Curiosidades

É verdade que os pelos crescem mais grossos depois que os raspamos?

0

Apesar de você já ter ouvido isso muito, é pura mentira. Quando raspa-se um pelo, ele nasce exatamente com a mesma grossura de antes – desconsiderando, é claro, mudanças hormonais que vêm com a idade, por exemplo. O que acontece é que todo tipo de pelo do corpo, do cabelo à barba, é mais grosso em sua base e fino à medida que cresce.

O que determina a grossura (ou diâmetro) de um pelo, por sua vez, é o bulbo capilar, o local de onde o pelo surge. E, a não ser em métodos como na depilação com cera ou pinça, o bulbo não é retirado, e portanto o pelo não tem como mudar de formato. Quando ele é retirado, por sua vez, a tendência é o oposto do que se acredita: que ele nasça mais fino, e não mais grosso, já que não existe um pedaço de pelo bem desenvolvido ali para servir de base.

peak-beard-635

Entretanto, se esse processo não for constante, logo a estabilidade do bulbo é recuperada e a grossura volta ao normal. Quando arrancado o bulbo, os pelos demoram mais para crescer, pois sua raiz fica numa área mais profunda da pele e precisa de regeneração completa. É por isso que, no caso das mulheres, a depilação é um método doloroso, porém mais eficiente do que apenas raspar.

Para os homens, fica a dica: evite raspar pelos com a lâmina ao contrário do sentido em que crescem com exagero, pois isso pode fazer que o pelo fique curto demais e cause uma inflamação folicular – justamente no referido bulbo capilar.

7 mistérios que rondam a história da 2ª Guerra Mundial

Artigo anterior

Médicos encontram larva viva dentro de ouvido de paciente

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido