Mundo afora

Essa parece uma mesquita qualquer, mas ela esconde algo magnífico por dentro

0

Shah-e-Cheragh é um monumento funerário e mesquita localizado na cidade de Shiraz, no Irã. A construção guarda os túmulos de Amir Ahmad e Mir Muhammad, filhos do sétimo Imam e irmãos de Imam Reza. Amir Ahmad e Mur Muhamad foram perseguidos e mortos pelo califado no local da mesquita, no ano 835.

Os túmulos dos irmãos originalmente estavam num simples mausoléu, mas se tornaram um importante destino de peregrinos no século 14, quando a rainha Tash Khatun construiu uma mesquita e escolas religiosas no local. Depois da realização de reformas essenciais, a rainha ordenou que a construção fosse coberta de milhões de pecas de vidro colorido que iriam refletir a luz e adicionar brilho aos túmulos.

A construção foi realizada no século 12, assim como a cúpula principal da construção. Ele manteve a mesma forma por quase 200 anos, até que Tash Khatun decidiu realizar uma reforma no local. As mudanças incluíram a construção de um espaço para o público, uma escola e um túmulo para ela mesma, do lado de fora.

O nome Shah-e-Cheragh pode ser traduzido como “Rei da Luz” e é fácil entender o motivo. O interior do mausoléu coberto por milhares de pedaços de vidro e espelho refletem a luz por todas as direções, criam um ambiente incrível.

A mesquita é composta por dous minaretes (torres de mesquita onde os fiéis são chamados à oração) e uma grande cúpula. O telhado é suportado por colunas octogonais conectados por uma parede de pedras verdes cravadas em madeira. A entrada é guardada por uma porta pesada repleta de ouro com um painel de vidro ao centro. É comum que os peregrinos beijem e acariciem a porta quando entram ali.

Do lado de dentro, uma enorme cúpula cobre o santuário embutida com centenas de milhares de azulejos fabricados com detalhes e paredes cobertas com vários pedaços de vidro coloridos. Janelas altas e largas são cobertas de mosaicos e vidros quebrados que são refletidos nos espelhos. Nas paredes, por todos os lados, estão escritos versos do Alcorão. O chão de pedras verdes é coberto com tapetes vermelhos iranianos e o teto com lustres de cristal.

No centro da cúpula, está o túmulo de Syed Mir Ahmad. O túmulo é feito de mármore, coberto com uma estrutura metálica e cercada por prata. Além disso, aberturas de vidro mostram o interior da lápide. Versos do Alcorão também estão escritos aqui, em letras dourados num fundo azul, com flores cravadas no metal. Do outro lado da cúpula, está o túmulo de Mir Muhammad, semelhante ao do irmão mais velho, porém um pouco menor.

Confira mais algumas imagens da construção.

O que achou do interior da mesquita? Conte para a gente nos comentários!

Como 5 personagens invencíveis foram derrotados

Artigo anterior

10 coisas que toda pessoa desempregada precisa aguentar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido