Mundo afora

Como vai ser a vida no Reino Unido após a saída da União Europeia?

0

Na madrugada desta sexta-feira (24), os britânicos votaram uma decisão histórica para o Reino Unido. O referendo decidiu que o país irá deixar a União Europeia, na maior mudança política recente da Grã-Bretanha e da Europa.

A votação ocorreu no todo Reino Unido, onde a vitória para sair da União Europeia foi constatada na maioria dos territórios, com total 52% aprovando a saída. Apenas na Escócia, em Londres no sudeste da Inglaterra houve votação para a manutenção do país no bloco.

Mas o que a saída do Reino Unido da União Europeia realmente representa para o país e para o mundo? Quais os efeitos imediatos e a longo prazo da decisão?

O que acontece de imediato?

David Cameron

Com o anúncio do resultado, o valor da libra esterlina teve a maior queda da história, desde 1985. A moeda chegou a cair mais de 10% e bateu 1,3228 dólares. Por volta das 17h de Brasília, a moeda tinha conseguido uma pequena alta e valia 1,3648, o equivalente a R$ 4,6092.

Além da queda da moeda, a decisão provocou a saída do premiê britânico David Cameron do cargo. Ele havia liderado uma campanha que defendia a permanência do país no bloco e decidiu renunciar ao cargo. Apesar disso, ele ainda fica na função por algumas semanas, para não comprometer a segurança política e econômica do Reino Unido.

O que acontece depois?

eu_3083694b

Apesar dos primeiros impactos políticos e econômicos, nada realmente acontece nos momentos iniciais após a decisão. O governo do Reino Unido precisa definir o que fazer a seguir, para definir os próximos passos do país.

A princípio, o país ainda não deixa a União Europeia. Segundo o tratado de Lisboa, o Reino Unido tem até dois anos para desenvolver os trâmites legais e realmente deixar o bloco formalmente. Para chegar lá, serão necessárias algumas negociações do país com a União Europeia.

É preciso renegociar os acordos de mercado e de livre circulação de europeus, por exemplo. Além disso, a presença de britânicos em países europeus e de estrangeiros dentro do Reino Unido precisam ser regulamentadas.

Qual o efeito na vida dos brasileiros?

brazil-and-united-kingdom-friendship-flag-pin-badge-t846-2261-p

Para o brasileiro comum, nenhuma mudança direta irá acontecer. Entretanto, se for alguém que vive no Reino Unido ou circula pela região com passaporte europeu, pode ter que ficar atento às novas regulamentações que os acordos gerarem.

Brasileiros que tem passaporte de países europeus, que não o Reino Unido, agora poderão ter problemas de livre circulação na região. Porém, como tudo ainda é muito prematuro, é preciso esperar novos acordos e renegociações entre os governos locais.

O que muda na vida das pessoas?

UK-driving-licence-generic

Efetivamente, os maiores afetados serão os britânicos que vivem em outros países da União Europeia, assim como os estrangeiros que vivem dentro do Reino Unido. Quem já tem visto permanente, pode não ser atingido, mas se for um cidadão que usa do Certificado de Residência Permanente para Cidadão da União Europeia, tem que ficar de olho nas novas regulamentações que serão definidas.

Além disso, os cidadãos britânicos que tem documentos com identificação da União Europeia poderão ter que refazer seus documentos. Como a decisão ainda é muito recente, é preciso aguardar. A primeira suposição é que os documentos mantenham suas datas de validade, mas sejam renovados com uma nova cara, e validade apenas local.

7 confissões de psiquiatras sobre pacientes com doenças mentais

Artigo anterior

7 coisas que você só vai entender se é meio merda em tudo o que faz

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido