Ciência e TecnologiaCuriosidades

Conheça o lado bizarro dos tratamentos de beleza do século passado

0

Embora hoje em dia a procura pela beleza seja uma questão sem limites – uma vez que todo mundo anda “caindo nas graças do bisturi” – a verdade é que as mulheres sempre foram vaidosas. No começo, claro, os tratamentos de pele e cabelo eram feitos em casa, com produtos tirados na natureza e com engenhocas nada funcionais.

Mas, com a chegada da eletricidade e com o desenvolvimento de tecnologias, as clínicas e salões de beleza começaram a lotar, especialmente no início do século 20. (Clique aqui e veja também alguns dos mais sinistros tratamentos médicos do passado que ainda existem).

Foi, exatamente nessa época, que começaram a aparecer inúmeros equipamentos sinistros voltados para a beleza feminina, que prometiam milagres e que, além da aparência estranha, pareciam proporcionar longas sessões de puro sofrimento em nome da estética. Abaixo você vai poder conferir alguns desses equipamentos do passado, usados em procedimentos de beleza, mas que se pareciam mesmo com máquinas de tortura. Veja:

1. Babyliss

1

Antes não existiam as máquinas pequenas e portáteis para fazer cachos nos cabeços. O jeito era ir ao salão e enfrentar uma dessas “marmotas”, que mais pareciam uma máquina para eletrocutar pessoas!

Veja, por outro ângulo, como a mulherada costumava ficar nos salões:

2

2. Máscara Facial

3

Esse é apenas um dos modelos que existiam de máscaras faciais e que prometiam tratamento aprofundado da pele. Além, claro, do tão sonhado rejuvenescimento!

3. Máscara Facial 2

4

Essa era mais justa ao rosto e era também usada para deixar alguma substância – como hidratante – agir no rosto. Para o pessoal da época, essa mascara tinha o poder de ativar a parte boa dos produtos de pele com mais rapidez.

4. Máscara Facial 3

13

Como você vê, essa máscara tinha acoplados pequenos compartimentos, onde substâncias líquidas eram colocadas para o tratamento. Aos poucos a pele ia recebendo esse produto. A intenção era deixar a “cútis” mais macia e hidratada.

5. Máscara Facial 4

8

Esse é um modelo mais aterrorizante que os anteriores, levando em consideração que o rosto inteiro da pessoa está encoberto e mal dá para saber se ela está respirando bem. Que medo!

6. Depilação

5

Acha que cera quente dói e que lâminas são incômodas? Talvez então você prefira esse método antigo. Tudo se resumia em uma cadeira, onde as mulheres encaixavam suas pernas e que grandes rolos giratórios, muito parecidos com molas, iam passando e tirando os pelinhos, à medida que as peças cilíndricas iam subindo e descendo. Será que doía?

7. Limpeza de Pele

6

Outro aparelho que mais parece máquina de tortura é esse da foto. Ele cuidava em tapar os olhos das pessoas, bem como a boca e as entradas do nariz, para que o produto usado e o laser não fizessem mal.

8. Covinhas

7

Sim, as covinhas sempre foram objeto de desejo das mulheres. Embora hoje em dia existam métodos mais rápidos para ter sua própria cova nas bochechas, como você já viu em uma outra matéria que fizemos; no passado o método era um pouco mais doloroso e, claro, ineficiente. A pessoa ficava com esse ferro machucando as laterais do rosto por longos períodos de tempo. Mas, lógico, a pele acabava desmarcando e a covinha saía em algumas horas.

9. Secadores de Cabelo

9

E que tal ter uma sessão de ventos quentes para secar os cabelos e ajudar a modelar as madeixas? Esse sim era bizarro, hein?

10. Peeling

10

Essa foi uma das primeiras tecnologias capazes de fazer peeling na pele, que é a retirada de partículas sem vida da “cútis”. Note que a máquina mais se parecia com um aparelho de sucção. Muito engraçado!

11. Calibrador de beleza

11

E, para as mais “encabuladas”, depois que passassem por todos esses métodos e tratamentos, havia ainda o Calibrador de beleza, que media todas as proporções de seus rostos. O aparelho foi criado por Max Factor, um dos primeiros visagistas e maquiadores do século 20.

Como é o cardápio do McDonald’s ao redor do mundo? Descubra aqui

Artigo anterior

15 armas secretas do passado inacreditáveis

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido