Ciência e TecnologiaCuriosidades

Esses são os 11 comportamentos humanos mais nocivos que existem

0

Nós humanos nos comportamos de formas diversas. Isso torna difícil que sejamos conhecidos por inteiro. Nem todo mundo nos conhece por completo. Esse é o fator que complica muitos relacionamentos. Esperamos que os outros sejam como achamos que os conhecemos.

Raramente conhecemos 100% de Alguém. E acredite, conhecer alguém 100% pode fazer com que você não goste desse alguém. Se gostar, isso é muito genuíno e digno de fé. Mas o fato é que todos demonstramos boa conduta e comportamentos questionáveis também.

Todos temos qualidades e pontos de melhoria e o importante é evoluirmos. Pra começar, vamos identificar os 11 piores comportamentos expressados pelos humanos.

1- Mentir

1

A ciência não conseguiu ainda precisar porque o ser humano mente tanto, mas conseguiu um encontrar algo relacionado entre a mentira e sua auto-estima. Cientistas da Universidade de Massachusetts descobriram que quando as pessoas sentem sua auto-estima ameaçada, eles imediatamente começam a mentir em níveis mais altos.

2- Auto destruição

2

Ao contrário da maioria dos animais de outras espécies, nós humanos desenvolvemos comportamentos que são prejudiciais a nós e aos nossos iguais. A ciência ainda têm procurado entender como uma espécie inteligente pode ser tão auto destrutiva e ter o desejo de destruição da vida e criação de outrem.

3- Violência

3

A violência é encontrada em registros de toda a história humana que conhecemos. Do ponto de vista dos historiadores, está em nossos genes. O ser humano deseja expressar e sentir agressividade. Do ponto de vista biológico, ela provoca reações em nossos centros de recompensa no cérebro. Contudo, evidências sugerem que nossos ancestrais eram mais pacifistas do que somos hoje em dia.

4- Roubar

4

O roubo pode ser motivado por necessidade, mas os cleptomaníacos roubam motivados puramente por emoções. Um estudo da Universidade de Medician de Minnesota, concluiu que, entre 43 mil pessoas, 12% confessou ter roubado pelo menos uma vez apenas por terem tido oportunidade.

5- Enganar

5

Estudos da Universidade de Adelphi, em Nova York, apontam que pessoas que defendem altos padrões morais estão entre os mais fraudulentos. Mas algo chama mais atenção na pesquisa. Os humanos que enganam mais são do sexo masculino e sua motivação é sexual. Ou seja, homens enganam mais afim de transarem.

6- Viciar-se

6

Uma pesquisadora da Universidade de Alberta relacionou as razões que causam propensão ao vício em humanos. Entre as principais estão: desafia seus limites, necessita de aceitação social, incapacidade de compreender verdadeiramente os riscos, visão individualista do mundo e também pré-disposição genética.

7- Bullying

7

Estudos apontaram que mais da metade das crianças na escola primária já sofreram bullying. Uma pesquisa européia de 2009 descobriu que as crianças que intimidam na escola intimidavam os irmãos em casa também. O que indica que a prática de bullying começa em casa.

8- Preguiça

Female student sleeping on sofa

Female student sleeping on sofa

E não é do pecado capital que estamos falando. Cientistas da Universidade de Ohio descobriram que a maioria das pessoas ficam em posição confortável enquanto planejam e protelam projetos. Esse comportamento caracteriza falta de coragem em engajar-se e medo de resultados, afirmam os cientistas.

9- Estressar-se

9

Stress pode ser mortal. Eleva o risco de problemas cardíacos e de câncer. Pode levar à depressão e, em muitos casos, leva consequentemente ao suicídio. É outro comportamento destrutivo exclusivamente humano, mas que, nem sempre está sob controle dos comandos individuais.

10- Jogos de azar

10

Os humanos são presas fáceis para os jogos que prometem e quase entregam a vitória. Um estudo publicado pela revista Neuron em 2010, mostrou que os jogadores compulsivos interpretam as coincidências e quase vitórias como eventos especiais e isto os incentiva a jogarem mais.

11- Fofocar

11

Os primatologistas de Oxford concluíram que julgar e falar sobre os outros é característico do ser humano e o acompanhou em sua evolução. Nós usamos a fofoca como “cola social”. Ela estabelece limites entre grupos e aumenta a auto-estima de quem fofoca. O objetivo da fofoca não é verdade ou precisão, isso torna ainda pior o comportamento.

Pra você, o pior comportamento humano está na lista ou você acredita ser outro que não está aí?

Polybius: o jogo misterioso que causa amnésia e pesadelos em quem joga

Artigo anterior

Os cérebros dos homens e das mulheres são realmente diferentes?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido