O que acontece se o remédio for injetado fora da veia? - Fatos Desconhecidos

O que acontece se o remédio for injetado fora da veia?

Ciência e Tecnologia | Curiosidades | 9 de outubro de 2015 por Magno Oliver

Atire a primeira febre quem nunca teve que ir ao hospital para tomar uma daquelas dolorosas e sofridas injeções. Essas agulhadas servem como uma forma de administrar determinadas substâncias ao corpo, da mesma forma que é tomar um remédio ou mesmo passarmos uma pomada em alguma área de nosso corpo, por exemplo.

Injeção é coisa séria e que pode mudar uma pessoa. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos isso para você. Você já imaginou ter uma visão noturna de forma natural? Uma injeção criada por biohackers pode fazer isso ser possível para você (Clique aqui e confira na matéria).

Para que uma dose de um remédio possa fazer efeito de forma correta e segura, uma injeção precisa ser muito bem aplicada. Mas o que acontece se o remédio for injetado em alguma parte do nosso corpo de fora da veia, por exemplo? O que acontece com o nosso corpo?

346230-Injeção-Intradermica-para-combater-estrias

Quando tomamos um remédio, por exemplo, o remédio passa primeiramente pelo processo de digestão para só depois ser absorvido junto com os alimentos que ingerimos. Já com uma injeção, ela age diretamente passando a dose para o sangue, fazendo com que o remédio se espalhe mais rapidamente.

O sangue transporta toda a carga da dose para todas as partes do organismo. Quando um remédio é ingerido, algumas substâncias podem ser destruídas, enquanto quando são injetadas, vão diretamente para o nosso organismo.

medium_4919795171-500x375

Injetado medicamento fora da veia, o desvio na seringa pode causar dor excessiva no local da aplicação, além de correr o risco de necrosar a pele. Isso também vai depender do tipo de substância que está sendo aplicada no corpo.

Uma injeção mal aplicada também pode causar inchaço na parte afetada ou até mesmo queimação. Os médicos recomendam que caso isso aconteça, você procure lavar o local com água limpa e sabão e mergulhar a parte atingida em água fria pelo tempo de 10 a 20 minutos. Colocar algum tipo de pano, objeto quente  ou mesmo aplicar qualquer outro tipo de remédio é terminantemente proibido.

jab_prep_1

Se caso o inchaço permanecer, a indicação é procurar o hospital o mais rápido possível. O risco de uma má aplicação pode deixar um ser humano paraplégico ou mesmo causa a morte. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Farmácia(CRF), Ronaldo Abrão, é importante que uma aplicação seja feita por uma pessoa qualificada como um médico ou um farmacêutico especializado.

Segundo ele, “A qualificação necessária para aplicação dá ao profissional a noção exata de quais são os locais apropriados para as aplicações; a diferença entre a injeção intramuscular e endovenosa (com aplicação na veia) para que não seja aplicada em local errado. Mesmo assim, aplicando no músculo, se for nas nádegas, por exemplo, há o risco de que esta agulha acerte o nervo ciático, provocando seqüelas durante toda a vida do paciente que foi lesado”.

Fonte: Conselho Regional de Farmácia
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários