Entretenimento

Domador captura cobra rei e encontra em sua cabeça um verdadeiro tesouro

0

Desde milhares de anos na história da humanidade, cobras e serpentes estão associadas a crenças e mitos. Grande parte deles tem sua origem na Índia, onde encantadores de cobras ficaram famosos por suas supostas habilidades de controle dos animais. A cena de um encantador tocando instrumentos para controlar cobras, no entanto, é cada vez menos frequente nas ruas do país.

Graças à modernização e industrialização que alcançou a região, o interesse pelos shows dos encantadores de cobra está cada vez menor. Em partes por conta da correria do dia-a-dia, em parte por conta do desinteresse natural pela habilidade.

Porém, os encantadores de cobra ainda existem no país e costumam ser chamados quando um desses animais aparece acidentalmente dentro de uma residência ou alguém é atacado por uma criatura. Em algumas regiões, as pessoas ainda preferem recorrer a esse tipo de especialista, ao invés de ir para um hospital, em casos de picadas de cobra.

Isso acontece porque acredita-se que esse profissionais possuem acesso à Naagmani. A estranha palavra dá nome a uma pedra mística, rara e preciosa que dizem que pode ser encontrada na cabeça de algumas espécies de cobras, como no vídeo abaixo.

Segundo a crença, quando uma cobra vive por muitos anos sem colocar para fora o seu veneno, ele se solidifica numa pedra que possui habilidades especiais. Essas cobras podem sair durante a noite e vomitar as pedras preciosas para atrair presas e se alimentar em momentos de dificuldade.

A pedra, localizada na cabeça ou na cauda das cobras, também costuma ser retirada por especialistas, para oferecer propriedades de proteção.

Depois de retirada, a pedra pode ser utilizada no tratamento de picadas de cobra, supostamente por contar traços de venenos e conseguir combater os efeitos deles em nossos corpos. Basta colocar a pedra sobre de uma picada, deixar que ela se prenda no ferimento e remova todo o fluido tóxico, até que livre a vítima completamente de ameaças.

Com o veneno removido, a pedra cai sozinha e o paciente está curado milagrosamente. A pedra, então, deve ser lavada com leite para que fique limpa e possa ser utilizada novamente em outras picadas.

Parece mesmo incrível, exceto que nada disso é verdade.

Basicamente, essas pedras são feitas de material poroso e quando colocadas ao lado das picadas úmidas, se conectam à pele e absorvem os fluidos por meio de um processo chamado ação capilar. É o mesmo processo que acontece quando você, por exemplo, coloca a ponta de um papel toalha em contato com a água e vê ele absorvendo o líquido até ficar completamente molhado.

A verdade é que a pedra não possui essa propriedade e, quando parece funcionar, está apenas confiando nas estatísticas. De mais de 3 mil espécies diferentes de cobras, apenas 600 são venenosas e menos de 200 representam ameaça para a vida humana. Considerando isso, as chances de uma picada grave já são pequenas. além disso, acredita-se que cerca de 20% dos ataques de cobras venenosas são consideradas “picadas secas”, picadas defensivas que não contam com a injeção de veneno. Assim, se a pedra for usada em todos os casos de mordidas de cobra, existe uma boa chance que não exista ameaça real, de fato.

Quando algumas cobras são observas, no entanto, de fato é possível encontrar algumas pedras em seus corpos. Tirando os casos em que há manipulação e enganação de trapaceiros, as pedras podem se tratar de sialolitos.

A sialolitíase refere-se à formação de pedras nas glândulas salivares. Quando secreções ficam estagnadas ou as glândulas são obstruídas por alguma razão, patológica ou não, as formações podem surgir na forma de inflamações e cálculos. O problema pode acontecer não só em cobras, mas em todas as criaturas com glândulas salivares, como humanos. As pedras, porém, não possuem habilidades mágicas ou especiais.

Apesar de famosas, principalmente no oriente, as lendas sobre pedras especiais retiradas de cobras ainda não encontrou provas científicas. O que achou dos casos? Comente com a gente e compartilhe o conhecimento divulgando o link e marcando amigos nos comentários!

5 formas de melhorar os filmes de Transformers

Artigo anterior

12 imagens que mostram como os personagens da Disney seriam se vivessem em 2017

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido