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8 truques que os restaurantes usam sem você perceber

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Todo mundo já passou por isso. Você sai para jantar com amigos ou família, se diverte, passa a noite conversando, comendo e bebendo sem pensar muito nas decisões que está fazendo. Tudo isso para ter aquela surpresa na hora de pagar a conta.

Os restaurantes sabem que você está menos atento a coisas ao seu redor durante suas visitas e, por isso, utilizam alguns pequenos truques que te fazem gastar um pouco mais que o esperado. É claro que eles só estão fazendo trabalho deles, o que não tem nada de errado.

Para que você fique mais atento e tente escapar de alguns dos truques que te fazem gastar um pouco a mais, separamos uma lista com algumas das estratégias mais comuns utilizadas por aí.

1 – Esconder o cifrão

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Várias restaurantes mais modernos decidem esconder completamente o cifrão e os símbolos de R$ de seus cardápios. Isso porque uma pesquisa internacional mostrou que os clientes tendem a pensar mais em quanto estão gastando quando se deparam com o símbolo, ao invés de focar muito mais no sabor da comida.

2 – Brincar com os números

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Além de não utilizar os símbolos monetários nos preços, os donos de restaurantes sabem que as pessoas tendem a escolher pratos que custam valores que terminam em 95 ou 99 centavos. Esses números parecem mais amigáveis para os clientes, que podem achar que os pratos custam menos do que parecem. Psicologicamente, os valores quebrados passam uma sensação de estar levando vantagem. Ao ver algo que custa R$ 19,99, por exemplo, o consumidor irá associar ao preço a R$ 10, e não em R$ 20.

3 – Fazer uma descrição criativa

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Os pratos que possuem descrições mais completas e cheias de detalhes costumam vender mais. Quando mais as palavras escolhidas valorizarem o prato, mais o cliente terá vontade de comê-lo, aceitando pagar por preços mais elevado. Ao invés de dizer que está servindo um bolo de chocolate, o cardápio pode sugerir um delicioso bolo construído em camadas acompanhado de calda de ganacha e crocantes pedaços de suspiro.

4 – Atrair crianças

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Criar menus e refeições especiais para as crianças pode ser uma ótima solução para arrecadar mais, especialmente se os pratos forem acompanhados de pequenos brindes ou brinquedos coloridos. Além dos presentes extras, as redes podem apostar em mascotes simpáticos e espaços repletos de atrações que fazem o lugar parecer mais receptivo a famílias e agradável para os pequenos.

5 – Organizar itens caros

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Para aumentar a chance de você comprar os itens caros, os cardápios criam a ilusão de que eles são mais atraentes ou mais baratos do que parecem. Os melhores itens do menu pode estar colocados em destaque ou acompanhados de fotos que vão te fazer escolher pelo prato em questão. Ou ainda, pratos bem mais caros podem ser colocados no início do cardápio, para que você considere os próximos mais em conta e aceite pagar mais do que eles poderiam valer.

6 – Apresentar fotografias

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Incluir as fotografias de um prato ao lado de sua descrição pode aumentar consideravelmente as chances dele ser escolhido pelos consumidores. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Iowa, pesquisadores exibiam fotografias de uma salada em telas eletrônicas, aumentando em até 70% as chances dela ser pedida pelas pessoas que a viam.

7 – Oferecer diferentes tamanhos

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Essa tática consiste em oferecer os mesmos pratos em diferentes tamanhos de porções, fazendo você achar que o menor deles pode não ser suficiente para te satisfazer. Além disso, geralmente a diferença de preço entre os itens faz o consumidor pensar que não vale a pena pegar o menor deles, optando quase sempre pela de tamanho maior e, naturalmente, gastando mais.

8 – Limitar as escolhas

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Segundo a teoria psicológica do paradoxo da escolha, quanto mais escolhas nós temos, mais dificuldade me escolher nós sentimos. Um número alto de opções pode provocar ansiedade nos clientes, que podem achar que não estão fazendo a escolha correta ao arriscar algum prato novo. Além disso, menos pratos disponíveis num cardápio sugere que eles podem ser melhores preparados, pois exigem mais especialização dos funcionários da cozinha.

A melhor forma de não ser vítima desses truques é se preparar antes e limitar o dinheiro a ser gasto antes de visitar os restaurantes. Tente fazer perguntas para os garçons para compreender bem os preços e porções para não se sentir enganado. Ah, e claro, sempre cheque os valores colocados na conta!

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