Curiosidades

9 razões bíblicas pelas quais o Inferno pode não existir

0

Para qualquer cristão, o inferno é a maior ameaça que existe. Para aqueles que não cumprem com os mandamentos e não procuram ter uma vida dedicada ao bem e ao próximo, a eternidade pode estar condenada a um lugar de sofrimento eterno, onde os pecadores são enviados após a morte.

A concepção em torno da ideia de “crime e castigo” é extremamente difundida e faz parte da percepção básica da religião na cultura popular. O que pode ser surpreendente é que na Bíblia não há indícios lá muito convincentes para sustentar esta crença.

Veja abaixo algumas razões que bíblicas de que o Inferno pode mesmo não existir e confira se você concorda com algumas destas possibilidades.

9 – A Bíblia apenas menciona

stairs-735995_640

A maioria da pessoas que acredita na ideia de inferno irá dizer-lhe que é um lugar de castigo para os pecadores e malfeitores. Mas será que essa ideia tem uma base bíblica? De acordo com Romanos 6: 7, “aquele que está morto está justificado do pecado”. Assim, se os pecados de uma pessoa são apagados com a sua morte, por que haveria punição adicional do Inferno? Bem, Romanos 6:23 prossegue afirmando que “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” Note-se que não há nenhuma menção de pecadores sendo condenado à eterna tortura, eles simplesmente não recebem a recompensa por uma vida justa.

Da mesma forma, 2 Tessalonicenses 1:9 diz que a punição para aqueles considerados ímpios não é tortura de fogo, mas a destruição; João 3:36 diz algo parecido: “afastados da presença do Senhor e da glória do seu poder”, declarando que os pecadores “não verá a vida [eterna].” Enquanto isso, Judas 1: 7 menciona “fogo eterno”, mas apenas no contexto de Sodoma e Gomorra, que foram literalmente destruídas pelo fogo eterno da ira de Deus. Assim, restam apenas raras menções no Livro de Apocalipse e duas nas parábolas de Cristo como a base bíblica para o inferno de fogo da imaginação popular. Mas se um lugar de tormento eterno foi realmente concebido como um componente integral do Cristianismo, não é estranho que a Bíblia pareça não prestar muita atenção a ela?

8 – Punição eterna não faz sentido bíblico

hands-1124699_1280
De uma perspectiva cristã, a ideia de Inferno não é apenas cruel e incomum, mas totalmente excessiva. Será que um Deus descrito na Bíblia como “um Deus de verdade e sem iniquidade; justo e reto” acharia a punição infinita justo e correta? 1 João 4: 8 afirma que Deus é o próprio conceito de amor. Será que um pai amoroso iria torturar eternamente seu filho como castigo, mesmo que o filho tenha feito algo muito errado? Deuteronômio 19:21 cita o famoso “olho por olho”, um princípio da igualdade de punição que parece um pouco fora de sincronia com a ideia de tormento literalmente infinito como retribuição pelos pecados de uma vida.

O inferno de fogo de imaginação popular parece ainda mais duro depois de considerar as palavras de Deus em Jeremias 07:31: “Eles construíram os altos de Tofete no vale de Ben-Hinom, para queimarem seus filhos e filhas no fogo. Algo que eu não ordenei, nem passa pela minha mente “. Se a ideia de seres humanos sendo queimados em incêndio é tão desagradável a Deus, a ponto dele nunca cogitar, então qual a razão para o inferno?

7 – Muitas referências ao inferno foram erros de tradução

bible-easter-1281216_1280
Quando se trata de equívocos sobre o Inferno, a popular versão do século 19 do Rei James da Bíblia é campeã. Nela, por exemplo, o profeta Jonas estava na competição “barriga do Inferno”, enquanto Davi insiste que Deus estaria com ele até mesmo no inferno. Até mesmo Jesus  desce até o Inferno após a sua morte na cruz. Isto, obviamente, não faz sentido. A Bíblia afirma repetidamente que o Inferno, o que quer que ele seja, envolve a separação de Deus.

