia em enfiar uma espécie de broca através do olho para chegar ao cérebro e retirar algumas partes dele.

Ela era usada em pacientes com alguns tipos de doenças mentais como uma forma de acalmar os seus ânimos.

4 – Curar hemorroidas com um ferro em brasa

1-medieval

Este método é usado desde a era da Idade Média. Um ferro quente era utilizado para queimar a hemorroida dos homens. Existe um conto muito popular sobre um monge que sentou em uma pedra quente que, milagrosamente, curou ele do problema de hemorroidas.

5 – Sangria

10 - Gz9EPuS

O método da sangria era usado para prevenir ou curar doenças. Utilizado bastante na antiguidade e até o século XIX, o tratamento era feito por meio da retirada de determinadas quantidades de sangue do paciente.

Segundo o relato da literatura médica, a prática acabava sendo mais prejudicial à saúde dos pacientes do que a própria doença em si. Até hoje ela não deixou de ser usada, pois os médicos ainda usam a sangria para tratamento de excesso de ferro e hemácias no sangue.

6 – Cortar a língua ao meio para curar a gagueira – Hemiglossectomia

johann-friedrich-dieffenbach-german-science-source

Essa técnica foi criada em 1800 pelo cirurgião alemão Johann Friedrich Dieffenbach. Ele acreditava que a gagueira era causada por espasmos na caixa de voz e isso podia ser resolvido por meio de uma incisão na horizontal da raiz da língua.

ts19

Ele tentou fazer isso em um garoto de 13 anos de idade que tinha gagueira grave. Uma das consequências deste tipo de método é que as pessoas costumavam sangrar até a morte.

7 – Heroina para a tosse

ku-xlarge

No final do século XIX, não existiam comprimidos ou xarope para tratar da tosse, então eles usavam heroína em frasco, produzido pela empresa Bayer. Naquela época, a heroína era vendida em farmácia para os bebês.

A heroína foi comercializada como uma substituta da morfina entre os anos de 1898 e 1910. O “remédio” deixou de ser produzido em 1913 pela Bayer porque descobríram que ela era altamente viciante.

O que você achou destes métodos? Mande seu comentário para gente!

7 sinais de que você é viciado em alguma substância química

Artigo anterior

10 aplicativos apenas para iPhones que farão os usuários do Android sentirem inveja

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido