Mundo Animal

8 animais com os corações mais bizarros

0

O coração é um dos principais órgãos no corpo do ser humano ou de um animal e tem a função de bombear o sangue de forma que circule por todo o sistema vascular sanguíneo através de sucessivos movimentos de contração e relaxamento. No ser humano, o coração tem uma massa entre 250 e 350 gramas e mede aproximadamente o tamanho de um punho, além disso, o sangue nas pessoas é visto na cor vermelha.

Porém, nem todos os corações são iguais. No caso de alguns animais, por exemplo, o órgão pode chegar a medir 60 centímetros, como no caso das girafas, além disso, o sangue de alguns é azul, como no caso dos polvos. Essas e outras curiosidades estão abaixo na lista preparada pela Fatos Desconhecidos sobre 8 animais com os corações mais bizarros. Não esqueça de deixar a sua opinião sobre o assunto no final da matéria. Confira:

1 – Minhocas

Muitas pessoas têm questionado sobre a possibilidade de minhocas terem ou não coração. Porém, segundo cientistas, o que esses animais possuem são pseudo corações entrelaçados em torno de seu esôfago. Além disso, assim como as baratas, as minhocas não têm batimentos cardíacos e o sangue do animal é vermelho. Outra curiosidade sobre os anelídeos é que respiram através da pele.

2 – Baleia azul

Durante anos as pessoas achavam que o coração da baleia era do tamanho de um carro. Porém, em 2014 cientistas do Museu Real de Ontário, no Canadá, conseguiram fazer algo que até então ninguém havia conseguido: recuperar os restos de uma baleia azul que havia perecido no gelo, a ação incluía resgatar o coração do animal.

No final da missão, eles constataram que o coração pesava 180 quilos e era capaz de bombear 150 litros de sangue por batida. Além disso, o órgão tinha cerca de 1,2 metros de diâmetro, o equivalente a um carrinho de golfe.

3 – Peixe-zebra

Os peixes-zebra possuem um tempo médio de vida entre três e cinco anos. Assim como os seres humanos, o coração do peixe também é responsável por bombear o sangue para o corpo. Porém, os peixes-zebra não possuem pulmões, ao invés disso, as brânquias são úteis para obter oxigênio.

Um estudo realizado em 2002 revelou que esse tipo de peixe pode regenerar o tecido do coração. Estudiosos ainda afirmam que os peixes-zebra são muito parecidos com os seres humanos, já que são vertebrados, possuem cérebro, medula espinhal, coração, fígado, pâncreas, rins, ossos e cartilagem.

4 – Girafa

O coração de uma girafa tem em média 60 centímetros e pode pesar cerca de 11 quilos. Estima-se que o sangue percorre 1,8 metros para conseguir chegar até a cabeça do animal, e a mesma distância para alcançar os pés. Outra característica desses animais é uma veia que os impossibilita sofrer quedas repentinas na pressão sanguínea.

5 – Baratas

Os corações desses insetos são movidos por uma substância chamada hemolinfa, que ajuda a nutrir os órgãos das baratas, porém, não transportam oxigênio, já que esses insetos respiram através de aberturas na superfície do corpo. Outra curiosidade sobre as baratas é que os corações delas não batem.

6 – Sapos

Assim como os seres humanos, os sapos, uma designação genérica de anfíbios com pele rugosa, e glândulas parotoides semelhantes a verrugas, possuem dois átrios – cavidade do coração que recebe o sangue venoso -, e apenas um ventrículo – câmara inferior do coração. Esses animais absorvem oxigênio através da pele.

7 – Rã-da-floresta

Conseguem sobreviver sem o coração bater durante horas e até mesmo dias. Isso acontece geralmente durante o inverno, período em que as rãs congelam e o coração para de pulsar até as temperaturas climáticas subirem novamente.

Cientistas especializados em transplante de órgãos tentam desvendar o mistério por trás da rã-da-floresta, pois, essa mesma capacidade de congelar e descongelar corações, em humanos, poderia revolucionar o processo de transplante, onde os órgãos dos doadores poderiam ser congelados e transportados para qualquer lugar.

8 – Polvo

Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda que possuem oito braços fortes e com ventosas dispostas ao redor da boca. São animais que possuem três corações. Dois dedicados ao bombeamento de sangue para as brânquias, enquanto o outro cuida do resto do corpo. O sangue desses animais é azul, isso porque o tecido conjuntivo líquido não possui a proteína hemoglobina, que dá a cor vermelha.

Ao invés de nadar, como a maioria dos animais marinhos, os polvos só rastejam. Isso acontece porque eles sentem fadiga, já que o coração que alimenta o corpo para de bater quando estão nadando.

O que você achou dessas curiosidades? Deixe abaixo a sua opinião.

10 capas mais bizarras das HQs antigas da DC

Artigo anterior

Essa capinha transforma seu celular em uma câmera que revela fotos na hora

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido