Entretenimento

9 coisas que provam que os anos 90 não foram tão bons quanto você pensava

0

Por mais que os nostálgicos que cresceram nos anos 90 amem idolatrar essa época e exaltar as coisas boas que viveram, muita coisa era bem pior do que parecia. Ao lembrar com empolgação do passado, as pessoas acabam mascarando os defeitos e deixam tudo bem diferente.

Naquela época, a gente não tinha acesso à internet com facilidade, por exemplo, e quando tinha, passava por muitos apuros. Para ouvir música e ver filmes, ou até mesmo para conversar com seus amigos, você tinha que confiar em outras tecnologias, bem mais complicadas de se lidar do que o celular que você tem hoje.

Se você é daqueles que diz que no seu tempo tudo era melhor, talvez seja bom dar uma olhada nessa lista e ver que nem tudo era tão glamouroso como parece no seu pensamento.

1 – Baixar uma música demorava horas

1

Hoje em dia, se você quer ouvir uma música basta procurá-la no YouTube ou Spotify e pronto, você já deu o play e está curtindo seu som. Nos anos 90 não era bem assim. Você precisava conseguir baixar um programa de downloads (o que por si só já durava uma eternidade) e só ali procurar a música. Até você realmente conseguir ouvi-la, já teriam se passado alguns dias.

2 – E baixar séries era impensável

2

As séries que você baixa ou acompanha nos serviços de streaming hoje em dia estão a poucos cliques de distância. Naquele tempo, ninguém cogitava esse tipo de hábito e você tinha que contentar com o que passava na TV. Se você não tivesse TV a cabo, as opções eram tão limitadas que talvez você nem conhecesse o conceito das séries de TV gringas, que hoje deixam os fãs malucos.

3 – A internet não podia ser usada a qualquer momento

3

Já era difícil alguém ter internet em casa, mas quando tinha, era limitada. A internet e o telefone dividiam a mesma linha e os dois não podiam ser utilizados ao mesmo tempo. Além disso, a cobrança da internet em horários comuns era muito alta. Pra ter liberdade você devia esperar passar da meia noite ou a chegada do fim de semana.

4 – Para usar telefone na rua você precisava ter moedas

4

Todo mundo anda com um – ou até mais – celular no bolso. Com ele você pode realizar diversas tarefas e se comunicar com as pessoas de várias formas. Nos anos 90, você iria precisar recorrer a um orelhão se quisesse se comunicar com alguém enquanto está na rua e pra isso ainda precisaria gastar algumas moedas para bancar sua ligação.

5 – E ainda precisava ter os números decorados

5

Como se não bastasse a dificuldade para poder ligar para alguém, você ainda precisava ter os números dos seus contatos guardados na cabeça. Os mais esquecidos até andavam com pequenas agendas telefônicas para poder ter acesso a mais números do que a memória permitia.

6 – Você precisava fazer faxina no seu mouse

6

Usar computadores nos anos 90 deixava seu mouse nojento. Antes da popularização dos mouse ópticos, existia uma pequena bolinha na parte de baixo que fazia o aparato funcionar por meio de rolamentos e engrenagens. O grande problema é que muita sujeira era reunida no lugar, fazendo o mouse parar de funcionar e implorando por uma faxina.

7 – E precisava das revistas de informática para usar programas de computador

7

O acesso a aplicativos e jogos para computador era bem mais complicado naquela época. Mesmo quem tinha acesso a lojas especializadas, precisava desembolsar muita grana se quisesse softwares originais e completos. Uma alternativa era comprar revistas de informática que traziam dezenas de programas para você usar e testar.

8 – Para ver filmes você precisava passar horas numa locadora

8

Se hoje você só precisa de alguns cliques para abrir a Netflix e colocar um filme para se divertir, naquela época você precisava sair de casa e passar em alguma locadora. A experiência de se aventurar pelo catálogo disponível até poderia ser a mesma, mas a dificuldade de sair de casa complicava tudo.

9 – E não conhecia os lançamentos do cinema até eles realmente estarem em cartaz

9

Com os filmes nos cinemas as coisas também eram bem diferentes. Hoje as notícias, fotos e trailers já começam a circular até mesmo anos antes dos filmes entrarem em cartaz. No passado, vários filmes só chegavam ao nosso conhecimento quando chegavam às salas de cinema, sem nenhum alarde prévio feito na internet ou outros meios de comunicação.

Pode até ser que na sua lembrança as coisas fossem um pouco mais charmosas, mas parece que existiam vários impasses, não é mesmo? Naturalmente experiências marcantes deixam tudo mais bonito na sua mente, mas na hora de pensar bem sobre o passado, realmente tinha muita coisa complicada hein.

9 coisas que os ateus estão cansados de escutar

Artigo anterior

O que acontece quando um clareamento dental dá errado?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido