História

Conheça razões cientificas pelas quais os vampiros podem ser reais

0

E quem nunca morreu de medo de vampiro quando era criança? Toda criança morria de medo, e até hoje algumas pessoas tem  medo mesmo depois de crescidos. Os vampiros são criaturas mortos vivos e sobrenaturais. Embora entidades vampíricas tenham sido registradas em várias culturas, o termo vampiro apenas se tornou popular no início do século XIX, após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes.

Esse aumento de superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria coletiva, resultando em alguns casos na perfuração de cadáveres com estacas e acusações de vampirismo.

Embora vampiro seja um ser mitológico ou folclórico, que sobrevive se alimentando da essência vital de criaturas vivas (sangue), existem algumas coisas que podem sim provar que os vampiros existem. Isso porque em uma noite escura, quando caía uma forte tempestade, o neurologista espanhol Juan Gomez Alonso estava assistindo um filme sobre vampiros, quando percebeu algo estranho.

002

Ele simplesmente notou que os vampiros se comportam como as pessoas que tem raiva. O vírus ataca o sistema nervoso central, alterando o humor e comportamentos das pessoas infectadas. Quem sofre de raiva pode se tornar agitado e demente, e assim como vampiros, seu humor pode ficar violento.

A raiva pode ter vários sintomas dos vampiros, como a insônia, o que explica a ação noturna dos vampiros. Pessoas com raiva também sofrem de espasmos musculares, que podem levá-los a cuspir sangue. O mais impressionante é que esses espasmos são desencadeados por luzes, água, cheiros fortes, como o cheiro do alho.

Depois de assistir os filmes de Drácula algumas vezes, o Dr. Gomez Alonso se sentiu compelido a continuar estudando o folclore do vampiro e do histórico médico da raiva. Eventualmente, ele descobriu uma ligação ainda mais profunda entre os dois fenômenos: as histórias de vampiros ficaram famosas na Europa exatamente na mesma época que certas áreas estavam passando por surtos de raiva. Isso foi particularmente verdadeiro na Hungria entre 1721 e 1728, quando uma epidemia atormentou cães, lobos e humanos, o que acabou deixando o país em ruínas. Gomez Alonso teorizou que a raiva realmente inspirou a lenda dos vampiros, e sua pesquisa foi publicada pela revista médica Neurology em 1998.

004

A raiva tem como características ser transmitida por animais contaminados, o que pode ter creditado aos vampiros a capacidade de metamorfose. Na época, por falta de conhecimento, as pessoas se “certificavam” que a pessoa era um vampiro quando encontravam um cadáver com sangue fresco saindo pela boca (um dos sintomas da raiva). Hoje, todos nós sabemos que após a morte, a putrefação acaba expelindo sangue.

Mas por falar em vampiros, vocês já ouviram falar da história do verdadeiro Conde Drácula? Apesar de ser um dos vampiros mais famosos da história, o Conde Drácula era apenas um personagem literário. No entanto, para quem não sabe, o personagem foi inspirado na história de um homem real. Conhecido como “Vlad, o Empalador”, o cara era muito mau e teria sido o responsável pela morte de mais de 100 mil pessoas, muitas empaladas e queimadas vivas. Outro costume de Vlad era convidar pessoas comuns para banquetes e, então, empalar todo mundo e saborear pedaços de pão molhados no sangue de suas vítimas.

003

Vlad tinha “Dracul” como sobrenome, por causa de uma afiliação de seu pai com uma organização militar cristã, chamada Ordem do Dragão. Dessa forma, o homem era um guerreiro que lutava por sua fé e não se abalava diante de crucifixos ou água benta, como pregam as histórias de vampiros. Conforme os relatos históricos, ele foi morto pelos turcos, no século 15, durante uma batalha. Seu corpo foi decapitado e a cabeça ficou exposta em uma estaca a mando do sultão.

É amigos, realmente os vampiros podem ter existido, mas não exatamente como a lenda conta, uma prova disso é a história que acabamos de contar do Conde Drácula. Agora, se alguém tiver alguma prova de que os vampiros realmente podem ter existido como nas lendas, deixe o comentário aqui pra gente!

10 coisas que todo mundo que é pobre já fez

Artigo anterior

A verdadeira origem do Ursinho Pooh e seus amigos vai deixar a sua infância em pedaços

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido