8 técnicas secretas que te farão dormir como pedra em poucos minutos - Fatos Desconhecidos

8 técnicas secretas que te farão dormir como pedra em poucos minutos

Entretenimento | 14 de julho de 2017 por PH Mota

Existem alguns sortudos por aí que não sofrem com nenhuma dificuldade para pegar no sono. Assim que colocam a cabeça no travesseiro, já estão desligados do mundo. O resto das pessoas, infelizmente, precisa passar minutos ou horas encarando o teto, virando para lá e para cá e tentando várias técnicas para pegar no sono até que ele dê o ar da graça.

Leia 9 situações que só quem sofre de insônia vai conseguir entender.

A falta de um sono de qualidade pode afetar praticamente todos os outros aspectos de nossas vidas, da saúde, ao humor, à performance profissional. A boa notícia é que existem algumas técnicas que podem te fazer dormir melhor e garantir uma noite de qualidade. É claro que o ideal é adaptar toda a sua rotina, para eliminar o que incomoda o sono, mas algumas dicas podem ajudar a resolver o seu problema.

Descubra o que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia.

Com todas essas informações em mente, aqui estão algumas dicas que podem te fazer pegar no sono em questão de instantes.

1 – Tente ficar acordado

Sabe o conceito de psicologia reversa? De acordo com um pequeno estudo conduzido na Universidade de Glasgow, pacientes que sofriam de insônia e receberam instruções para tentar ficar acordado numa cama acabaram dormindo mais rapidamente do que aqueles que não receberam a sugestão. Os Segundo os resultados, quem tentou ficar acordado, na verdade pegou no sono mais rapidamente e apresentou muito menos ansiedade.

2 – Vá para a cama com meias

Pesquisadores suíços que publicaram um estudo no jornal Nature observaram que a temperatura das mãos e dos pés era o fator que oferecia melhor previsão sobre velocidade do sono. No estudo, participantes colocavam garrafas com água quente nos pés, o que abria os vasos sanguíneos da região provocava queda de temperatura do corpo – já que aquecia as extremidades – e promovia o sono mais rapidamente.

3 – Utilize o método 4-7-8

Um dos mais populares métodos de pegar no sono consiste na técnica de respiração 4-7-8, popularizada pelo autor Dr. Andrew Well. O método é rapaz de relaxar o cérebro e o corpo a partir do controle da quantidade de oxigênio consumido, capaz de alterar o ritmo do coração. Basta pressionar o céu da boca posicionando a língua em contato com a área e a parte de trás dos dentes superiores. Depois disso, inspire pelo nariz enquanto conta 4 segundos, segure o ar por 7 segundos e expire pela boca durante 8 segundos. Repita o processo algumas vezes e o sono virá em questão de poucos segundos.

4 – Experimente a acupressão

A arte derivada da acupuntura é baseada em conhecimentos de medicina alternativa chinesa e visa controlar o corpo a partir de pontos de energia, prometendo equilíbrio. Algumas técnicas de acupressão para o sono sugerem pontos entre as sobrancelhas e acima do nariz, entre o dedão e o segundo dedo do pé ou nas orelhas. Pressione e massageia as áreas por cerca de um minuto e espere o sono vir.

5 – Respire por apenas uma das narinas

Existe um método de yoga conhecido por reduzir a pressão sanguínea e promover a calma. Segundo o terapeuta holístico Peter Smith, basta “deitar sobre o lado esquerdo do corpo e posicionar um dedo sobre a narina direita para fechá-la. Comece lentamente até respirar profundamente somente pelo lado esquerdo.” De acordo com o terapeuta, a técnica é especialmente positiva em casos de aquecimento do corpo ou ondas de calor que impedem o sono.

6 – Role os seus olhos

Enquanto você dorme, os seus olhos se movem com frequência, mesmo que você não perceba. Ao reproduzir o movimento, de olhos fechados, você pode estimular reações que acontecem naturalmente durante o sono, promovendo a liberação do hormônio melatonina, que te ajuda a dormir.

7 – Pratique relaxamento progressivo

Uma técnica eficiente que ajuda a dormir rapidamente é o relaxamento progressivo dos músculos que envolve tensionar e relaxar cada um dos músculos do corpo lentamente. Comece com os músculos dos dedos do pé e avance progressivamente até o pescoço e a cabeça, ou faça o caminho inverso. Tente tensionar os músculos por ao menos 5 segundos e relaxar por 30, repetindo o processo. A técnica ajuda a relaxar o corpo e, principalmente combinada com outras técnicas, pode fazer muita diferença.

8 – Visualize e imagine outros lugares

A meditação a partir da visualização pode funcionar quando você imagina lugares que te fazem sentir calmo e feliz. A chace é focar em pensamentos que te trazem paz – como uma praia, águas tranquilas, um passeio na floresta – e se distrair de outros pensamentos em preocupações. Segundo um estudo da Universidade de Oxford divulgado na publicação Behavior Research and Therapy, pacientes que sofriam com insônia e foram orientados a imaginar cenas tranquilas e relaxantes pegaram no sono 20 minutos antes daqueles que contavam carneirinhos ou não faziam nada especial.

Se tem problemas para dormir, experimente essas dicas e conte para a gente resultado! Aproveite para compartilhar as dicas com amigos e familiares que também vão adorar descobrir como dormir melhor. Mas lembre-se que essas são apenas dicas simples que podem AJUDAR a solucionar problemas de pegar no sono, e não tratamentos definitivos. Se você realmente está sofrendo com crises de insônia e não consegue dormir, é melhor consultar um especialista.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários