Curiosidades

7 frases que os pais jamais devem dizer aos seus filhos

0

Na hora de uma briga, no calor da emoção, muita coisa pode ser dita. Normalmente as pessoas entendem, um tempo depois, que tudo não passou de um mal entendido e que as frases ásperas foram um erro. Acontece, no entanto, que no caso de crianças, especialmente as bem pequenas, não há formas de voltar atrás. (Clique aqui e conheça 8 sinais de que você pode estar com depressão).

De acordo com especialistas, é por isso que os pais precisam ter paciência, respirar fundo e só então chamar os filhos para conversar. Essa é a melhor forma de evitar ofensas e agressões, além de ser a melhor maneira também de conseguir resultados positivos de um pequeno. Até porque, quando a raiva ou a contrariedade falam mais alto, é possível dizer algumas coisas expressamente proibidas de serem mencionadas a uma criança!

Veja, na lista que preparamos, o que você nunca, jamais, sob quaisquer circunstâncias, deve dizer a um baixinho:

1. Você nunca faz nada direito

1

Essa é uma afirmação pesada até mesmo para os adultos e, quando dita a uma criança, pode comprometer seus rendimentos futuros. Se o baixinho errou uma ou várias vezes, tente mostrar a ele que existem outras maneiras de se fazer o que lhe foi proposto.

2. Eu gostaria que você fosse mais parecido com seu irmão

7

Pessoas são completamente diferentes umas das outras, mesmo no caso de gêmeos idênticos. Então, não vale fazer comparações entre irmãos, independente da situação em que estiver sendo debatida!

3. Você é gordo/feio/idiota

4




Dizer para uma criança que ela tem características negativas é péssimo. Palavras assim podem destruir a auto-confiança que elas estão construindo. Além disso, os filhos acreditam nas frases que os pais dizem, especialmente quando são pequenos. Assim, preste atenção: existem outros jeitos de dizer aspectos negativos dos filhos e é sempre ideal reconhecer os pontos fortes do que enfatizar os fracos.

4. Eu tenho vergonha de você

3

Gritar, pular, correr e espernear em público são atos feios para os adultos, mas podem ser simplesmente um pedido de atenção por parte dos pequenos. Ao invés de bater ou mesmo dizer coisas pesadas, como essa frase clássica que destacamos, é possível fazer com que esses comportamentos sumam apenas dedicando maior tempo e atenção à criança.

5. Eu queria que você nunca tivesse nascido

6

Essa é uma das frases que não podem ser ditas nem de brincadeira! Toda criança precisa ser desejada e querida, independente dos erros que ela possa vir a cometer. Essa é realmente um expressão que pode trazer sérios problemas à cabecinha dos pequenos.

6. Eu cansei, não te amo mais

2

Quando é uma criança que diz isso, a atitude até é considerada normal, uma vez que elas são pequenos seres impulsivos e totalmente movidos pela emoção. Mas, quando quem fala isso é um adulto, a coisa muda de figura, até porque se trata de uma atitude infantil. A reação correta, de acordo com especialistas, é que os pais expliquem detalhadamente por que os seus filhos não podem fazer determinada coisa, e não responder a eles da mesma forma.

7. Não chore, não é nada sério

5

Subestimar os sentimentos das crianças é outra coisa abominável. Isso porque, embora sejam pequenas, elas são capazes de sentir tantas emoções quanto um adulto. Além disso, por ainda não serem maduras, ainda passam por outros tipos de medos e anseios próprios do crescimentos. Conflitos internos não devem ser desprezados, mas resolvidos da melhor maneira possível.

27 selfies tão ridículas que jamais deveriam existir

Artigo anterior

Americanos provam, pela primeira vez, que a telepatia existe!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido