Terror e Sobrenatural

8 facções criminosas mais sangrentas que existem no país

0

No Brasil, todos os dias nos deparamos com notícias que comprovam os altos índices de criminalidade do norte ao sul no país. Favelas e presídios são tomados por integrantes de quadrilhas que ditam estilos de vida e atraem jovens para um mundo que cada vez mais coloca o Brasil nos topos das listas negativas.

Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), não há dados oficiais e recentes sobre facções criminosas em todo o território, mas especialistas em segurança pública e violência acreditam que existem cerca de 30 organizações poderosas que atuam dentro e fora de presídios. Já a a coordenação nacional da Pastoral Carcerária defende que o número pode ser até três vezes maior do que isso.

Aqui estão algumas das mais conehcidas e perigosas facções em atuação no nosso país.

1 – PCC: Primeiro Comando da Capital

Uma das mais poderosas e organizadas organizações criminosas do país teria surgido em 1993, no presídio de Taubaté, em São Paulo. A princípio, o objetivo do PCC era apenas exigir melhores tratamentos e condições para os presos, mas com o grupo passou a atuar no tráfico de drogas e gerir ações criminosas dentro e fora das cadeias. Para manutenção de suas ações, o PCC apresenta estatutos e uma organização hierárquica bem definida. Atualmente, o PCC atua em todas os estados do Brasil e até mesmo fora dele, em rotas internacionais de tráfico.

2 – CV: Comando Vermelho

O Comando Vermelho surgiu em 1979, dentro do presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Segundo relatos do o ex-secretário de Segurança do RJ, José Mariano Beltrame, o grupo é totalmente desorganizado e trabalha com muita violência e poder bélico. Especialistas acreditam que o CV e o PCC organizaram um acordo nos últimos anos, mas ele teria sido rompido por motivos ainda não claros. Além da atuação no Rio de Janeiro, o grupo pode estar presente em Roraima, Rondônia, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.

3 – FDN: Família do Norte

Essa facção tem origem mais recente e teria se organizado dentro de presídios da região norte do país, como o nome sugere. A Família do Norte estaria ligada a rebeliões recentes em Manaus, Roraima e Rio Grande do Norte, mas também tem forte atuação no Pará. Por conta de uma aproximação feita com o Comando Vermelho, a facção seria apontada como rival do PCC.

4 – TCC: Terceiro Comando da Capital

O Terceiro Comando da Capital surgiu a partir da organização de César Augusto Roris da Silva, o Cesinha. O criminoso já havia atuado como líder do PCC, mas por dissidências decidiu criar o seu próprio grupo que atuasse dentro e fora dos presídios. Cesinha acabou morto em 2006, depois que ordenou a morte da esposa de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, outro líder do PCC. A morte de Cesinha acabou afetando o poder da organização, que se enfraqueceu dentro das prisões.

5 – CRBC: Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade

A principal organização criminosa que coordena o presídio de Guarulhos foi criada em 1999 e é também a maior rival do PCC. A rivalidade é tanta, que um trecho do estatuto da facção incita o ódio contra membros do PCC. O Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade não organiza rebeliões, mas é famoso por promover assaltos, sequestros e até mesmo ataques a alvos públicos.

6 – CDL: Comando Democrático da Liberdade

O Comando Democrático da Liberdade surgiu na Penitenciária de Avaré, São Paulo, em 1996. O grupo é responsável pelo controle de alguns presídios paulistas, tendo influenciado diversas rebeliões. Além disso, costuma agir com crimes de mais discrição fora dos presídios.

7 – Seita Satânica

Diferente da maioria dos grupos listados aqui, a Seita Satânica teve sua origem fora dos presídios e é uma das facções criminosas mais recentes fundadas no estado de São Paulo. Como parte de um ritual de iniciação no grupo, seus integrantes são obrigados a arrancar a falange do dedo mindinho.

8 – Manos

Manos foi a primeira facção criminosa criada por detentos do Presídio Central de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na década de 90. Dentro da prisão, o grupo coordena duas galerias do pavilhão B, que guarda cerca de 700 presos. A organização é a mais antiga do estado e já foi comandada por prisioneiros famosos na região, como Dilonei Francisco Melara, morto em 2005, e Paulo Márcio Duarte da Silva, o Maradona.

Já conhecia essas organizações criminosas? Que outros grupos assustadores são reconhecidos em sua região? Conte para a gente e não deixe de compartilhar o conteúdo.

7 ilustrações que mostram como os gatos enxergam o mundo

Artigo anterior

Nêmesis – HQ está entre os possíveis títulos para adaptação na Netflix

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido