Ciência e TecnologiaCuriosidadesEntretenimento

9 coisas bizarras que as pessoas faziam para se curar, segundo a medicina popular

0

A medicina moderna é uma verdadeira mãe! Temos hoje em dia infinitos recursos para retardar o envelhecimento, tratar doenças diversas e prolongar a vida. Agora imagina como nos virávamos na era medieval. Já parou pra pensar sobre o que precedeu a medicina moderna? É assustador!

Imagine como os pesquisadores se viravam a partir das hipóteses, muitas vezes erradas, que levantavam! A tecnologia e as descobertas de outros cientistas nos ajudaram a evoluir o tratamento para males diversos, mas nos primórdios foi difícil.

Veja 9 tratamentos bizarros que eram as alternativas mais viáveis na idade média, mas que para nós são pura inconsequência:

1- Enzima de javali no reto

1

Na era medieval, existiam instrumentos chamados ‘clysters’, que eram grandes tubos de metal com um recipiente no final. O tubo era introduzido no ânus do paciente e o fluido medicinal era injetado no reto. Nada muito diferente dos enemas usados hoje em dia. A questão é que os clysters usavam uma mistura de bile de javali. Algumas pessoas só conseguiam regular o fluxo intestinal com isso.

2- Urina como anti séptico

2

Nas guerras da antiguidade os soldados eram orientados a lavarem todos os ferimentos de batalha com urina. Em 1666, o médico George Thomson recomendava urina para ser usada contra a praga que assolava a Europa. O fato é que, nesta época, a garantia de pureza da água era nula e era as pessoas achavam melhor usar a urina, da qual eles conheciam a procedência.

3- Agulha no olho

3

Na idade média os casos de catarata eram resolvidos empurrando a córnea do paciente pro fundo do olho com uma agulha. Quando a medicina islâmica começou a influenciar as práticas européias (HÁ! Por essa você não esperava!) começaram a usar uma seringa hipodérmica começou a ser usada para fazer a sucção da catarata.

4-  Ferro quente para hemorroidas

4

Existia até o patrono das hemorroidas na idade média. São Fiace foi um cara que teve as hemorróidas curadas milagrosamente através de um tratamento milagroso: ferro em brasa! Em virtude disso, as hemorróidas eram chamadas na idade média de ‘doença de São Fiacre’.

5- Anestesia

5

Nenhum desses métodos é mais chocante do que os utilizados para obter anestesia. Na verdade, a anestesia geral é algo que tem apenas 150 anos. Antes disso as pessoas recorriam a ervas grosseiras misturadas com vinho ou ao ‘dwale’, que em muitos casos trazia em sua mistura cicuta e ópio, ingredientes que, misturados de forma errada, levariam o paciente à morte.

6- Trepanação

6

Aqui temos um tratamento para aliviar a pressão e tratar problemas de saúde possivelmente provenientes do interior da cabeça. Trepanação é um pequeno orifício aberto no crânio do paciente para expor a membrana externa do cérebro. Em 2000, dois homens nos EUA usaram essa técnica com uma mulher que sofria de síndrome da fadiga crônica e depressão.

7- Medicina astrológica

7

Nesse lance, os médicos se orientavam pelos calendários especiais desenvolvidos a partir do estudo da movimentação dos astros. Por volta de 1500, os médicos da Europa eram obrigados a avaliarem o horóscopo de um paciente antes de realizar qualquer intervenção médica.

8- Sangria

8

Sangria era a solução para quase todos os problemas. Qualquer que fosse o sintoma, a primeira recomendação era expulsar sangue venoso do corpo. Acreditava-se, na idade média, que praticamente todas as doenças eram causadas pelo excesso de sangue no corpo. Um dos métodos usava sanguessugas para tirar o sangue.

9- O parto

9

A igreja católica achava que o parto era uma lástima. Uma espécie de praga jogada contra a mulher na qual ela conceberia vida, mas sofreria agonias por isso. Tiveram épocas nas quais as parteiras eram perseguidas como bruxas, já que usavam métodos para aliviar a dor das pacientes.

Viu como o tempo, o interesse e aprofundamento nos estudos foram essenciais para o surgimento de uma medicina contemplativa? Imagine-se com o conhecimento que você tem, mas vivendo na idade média. Como você reagiria diante de uma médico, que seria alguém digno de fé, que optaria por te fazer sangrar par ate livrar do acúmulo de sangue no seu corpo porque isso curaria sua indigestão. Com você o convenceria do contrário?

Câmeras de segurança da Disneylândia flagraram algo bizarro que ninguém consegue explicar

Artigo anterior

7 hábitos mais bizarros praticados ao redor do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido