CuriosidadesEntretenimento

8 monstros mais assustadores da Mitologia Grega

0

Muitas pessoas têm interesse na Mitologia Grega – um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros, que originou-se da união das mitologias dórica e micênica por volta de 700 a. C.

Inspirado em vocês, separamos 8 monstros mais assustadores dessa época que vai te deixar sem dormir. Você vai se surpreender.

1 – A Esfinge

Conhecida como a lenda de Édipo, diz a lenda que tinha um corpo de um leão, a cabeça de uma mulher, e as asas de uma águia.

A história conta ainda que Édipo estava viajando pela estrada para Tebas quando é confrontado pela misteriosa criatura. A esfinge bloqueia o caminho de Édipo e o confronta com um enigma. Embora o enigma exato não seja mencionado na lenda grega, a versão popular da história diz que a esfinge diz o seguinte enigma ao viajante: “O que é que pela manhã vai sobre quatro pés; Sobre dois pés na tarde?; e à noite três?”.

Édipo responde corretamente o enigma: “O homem que rasteja quando criança, em seguida, em dois pés como um adulto, e, finalmente, com a ajuda de uma bengala, em três pés durante o pôr do sol de vida”. Tendo sido superada em seu próprio jogo, a Esfinge se lança de um penhasco alto. Em algumas versões, a Esfinge se devora de raiva e frustração. Se Édipo não tivesse respondido corretamente ao enigma, ele teria sido estrangulado e devorado pela criatura.

2 – Os Ciclopes

Os ciclopes eram gigantes que se diziam ter nascido em Gaia. Dizia-se que eles possuíam grande força e ferocidade com um olho proeminente saliente de sua testa. Temendo seu poder, os ciclopes foram jogados nas fossas do Tártaro por seu pai, Urano. Os monstros permaneceram presos quando o titã Cronos derrubou Urano e tomou seu lugar como governante do universo. Foi somente quando os atletas olímpicos chegaram ao poder que os ciclopes encontraram liberdade pelo poderoso Zeus.

Talvez a história mais famosa envolvendo um cíclope está registrada em “Odisseu e suas viagens deploráveis”.

3 – A Quimera

A quimera era uma monstruosidade feroz que respirava fogo e possuía o corpo e a cabeça de um leão com a cabeça de uma cabra saliente por trás e uma cobra na cauda. A breve descrição da Quimera no texto de  “A Ilíada”  é o primeiro registro sobrevivente da criatura. A quimera é tradicionalmente considerada como uma fêmea, e foi dito ter dado à luz a Esfinge. O monstro era temido por ter sido causador de desastres naturais.

A quimera é mais conhecida por seu papel na lenda de “Bellerophon”.

3 – A Empusa

Ao contrário das outras criaturas nesta lista, a Empusa é pouco conhecido e não aparece em nenhuma epopeia tradicional ou lenda popular. Porém, sua aparência assustadora, e sua tendência medonha a banquetear-se no sangue e na carne humanos a fez ocupar a terceira posição da nossa lista.

A Empusa é muitas vezes retratada como uma mulher bonita, que se transforma em uma criatura com dentes afiados, cabelos flamejantes e (em algumas interpretações) asas de morcego. Empusa foi dito ser uma semideusita sob o controle da deusa Hecate, um ser que é muitas vezes associado com encruzilhadas e caminhos de entrada.

A Empusa frequentemente seduzia homens jovens viajando sozinhos. Uma vez que o jovem inocente adormeceu rapidamente, a criatura mudaria para sua forma hedionda e devoraria a carne dos meninos e beberia seu sangue para sustento. Provavelmente ela é mais conhecida por sua aparição em  “The Frogs de Aristófanes” onde ela aterroriza o deus Dioniso enquanto viaja para o submundo.

4 – A Hidra

A Hidra é uma serpente que tinha um veneno muito perigoso. Diz a lenda que a respiração exalada pela Hidra poderia ser letal para qualquer homem. Além disso, a Hidra tinha a habilidade de confundir quaisquer membros e decapitá-los com velocidade alarmante. Dizia-se que para cada cabeça que foi cortada, dois mais cresceria em seu lugar. A Hidra se esconderia em uma caverna subaquática que se dizia ter sido uma entrada para o submundo.

Ela é conhecida por ser o segundo monstro que Heracles encontrou durante seus doze trabalhos.

5 – O Charybdis e Scylla

As duas criaturas que viviam em lados opostos tornaram-se tão sinônimo que é impossível falar sobre um sem mencionar o outro. O Charybdis é um monstro marinho feroz que vive sob uma rocha.

Da mesma forma, o Scylla também vive sob uma rocha e acredita-se que tenha sido um monstro marinho de muitas cabeças que se alimentava da carne de marinheiros que involuntariamente viajou muito perto do covil de animais.

6 – Cerberus

Cerberus é uma criatura popular na mitologia antiga. O cão de guarda leal de Hades, Cerberus era um cão enorme com três cabeças que guardaram a entrada ao submundo. Dizia-se que a besta só tinha um apetite por carne viva e assim só permitiria que os espíritos falecidos passassem, enquanto isso consumiam qualquer mortal vivo que fosse tolo o suficiente para se aproximar dele. Diz-se que as três cabeças foram destinadas a simbolizar o passado, presente e futuro. Em outras versões do mito, as três cabeças representam a juventude, a capa adulta e a velhice.

7 – O Minotauro

Uma abominação grotesca que possuía o corpo de um homem e a cabeça de um touro, o Minotauro é melhor lembrado por sua afinidade com a carne devoradora e sua casa críptica, no fundo dos confins do labirinto torcido. Foi dito ter sido localizado sob o palácio de Knossos, a casa do Rei Minos de Creta.

A história diz que o  Rei Minos, o governante de Creta, perdeu seu filho Androgeus. Quando o menino foi assassinado em Atenas. Várias histórias são ditas sobre isso, mas uma versão diz que o príncipe foi assassinado porque os atenienses estavam com ciúmes de suas constantes vitórias nos Jogos Panatenianos em Atenas. O rei Minos iria subsequentemente guerrear contra os atenienses, e vencer. Como penitência pelo assassinato de Androgeus, todos os anos os atenienses foram obrigados a enviar sete jovens e sete donzelas para a ilha de Creta, onde seriam caçados e devorados pelo Minotauro.

8 – Medusa

Uma criatura monstruosa com a capacidade de transformar a pedra qualquer pessoa que olhou para o seu rosto, Medusa continua a ser um monstro popular da mitologia antiga. Alguns relatos descrevem que a Medusa nasceu para a deidade marinha arcaica, Ceto. Nesta versão do conto, Medusa nasce com um rosto horrendo e uma cauda de serpentes onde suas pernas devem estar. Em “Metamorfoses de Ovídio”, conta-se que uma vez Medusa foi uma bela donzela que foi transformada em um monstro hediondo depois de ter sido estuprada no templo de Atena pelo deus do mar Poseidon. O único aspecto da Medusa que permanece consistente através de várias lendas seu cabelo, que foi dito ter sido composto de cobras writhing, venenosas.

E ai, gostou? Então compartilhe com seus amigos.

Você precisa olhar para céu hoje à noite e outros eventos que acontecerão esse mês

Artigo anterior

Gotham – Bruce começa sua transformação para se tornar Batman

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido