Curiosidades

Os robôs podem acabar destruindo toda a raça humana um dia

0

Existe uma grande polêmica envolvendo os robôs. Mesmo sem uma programação maliciosa, os robôs e os humanos simplesmente não possuem as mesmas tolerâncias e capacidades corporais, o que pode levar a acidentes: Em Jackson, no estado de Michigan, em 21 de Julho de 1984, um robô de uma fábrica esmagou um operário contra uma barra de proteção, aparentemente na primeira morte relacionada a um robô nos Estados Unidos. Desde então as cortinas de laser tem sido requeridas para proteção contra tal tipo de perigo com equipamentos pesados.

Em março de 2009, um robô programado para simular emoções humanas teve um ‘ataque obsessivo’. Kenji, um robô projetado pela Robotic Akimu, empresa ligada à Toshiba, e programado para simular emoções humanas, agiu fora do normal após passar um dia com uma pesquisadora. Ele tentou evitar que ela fosse embora, bloqueando a porta de passagem, e ficou exigindo abraços.

Inteligência Artificial

71

É aqui que mora o perigo. A construção de máquinas inteligentes interessam à humanidade há muito tempo, mas apenas recentemente, com o surgimento do computador moderno, é que a inteligência artificial ganhou meios e massa crítica para se estabelecer como ciência integral, com problemáticas e metodologias próprias. Desde então, seu desenvolvimento tem extrapolado os clássicos programas de xadrez ou de conversão e envolvido áreas como visão computacional, análise e síntese da voz, lógica difusa, redes neurais artificiais e muitas outras.

Alerta de Stephen Hawking

Male robot thinking about something.

Hawking diz que as formas primitivas de inteligência artificial desenvolvidas até agora têm se mostrado muito úteis, mas ele teme eventuais consequências de se criar máquinas que sejam equivalentes ou superiores aos humanos. “Essas máquinas avançariam por conta própria e se reprojetariam em ritmo sempre crescente”, afirmou. “Os humanos, limitados pela evolução biológica lenta, não conseguiriam competir e seriam desbancados.”

Agência americana quer criar Skynet

70

A NSA tem um projeto de um sistema que vai interligar computadores que controlam as redes essenciais como a de energia, água, gás e telefone, e detectar possíveis ciber-ataques à eles. Esse sistema é bem similar ao da Skynet, programa de computador criado na trilogia O Exterminador do Futuro e que matou basicamente toda a população mundial.

Robôs aprendendo a lutar

Sim, você não leu errado. Os japoneses tiveram a ‘ótima’ ideia de ensinar a um robô como lutar com uma espada. O robô pode reconhecer a posição e o movimento do oponente humano, além da espada dele. Assim que o humano inicia o ataque, a máquina usa uma série de algoritmos customizados para calcular as possíveis trajetórias da espada do oponente e então planeja um movimento de defesa que seja efetivo para que o robô se proteja usando a própria espada.

Homens x Máquinas: Quem tem mais habilidade com a espada?

Descubra como enxergar a luz infravermelha

Artigo anterior

10 possíveis próximos passos da evolução humana

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido