CuriosidadesEntretenimento

O que acontece se alguém ficar um ano sem ver um chuveiro?

0

Tomamos banho todos os dias por questões psicológicas e sociais. Banho significa limpeza e cuidado. Mas nós também precisamos tomar banho todos os dias para não ficarmos doentes. Pelos poros de nossa pele saem suor e oleosidade proveniente da atividade das glândulas sebáceas. Todos os dias nossa pele se renova e as células mortas se acumulam. Por isso, banho é importante para remover impurezas e células mortas da pele.

Rob Greenfield, um ativista ambiental de 27 anos, realizou a experiência de ficar por um ano inteiro sem tomar banho usando os sistemas de água encanada. Seu desafio era ficar limpo usando apenas recursos hídricos naturais, tais como rios, lagos, cachoeiras e chuva. Quando não tinha recursos naturais, Rob utilizava-se de hidrantes ou torneiras com vazamento.

2-1024x682 3-1024x678

A ideia surgiu enquanto ele andava de bicicleta por toda a América para promover sustentabilidade e harmonia com a vida ecológica. Ele seguia viagem para San Diego, na Califórnia, onde vive, e tinha planejado inicialmente passar 100 dias sem chuveiro, mas como viu que a ideia era viável, estendeu o projeto para 6 meses e depois para um ano.

4--1024x682 11-1024x682 12-1024x682

O consumo de água per capita nos Estados Unidos é de 100 litros por dia. Greenfield disse que conseguiu usar em média 2 litros por dia durante um ano inteiro. Ele espera com isso encorajar as pessoas a viverem estilos de vida mais felizes e saudáveis. Greenfield atua ainda como diretor de uma empresa de marketing ambiental chamada Greenfield Gruop.

Durante a experiência, ele não só deixou de usar água encanada como utilizou apenas um pouco de sabão biodegradável, creme dental e óleos essenciais. Ele concluiu que o uso de colônias, desodorantes, shampoos e loções de todos os tipos são mera convenção social. Essa ideia é um fato já mostrado aqui na Fatos na matéria “Quantas vezes você realmente precisa tomar banho? (de acordo com a ciência)“. Com a chegada da indústria de produtos de higiene pessoal e claro, a publicidade, passamos a tomar mais banhos e consumir mais esses produtos.

13-1024x682
15-1024x682
18-1024x682

Greenfield também sentiu-se mais conectado com a natureza nesse processo. Tomar banho tornou-se sua hora favorita do dia. A hora em que ele desligava o stress da vida e ficava em sintonia com o que estava ao seu redor. Ao fim da experiência, ele chegou a San Diego e retomou a vida em casa.

Ele passou a consumir entre 10 e 20 litros de água por dia. Isto representa de 5 a 10 vezes menos do que um americanos médio consome. Com os banhos apenas em recursos naturais, Greenfield deixou de consumir mais de 5 mil litros das reservas convencionais de abastecimento, e garante que estava sempre feliz, rodeado de diversão, amigos e principalmente comunhão com a natureza.

Você toparia a ideia de só usar água de recursos hídricos naturais como fez Greenfield?

Qual foi o som produzido pelo teste da bomba de hidrogênio da Coreia do Norte?

Artigo anterior

8 túneis mal assombrados que possuem histórias macabras

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido