O que realmente acontece quando você arranca um cabelo branco? - Fatos Desconhecidos

O que realmente acontece quando você arranca um cabelo branco?

Curiosidades | 11 de agosto de 2017 por Isabela Ferreira

O tempo passa mesmo pra todo mundo, não tem essa de ser jovem pra sempre e ninguém encontrou uma fonte da juventude, ainda. As coisas vão começando a mudar depois de anos e você vai percebendo que já não tem a mesma aparência e nem a disposição que um dia teve. Parece triste, mas nem é. Trata-se de um processo natural e todo mundo passa por isso.

Talvez o pesadelo de muitas mulheres nessa fase, seja o surgimento dos fios brancos. É difícil aprender a lidar com eles, e há aquelas que não conseguem deixar ele ali mesmo, precisam arrancar. Mas será que você já parou pra pensar no que acontece quando você arranca um cabelo branco? Bom, talvez pouca gente tenha realmente parado pra refletir sobre isso de fato.

Acontece que fazer isso, de nada adianta. Sim pessoas, pode até ser que você se livre do fio branco por um tempo, mas ele voltará a crescer em breve, e novamente será branco. Isso acontece porque os folículos capilares (onde a raiz de um fio se desenvolve) continuarão fabricando fios desta cor, única sorte que você pode ter, é que ele nasça com um tom pouco mais escuro, mas que nem faz tanta diferença assim no fim das contas.

Muita gente ainda é aterrorizada com uma velha história que diz que se você arranca um fio branco, outros crescerão em sua volta. De acordo com o cientista e autor de um livro de beleza Randy Schueller, esse é apenas um mito, pois o que você faz para um folículo, não afeta os demais.

A verdade é que sempre é bastante complicado ter que lidar com o surgimento dos fios brancos, até porque, quando eles estão começando a aparecer, não são se mostram uniformes e isso acaba gerando certa agonia principalmente nas mulheres. É difícil resistir em não puxar o fio, não é mesmo? Talvez ainda não seja uma quantidade suficiente para que você comece a pintar o cabelo.

É preciso ter cuidado com isso. Ainda segundo Schueller, se você tem o costume de arrancar sempre o mesmo fio, isso pode ir danificando o folículo até que ele pare por completo de produzir um fio. Dos males, talvez este seja realmente o pior.

Acontece que quando você tira rapidamente um fio de qualquer que seja a superfície da sua pele (vale não só para a cabeça, mas também para a pele de forma geral), você perturba e pode danificar o fino revestimento que possibilita a saída do fio para a parte exterior, diz o dermatologista Neal Schultz. Está se perguntando o que isso significa? Cabelo encravado, na certa!

Sem contar que persistir no ato de arrancar os fios, pode também destruir a textura do seu cabelo. Quem é que nunca encontrou um fio mais grosso que os demais? Ou mais enrolado? Isso é o que pode acontecer.

O fato é que arrancar os queridos brancos é apenas perda de tempo. Você pode até conseguir se livrar dele por um tempinho, mas é um período muito curto para que valha o esforço e o risco de danificar seus folículos. Se isso realmente incomoda, a melhor solução é aderir à tintura de cabelo mesmo. E por que não começar a pintar o cabelo de cinza? Dizem que está na moda!

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam disso? Compartilhem suas ideias aí com a gente pelos comentários!

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários