Mundo Animal

8 comidas comuns que podem matar o seu cachorro

0

A verdade é que o seu cachorro vai comer praticamente qualquer coisa que você der para ele. Por causa disso, não cabe ao animal entender o que faz bem ou mal para a saúde, mas sim a você. Quando você decide dar uma pedaço da sua comida favorita para ele, será que está mesmo fazendo um carinho ou está colocando a saúde do animal em risco?

Historicamente, o tipo de comida que damos para os cachorros mudou drasticamente. No passado, a dieta dos cães era baseada em muita carne. Por causa disso, eles consumiam altas doses de proteína, o que resultada em situações de desnutrição, metabolismo desbalanceado, perda de pelos e fraqueza.

O efeito de algumas comidas nos corpos de humanos e cachorros podem ser completamente diferentes, representando riscos fatais para o seu animal. Aqui estão algumas comidas que ameaçam a vida de seu cão, juntamente com os sintomas e problemas que elas podem causar.

1 – Chocolate

Chocolates contêm cafeína e teobromina, são compostos da família da metilxantinas. Quando esses ingredientes são ingeridos por cachorros, podem provocar vômitos, desidratação, dores abdominais, agitação, tremor muscular, ritmo cardíaco irregular, alta temperatura do corpo e, por fim, morte. Ufa! Com tantos problemas, certamente você não vai querer arriscar, não é mesmo?

2 – Leite

É verdade que os filhotes dependem do leite materno para sobreviver, mas quando crescidos, os animais podem se tornar intolerantes à lactose. Isso porque o leite contém açúcares que os cachorros não conseguem processar, levando a diarreia e outros problemas gastrointestinais. Apesar de não ameaçar a vida instantaneamente, o consumo frequente pode levar a exposição de bactérias que provocam doenças fatais.

3 – Cebola

Apesar de cebola ser um clássico tempero que vai bem em praticamente qualquer refeição, ela pode provocar um pouco mais que lágrimas em seu cachorro. Quando consumidas pelo animal, elas podem causar danos nas hemácias (as células vermelhas do sangue), os deixando mais fracos e menos ativos. Se o alimento for consumido em excesso, o animal pode ter problemas de saúde que exigem transfusão de sangue.

4 – Uvas e passas

Apesar de não ser totalmente claro quais compostos presentes nas uvas que são tóxicos aos cães, os resultados do consumo da fruta podem ser terríveis. Uvas e passas podem levar a rápidas falhas dos rins nos animais. Os sintomas podem não aparecer com clareza e o cachorro pode morrer dentro de três a quatro dias. Além disso, a fruta pode causar desidratação, falta de apetite e diarreia.

5 – Maçã

Na verdade, a maçã não chega a ser tão tóxica para o cachorro. O verdadeiro problema está no miolo da fruta, que contém glicosídeos cianogênicos. O nome aparentemente complicado pode não deixar claro o perigo para os animais, mas a toxina pode causar tontura, dificuldade de respiração e até mesmo o coma.

6 – Pães

Aqui, vale todo tipo de massa fermentada, não só os pães. Isso porque as massas podem continuar o processo de fermentação dentro do corpo do cão, se tornando tóxicas. Além do álcool produzido no processo de digestão, a fermentação pode expandir a massa dentro do estômago ou intestino do animal, levando a formação de gases, dores severas ou a ruptura dos órgãos.

7 – Cafeína

Já falamos um pouco sobre o ingrediente na explicação dos riscos de dar chocolate para o cachorro, mas é importante dar um destaque a parte. A cafeína é uma metilxantinas, composto químico que estimula o sistema nervoso do cão, podendo causar hiperatividade, vômitos, palpitações cardíacas e morte.

8 – Bacon

Sim, é verdade. Apesar de ser idolatrado por muitos, o bacon não pode ser compartilhado com o seu animal de estimação. Comidas ricas em gordura podem provocar inflamações em órgãos internos do animal, como o pâncreas. Isso pode levar a problemas variados na digestão e absorção dos nutrientes.

Se você perceber que o seu animal entrou em contato com algumas dessas refeições, ou você mesmo acabou dando para o cachorro sem pensar muito a respeito, procure o conselho de um especialista. Ligue para o seu veterinário e pergunte o que fazer.

10 países que possuem a melhor qualidade de vida para se morar

Artigo anterior

É verdade que os “opostos se atraem” (no amor)?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido