Ciência e Tecnologia

Esse truque é capaz de fazer você sentir um “campo de força” em volta do seu corpo

0

E quem nunca teve a vontade de ter um campo de força em volta do corpo igual nós víamos nos desenhos animados quando criança? Sim, esse com certeza já foi o sonho de muita gente, inclusive de vários de vocês leitores da Fatos Desconhecidos, certo? Mas fiquem vocês sabendo que isso pode ser possível, ao menos a sensação de ter um campo de força nos rodeando. Já leu nossa matéria com os truque de mágica que deram errado?

Nossos cérebros estão cientes não apenas dos nossos corpos, mas também do espaço ao nosso redor. Existe um truque que pode fazer nós sentirmos uma sensação que pode se comparar com a percepção de um “campo de força”. Os neurocientistas já sabem a décadas que nosso cérebros contêm representações da área que nos rodeia, conhecido como espaço peripessoal. Isso nos permite agarrar objetos ao nosso alcance e ajuda a nos proteger.

002

Imaginem vocês andando em uma floresta e do nada topar de frente com um galho, você vai se abaixar, pelo fato do galho estar em sua visão periférica. Seu instinto vai te avisar para você, digamos assim, não bater a cabeça, e isso faz parte do espaço peripessoal, que te impediu de bater a cabeça.

As evidências neurocientíficas sobre o tal fenômeno apareceram em 1990, em estudos com animais. Michael Graziano, da Universidade de Princeton, New Jersey, e seus colegas gravaram a atividade elétrica dos neurônios no parietal e lobos frontais do cérebro de macacos, descobrindo que alguns neurônios ficam ativos não apenas quando um objeto toca a parte do corpo, mas também quando um objeto se aproxima do corpo.

Quando os pesquisadores estimularam diretamente tais neurônios, eles descobriram que os macacos se moviam para se defender, como por exemplo fazendo caretas e fechando os olhos, além de colocar o braço para proteger. Embora ninguém tenha repetido os experimentos em humanos, existe evidências de que certas regiões do nosso cérebro existem para lidar com o espaço peripessoal.

Truque para sentir um campo de força

Pelo menos, essa é a teoria. Para ter a sensação de um campo de força ao nosso redor, o cientistas usam a famosa ilusão da mão de borracha. Na forma padrão dessa ilusão, o experimentador usa um pincel para acariciar a mão de um voluntário (que é escondida das vistas dele) e outra mão de borracha visível. Ele acaricia as duas mãos que a cobaia está vendo (uma real e outra de borracha) exatamente igual, e em poucos minutos, a maioria das pessoas relatam que podiam sentir o toque as pinceladas sobre a mão de borracha, como se fosse real. Ficou confuso? Confira a experiência no vídeo abaixo:

Os pesquisadores descobriram que o experimento não funciona se a mão de borracha estiver muito longe da mão real. No estudo que envolveu 101 alunos, os pesquisadores fizeram uma mudança importante para o experimento. Eles mudaram as pinceladas da mão de borracha, deixando de encostar, mantendo as pinceladas iguais. Isso significa que os voluntários sentiram o toque em sua mão real, mas estava observando os movimentos da escova no ar.

Praticamente todos os voluntários afirmaram sentir uma força magnética ou “campo de força” entre o pincel e a mão de borracha, como se a escova estivesse tocando uma barreira invisível. “Nós podemos obter essa sensação estranha de não estar realmente de existir algo entre o pincel e a mão de borracha”, afirma Guterstam. Os voluntários também sentiram um senso de propriedade da mão de borracha.

004

A equipe ainda descobriu que a ilusão desaparece quando as pinceladas são cerca de 30 ou 40 centímetros acima da mão de borracha, o que parece ser uma distância do espaço peripessoal de qualquer parte do corpo. A ilusão também desaparece se existe uma barreira metálica opaca entre a mão e a escova de borracha. Porque a barreira faz com que seja impossível para a mão alcançar e agarrar qualquer coisa, ou para qualquer coisa bater na mão, o espaço acima agora não espaço peripessoal, explica Guterstam.

003

Os especialistas dizem que foi uma grande descoberta para a neurociência, e agora os especialistas podem ter uma maneira inteligente de obter o fenômeno através de uma ilusão, ou um “campo de força”.

E aí amigos, estão prontos para tentar fazer um campo de força a sua própria casa? Faça o experimento e comente aqui na matéria o resultado!

Por onde andam os gordinhos do DDD?

Artigo anterior

9 pequenos hábitos que toda pessoa inteligente tem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido