Curiosidades

Por que ficamos com a orelha vermelha e quente às vezes?

0

Já aconteceu com quase todo mundo, de uma hora para a outra a orelha do sujeito começa a esquentar e fica vermelha, é quando alguém solta aquela pérola: “Tem alguém falando mal de você”. Mas na verdade, as orelhas ficam “quentes”, ou vermelhas, porque têm uma grande rede circulatória e a pele é bem fina, deixando visível o sangue que passa por lá.

Por isso, basta a pessoa ter um aumento na espessura dos vasos sanguíneos para que a orelha “esquente”. Muitas vezes o processo de vasodilatação ocorre em um único local, quando você está falando ao telefone por exemplo a orelha precisa de mais nutrientes e oxigênio no local por estar sendo pressionada durante muito tempo. Porém, outras vezes a vasodilatação pode ocorrer no corpo todo. Ela é por exemplo uma resposta do organismo a situações onde ficamos muito estressados. Mas essa alteração na circulação só é visível em algumas partes do corpo.

Resumindo, a pessoa fica estressada e quem paga “o pato” é a orelha. Provavelmente foi dai que surgiu a lenda de que “alguém está falando mal de você”, afinal se alguém tiver acabado de sair de uma confusão e a orelha esquentar, provavelmente é da culpa do outro sujeito desaforado que “deve estar falando mal de mim”.

Descubra se você tem TOC apenas olhando para algumas fotografias

Artigo anterior

Os índios e a Ditadura Militar: uma história que o Brasil desconhece

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido