Entretenimento

8 maneiras nada convencionais de contrair DST

0

Considerando que DST significa “doença sexualmente transmissível”, é natural pensar que elas são contraídas a partir do ato sexual. É claro que o sexo é a forma mais fácil de espalhar as DSTs, mas existem outras formas menos comuns que nem sempre tem a ver com sexo.

Você pode manter hábitos saudáveis, se cuidar durante a relação sexual ou mesmo ficar longe delas, mas algumas ações podem conter risco de transmissão das doenças ainda assim. A nossa intenção não é te assustar ou criar pânico desnecessário, mas alertar para o risco de situações que podem representar muito mais perigo do que você poderia imaginar.

Então vamos conferir as formas menos comuns de transmissão de DSTs, pois proteção nunca é demais.

1 – Masturbação

Se você achou que poderia confiar nas mãos para ficar livre das DSTs, pode estar um pouco errado. Por meio da contaminação das mãos, existe o risco de contração de HPV. Mesmo que sejam casos menos comuns do que os envolvendo diretamente o sexo, ainda é uma possibilidade. Por isso é importante ficar atento à saúde para não apostar em ações que podem ser perigosas.

2 – Protetor labial

Se você ainda não sabia, a herpes pode ser transmitida de maneiras bem simples. Por mais que seja difícil manter a vida em alguns objetos inanimados, certas DSTs conseguem resistir. Assim, se alguém contaminado com herpes utiliza um protetor labial, pode acabar espalhando a doença a partir do objeto. O mesmo risco vale para batons ou outros objetos que podem entrar em contato direto com os lábios.

3 – Piercings e tatuagens

Talvez não seja uma surpresa para você, mas muita gente não sabe que está correndo o risco de contrair doenças a partir de uma pequena modificação no corpo. Agulhas podem carregar traços de doenças como hepatite ou HIV, caso não sejam higienizadas da forma apropriada. Busque estúdios com boa reputação e higiene para fugir das surpresas desagradáveis.

4 – Depilação

Se a pessoa responsável por realizar a sua depilação íntima não estiver preocupada com certos padrões de segurança, você pode acabar contraindo uma DST. Na hora de espalhar a cera na região a ser depilada, o ideal é nunca colocar as ferramentas utilizadas mais de uma vez na cera. Imagine que uma pessoa infectada é depilada dessa forma, possibilitando a infeção da cera. A partir daí, qualquer pessoa pode acabar com o risco de contaminação.

5 – Banheiros

Pode ser assustador, mas sentar no mesmo vaso sanitário que outra pessoa pode te trazer alguns problemas de saúde. Algumas DSTs podem conseguir viver nas privadas por algum tempo, apesar de ser raro. Ainda assim, pode ser importante ficar atento com os lugares que você frequenta na hora de fazer as necessidades.

6 – Giletes

Assim como as agulhas representam riscos na hora de algumas modificações corporais, as lâminas de barbear ou depilar também podem ser bem perigosas. Por conta do risco de criar pequenos cortes na pele, você está abrindo uma verdadeira porta de entrada para as DSTs, caso as lâminas estejam contaminadas.

7 – Camas de bronzeamento artificial

Além do fato que podem causar câncer e até mesmo são proibidas no Brasil, essas camas podem ajudar a espalhar a contaminação por HPV. Como já mencionamos, o contato de pele pode ser responsável pela transmissão desse tipo de doença, mesmo que seja raro. Portanto, deitar numa dessas camas representa um grande risco de contaminação, caso alguém com a doença tenha utilizado o mesmo espaço.

8 – Toalhas úmidas

As DSTs gostam de viver em espaços úmidos e aquecidos, como os órgãos genitais, e por isso podem ser encontrados em toalhas úmidas. Evite utilizar toalhas em espaços públicos ou por pessoas desconhecidas, já que o contato com o objeto pode representar contração de uma doença inesperada.

Mais uma vez, é importante lembrar que os meios não sexuais podem ser um pouco menos comuns, mas vale a atenção e a preocupação com certas situações. Mantenha os exames em dia e busce proteção nas sua relações sexuais para conseguir ficar distante das surpresas.

Apenas as pessoas mais atentas conseguirão notar esses pequenos erros

Artigo anterior

Você precisa olhar para céu hoje à noite e outros eventos que acontecerão esse mês

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido