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É verdade que o velocímetro trava na velocidade que ocorreu o acidente?

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Quando ocorre um acidente automotivo, peritos são enviados para verificar ou esclarecer as causas do acidente. Só que existe algo que poucas pessoas sabem: a maneira que é descoberto qual a velocidade de um veículo durante a colisão. Existe o rumor de que o velocímetro “trava” na velocidade em que o veículo bateu. Isso é verdade?

A resposta é não. O velocímetro é ligado à roda dianteira ou à caixa de mudanças através de um cabo. Sua calibragem depende do diâmetro da roda e da relação de engrenagens da caixa de mudanças, para informar com precisão a velocidade. Isso significa que se houver algum problema nas peças que compõe o velocímetro, ele pode “travar”, como acontece nos acidentes.

Os velocímetros sempre marcam uma velocidade a mais

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No Brasil, por determinação da legislação de trânsito, os velocímetros de todos os veículos saem da fábrica sempre marcando mais do que a velocidade real do veículo. A chamada “faixa de tolerância” varia de acordo com a fabricante. Por exemplo: em velocidades até 80 km/h o velocímetro de um carro marca entre 3 km/h e 5km/h a mais do que a velocidade real.

Rodas x Velocímetro

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Outra coisa que altera ainda mais a diferença entre a velocidade marcada no velocímetro e a velocidade real é quando o proprietário decide trocar seu conjunto de rodas e pneus por outros mais altos que o recomendado pelo fabricante.

O motivo? Com o aumento do diâmetro do conjunto de rodas e pneus, o número de voltas será menor do que o utilizado para o ajuste do velocímetro e, consequentemente, a indicação de velocidade também será menor ou maior, dependendo do tipo de troca efetuada. É por esse motivo que muitos carros são multados por radares de velocidade embora no velocímetro esteja marcando a velocidade permitida para a via. No final das contas, o velocímetro trava na hora do acidente justamente por ter sido danificado.

 

 

 

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