Então, por que Jesus passaria por lá e por que Davi estava tão certo de que Deus estaria com ele lá? Na verdade, se Deus está com Davi, por que ele estaria no inferno, em primeiro lugar? A resposta é que estava versão da Bíblia teria traduzido diversas palavras gregas e hebraicas para o termo Inglês “Inferno”. As palavras em questão são Hades, Seol, Tártaro e Geena, que provavelmente têm significados muito diferentes em seu contexto original. A Nova Versão Internacional refere-se ao Inferno 15 vezes, um discrepância gritante em relação às 54 vezes nas Bíblias do século 17.

6 – “Geena” é controversa

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Então, se “Hades” e “Sheol” não correspondem a percepção moderna do Inferno, “Geena” é certamente o termo bíblico na maioria das vezes traduzido como “inferno”. A palavra em si é uma tradução grega dos termos hebraicos ge-Hinnom e ge-ben-Hinom, que significa “vale dos filhos de Hinom” e se referem a um vale real nos arredores da antiga Jerusalém. O vale aparece pela primeira vez no Antigo Testamento, como a localização de sacrifícios pagãos de criança. Na época de Jesus, o termo foi aparentemente usado metaforicamente para se referir a um lugar de destruição de fogo, e Jesus usa-o 11 vezes neste contexto.

É interessante notar que o hebraico não tinha palavra para tal conceito e Jesus aparentemente não sentiu necessidade de introduzir um, preferindo fazer alusões históricas. Ou talvez não. Segundo alguns estudiosos, o vale da Geena estava constantemente em chamas na época de Cristo. quando ocorreram incêndios que consumiram o lixo da cidade e os corpos de criminosos e os desonrado. Esta tradição é bastante antiga, mas não é suportado por qualquer prova real ou relatos antigos, embora seja estranho que Jesus se refere a corpos sendo destruídos no inferno. No entanto, nenhuma das referências de Cristo a Geena sugere qualquer tipo do tormento eterno.

5 – Jesus não inventou sua parábola sobre o Inferno

jesus-1250035_1280
Então, a ideia de um inferno de fogo seria completamente alheio à Bíblia? De modo nenhum. É direito lá, na parábola Lázaro e o Homem rico, conforme registrado em Lucas 16: 19-31. Na história, um homem rico vive ignorando um mendigo, chamado Lázaro. Mas o par experimenta uma dramática inversão de papéis após suas mortes, quando Lázaro é levado pelos anjos para uma existência bem-aventurada no seio de Abraão, enquanto o homem rico se vê atormentado em um fogo ardente. O homem rico pede a Lázaro que tenha piedade dele e traga um pouco de água, mas Abraão observa que o homem rico teve uma grande vida e nunca teve pena de Lázaro. Abrão também se recusa a ressuscitar Lázaro, para avisar a família do homem rico para mudar suas maneiras, argumentando que eles podem optar em seguir os profetas ou não, mas testemunhando um milagre, mas testemunhar um milagre não irá torná-las pessoas boas.

Este é provavelmente o mais próximo que a Bíblia começa com a concepção moderna do Inferno. No entanto, é importante notar que a Bíblia não a apresenta como uma história verdadeira ou um aviso direto sobre a vida após a morte. Parábolas de Cristo são claramente histórias fictícias destinadas a transmitir uma mensagem. Os estudiosos há muito tempo identificaram um esboço geral (um mendigo é recompensado após a morte, enquanto um homem rico é punido) como um conto popular egípcio que se tornou popular entre os professores religiosos judeus como os fariseus, ao ponto da literatura judaica primitiva conter pelo menos sete versões do isto.

4 – Os outros versos não são conclusivos

inferno

A Bíblia também contém uma referência a tortura de fogo eterno em Apocalipse 20: “Atormentado dia e noite para todo o sempre” 10-15, que se refere a um “lago de fogo e enxofre”, onde as entidades envolvidas, aparentemente, são “morte” e “Hades”, ou seja, não são seres reais, capazes de experimentar o sofeimento. Em outras palavras, este é o simbolismo. Assim como estas entidades não são pessoas literais, tudo indica que o local “inferno” também não o seja. Como consta na parábola da ovelha e os bodes, do livro de Mateus. Na história, Jesus aparece para falar do Juízo Final, quando os pecadores serão banidos “para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” Esta seção do sermão / parábola é bastante direta e claramente não parte de uma história de ficção como o homem rico e Lázaro. A parábola termina com uma aparente referência ao tormento sem fim: “Então [os injustos] irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.” Por estas razões, Ovelhas e Bodes é geralmente considerada a passagem-chave da Bíblia por trás do concepção popular de inferno.

No entanto, muitos teólogos argumentam que essa interpretação da ovelhas e bodes contradiz uma série de outros versículos bíblicos que explicam o destino dos ímpios no Juízo Final como a destruição de fogo através de “a segunda morte.” Se os injustos são destruídos, eles não podem ser atormentado para sempre. Alguns estudiosos bíblicos argumentam que, enquanto o fogo da punição é descrito como eterno, isso não significa que os ímpios serão punidos lá por toda a eternidade. Em vez disso, a punição é a destruição total do fogo sagrado, que sempre existiu.

Em outras palavras, a punição eterna ( “aionios kolasis”) durou para sempre, mas o próprio castigo é simplesmente destruição imediata. Testemunhas de Jeová e outros grupos que não acreditam no inferno vão ainda mais longe, argumentando que a palavra kolasis não deve ser traduzida como “castigo”. Citando sua derivação a partir de um termo grego para poda de árvores, eles sugerem que seria melhor ser traduzida como “cortar”, “destruição”, ou mesmo “morte”. A última interpretação entende “aionios kolasis” como “morte eterna”, fazendo um bom contraste com a “vida eterna”, prometida aos justos.

3 – Nem mesmo os padres concordariam com o Inferno

church-233564_1280 (1)
Pode ser surpreendente, mas nem mesmo os antigos líderes do Cristianismo concordavam entre si sobre a existência do inferno. Justino Mártir, Clemente de Alexandria, Tertuliano e Cipriano estavam entre aqueles que consideraram que o Inferno era um lugar literal de tormento ardente. Orígenes e Gregório de Nissa discordavam, acreditando que o inferno era simplesmente a separação de Deus. Embora a ideia da condenação eterna de fogo existia antes mesmo do Apocalipse apócrifo do século II de Peter, não parece ter-se tornado dominante no pensamento cristão até por volta do século V AD. Ironicamente, essa visão foi fortemente inspirado por um não-cristão, o filósofo e matemático grego Platão, a quem o historiador francês Georges Minois atribuiu “a maior influência sobre as visões tradicionais do inferno” de todos os primeiros filósofos.

2 – Alguns aspectos do Inferno são notavelmente não cristãos

inferno
Platão pode ter tido o papel mais importante, mas as influências não-abraâmicas do Inferno datam um longo caminho antes mesmo dos gregos pioneiros da filosofia. A religião egípcia antiga, por exemplo, falava de uma caverna que contém um “lago de fogo” onde as almas dos ímpios foram punidos por suas transgressões. Os primeiros mesopotâmios também acreditava em um submundo subterrâneo, mas não necessariamente tratava-se dee um lugar de castigo eterno.

Uma comparação particularmente interessante pode ser feita entre a ideia popular de inferno e Zoroastrismo, uma religião antiga, originária no que hoje é o Irã. Nos primeiros textos zoroastristas, as almas dos pecadores são julgadas após a morte e condenadas ao castigo eterno no submundo, que o Livro de Arda Viraf descreve como um poço cheio de fogo “, fumo, mau cheiro e demônios.” As almas são torturadas de acordo com a gravidade dos seus pecados em vida e toda a coisa é presidida por Angra Mainyu, o grande espírito do mal .

1 – O Inferno não passa de uma tática de intimidação

fire-492672_1280
Enquanto as religiões como as Testemunhas de Jeová e Adventistas do Sétimo Dia não ensinam a doutrina do Inferno, muitas igrejas e denominações ainda se agarram à ideia. Mas por quê? Não se pode negar que, ao longo da história, a ideia do Inferno tem sido usada como uma tática de intimidação para manter as pessoas na linha. Um pregador do século 18 chamado Jonathan Edwards tornou-se famoso por seu sermão de fogo e enxofre “Pecadores nas mãos de um Deus irado”, que advertiu que Deus poderia “lançar pecadores ao inferno a qualquer momento.” Mesmo nos tempos modernos, a crença “você vai para o inferno” é comum, com descrições vívidas de ranger os dentes, os gritos dos condenados, e o odor de carne escaldante.

5 casos terríveis de canibalismo no Brasil

Artigo anterior

Conheça a história aterrorizante de Anna Göldi, a última bruxa na Europa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido