Entretenimento

9 alimentos do seu dia-a-dia que estão ameaçados de extinção

0

Atualmente quando falamos em extinção, a primeira coisa que tende a v ir em nossa mente são os animais que constantemente descobrimos que estão ameaçados.

Mas e se a gente te falar que a biologicamente qualquer outro tipo de espécie de biodiversidade também pose simplesmente desaparecer?

Por esse motivo, nós aqui da Fatos selecionamos e copilamos uma lista com os alimentos que você consome e podem entrar em extinção, confira!

1- Aratu

01

Você até pode não conhece-lo pelo nome, mas o Aratu é o famoso caranguejo vermelho que encontramos nos barzinhos e restaurantes litorâneos pelo nordeste do Brasil.

Esse bichinho é bastante apreciado, mas é cada vez mais difícil encontra-los nos mangues de Sergipe, que é seu habitat natural. Este fato se deve principalmente a elevada taxa de captura de aratus pequenos e fêmeas na fase reprodutiva. Além disso, as toxinas que são liberadas pela ração dada a camarões de cativeiro que existem na região, também estão diretamente relacionadas a morte e dizimação desses animais.

2- Palmito-Juçara e Palmito- Babaçu

02

Duas variedades bastante populares de palmito também estão ameaçadas de extinção. Esse caule que cresce naturalmente na mata Atlântica no Sul e Sudeste de nosso país, pode deixar de ir para o prato do brasileiro graças ao plantio desenfreado de palmeiras juçara assim como também pelo fato da sua coleta não ser sustentável.

3- Aspargo Violeta de Albenga

02

O aspargo não é um ingrediente assim tão popular na alimentação brasileira. Mas de um modo geral, os aspargos são mundialmente populares. Essa variedade do alimento em especial corre o risco de sumir de vez, graças as técnicas de cultivo e colheita que exige e encarece o produto, tornando-o dessa forma, economicamente desinteressante para os produtores.

Para vocês terem uma ideia, no ano de 1930 uma média de 300 hectares eram utilizados exclusivamente para o plantio desse ingrediente. Atualmente esse número já foi reduzido para apenas 10 hectares.

4- Maça Esperiega

03

Apesar da maça ser uma fruta popular e de grande procura comercial, essa variedade de maça que é original da Espanha, vem sendo substituída pelas variedades americanas, que são produzidas em grande escala e com a ajuda de agrotóxicos, o que faz com que o produto tenha um custo muito menor e uma procura muito mais acentuada pelo mercado.

5- Cebola Sapporokii

04

Essa variedade de cebola é nativa e mais popular no Japão, e o grande problema que enfrenta hoje em dia é o fato de seu cultivo ser complexo e caro. Para cultivar esta cebola, é preciso colocar as sementes em uma estufa, transplanta-la em outro local e colhe-la apenas 7 meses depois.

Ou seja, além de demorado esse tipo de cultivo se torna inviável em um mundo onde o ideal é produzir mais por menos. Nos anos 70, haviam 70 mil hectares de plantio dessa espécie de cebola, e atualmente apenas 20 mil restaram.

6- Melão de Montreal

06

Essa fruta que é nativa do Canadá, já havia sido dada como extinta em meados dos anos 90. Apenas em 1995 o seu replantio passou a ocorrer graças a sementes encontradas em um centro de pesquisa agrícola dos EUA.

Mesmo assim a fruta não é facilmente encontrada e corre mais uma vez o risco de sumir de vez do cardápio da população, uma vez que o seu cultivo é complicado e requer cuidados intensivos.

7- Cheddar Artesanal Somerset

07

Em relação ao que era produzido nos anos 50, apenas 5% da produção se manteve. Essa variedade de cheddar branco é produzida com leite cru e uma bactéria típica de Somerset. Como o mercado atualmente trabalha principalmente com leite pasteurizado e o leite cru se tornou caro e difícil de ser comercializado, esse tipo de queijo enfrenta problemas bastante graves de produção.

8- Peixe Pirarucu

08

O peixe que é considerado o “gigante das águas brasileiras” também corre risco de extinção. Sua carne é facilmente comercializada, e por se tratar de um peixe de grande porte o pirarucu é extremamente procurado por pescadores que recorrem ao seu habitat natural.

Por outro lado, um estudo publicado pela revista internacional “Aquatic Conservation” que foi realizado em Santarém e liderada por um brasileiro, revelou que o peixe corre graves riscos de extinção, caso a sua procura desenfreada não cesse.

9- Cacau/ Chocolate

09

Os grandes fabricantes dessa guloseima que é mundialmente apreciada, alerta a população aos riscos que existem de até o ano de 2020 o cacau ter entrado extinção.

Toda essa situação se deve ao fato do oeste da África, que é a região responsável por abastecer a indústria do chocolate, estar passando por uma intensa seca nos últimos anos, tendo o caso ainda mais agravado graças a uma praga que destruiu cerca de 40% das plantações.

Como resultado dessa onda catastrófica, muitos produtores estão abandonando o cacau e indo em busca da produção de outros tipos de produtos e alimentos.

Outro motivo, é que além da produção estar correndo grandes riscos, o consumo do chocolate vem aumentando a cada ano, fazendo com  que a relação de demanda e procura seja desproporcional e perigosa para quem realmente ama esse doce que é o chocolate.

E então queridos leitores, qual desses itens mais faria falta no seu dia a dia? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários.

O que acontece se você comer um ovo todos os dias?

Artigo anterior

7 historias inspiradoras de pessoas de sucesso que só conseguiram vencer após o fracasso

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido