Entretenimento

Os bastidores da vida de um piloto de fórmula 1 que você jamais imaginou que conheceria

0

Recentemente, um fã de Fórmula 1 divulgou um vídeo inédito na internet que deixou fãs do mundo desse esporte enlouquecidos. Ele publicou um vídeo inédito do dia da morte de Ayrton Senna no Youtube. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você ele na integra.

Pistas, regulagem de motor, check-up na parte funcional do carro, ser piloto de Fórmula 1 exige uma série de compromissos e atenção que os fãs nem imaginam como é por trás dos bastidores.

Uma espécie de combinação de tempo com peças super leves e resistentes, a Fórmula 1 tem evoluído cada vez mais. Mas como é a rotina de um piloto de Fórmula 1? O que eles fazem para aguentarem horas dirigindo?

Segundo o piloto Carlos Sainz, em entrevista ao jornal ElPaís, se preparar para uma corrida é uma maratona que muita gente não conhece.

Ele conta que “agora  precisamos estar em forma, muito preparados e não só magros. Eu, por exemplo, que meço 1,78 metro de altura, no ano passado pesava 66 quilos e nesse posso chegar aos 70 quilos. Isso implica em ganhar quatro quilos de músculo. É mais difícil que o CrossFit.

Combino sessões de duas horas (o tempo em que dura em média uma corrida) nas quais mantemos o nível de pulsações por minuto em 180 por minuto com o karting, que é o mais parecido que existe a dirigir um fórmula 1.

O que acontece é que projetamos um capacete com lastros e que fazem com que seu peso, que normalmente fica por volta de 1,5 quilo, passe a ser de três quilos. Dessa forma trabalho o pescoço ao mesmo tempo em que dirijo”.

Fortalecimento do pescoço

De acordo com o portal da RedBull, as exigências para se estar com o corpo em dias eram altas, como fazia o piloto Gary Paffet.

A marca conta que “Gary Paffett tinha um jeito especial de cuidar do pescoço nos tempos de piloto de testes da McLaren.

“É uma parte muito sensível do corpo humano. Submeter o pescoço à forças laterais de 6Gs, mais de 13 vezes por volta, pode ser doloroso depois de um tempo. Então, eu usava um simulador especial na academia, que aplicava pesos no capacete e no volante para fortalecer a musculatura”.”

O cuidado com o corpo aliado ao fortalecimento do coração

O piloto Jenson Button investe no triatlo para se preparar para os grandes campeonatos. Segundo o portal da RedBull, “Jenson Button, campeão mundial de Fórmula 1 em 2009, escolheu o triatlo porque ficava “facilmente entediado” nos treinamentos. No triatlo, é meio difícil isso acontecer.

Enquanto a corrida e o pedal oferecem exercícios aeróbicos importantes (o coração de um piloto trabalha acima de 80% da capacidade durante um GP inteiro), a natação estimula o ganho muscular, melhora a resistência e a flexibilidade e ainda esfria a cuca, literalmente“.

Malabarismo

O malabarismo também é uma técnica de preparação de alguns pilotos de Fórmula 1. A técnica trabalha a sua concentração, equilíbrio e o fortalecimento de partes do corpo.

De acordo com a Red Bull, “jogar bolinhas para o alto está entre as atividades de preparação de alguns pilotos. Campeão mundial de Fórmula 1 no ano passado, Nico Rosberg mantinha os reflexos em dia fazendo malabarismo. Às vezes, ainda pedalava um monociclo no meio da atividade, pra ficar mais difícil. Max Verstappen é outro adepto dessa prática no “circo” da Fórmula 1, com o perdão do trocadilho”.

O que achou dos bastidores da vida de um piloto de Fórmula 1? Mande seu comentário para gente!

Fotógrafo cria ensaio emocionante sobre o sonho de 10 moradores de rua

Artigo anterior

17 coisas que você não sabia que existia mas vai querer comprar hoje ainda

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido