Ciência e Tecnologia

Por que o dedo do pé de algumas pessoas às vezes é maior que o seu dedão?

0

Se você reparar em um personagem dos desenhos, vai perceber algo muito diferente em suas mãos. Alguns deles possuem apenas quatro dedos. Você qual é o motivo de eles terem apenas essa quantidade de dedos nas mãos? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você.

Você sabia que os dedos dos pés não são sensíveis ao tato como muita gente imagina? Segundo um estudo da Universidade de Oxford publicado na revista “Perception”, metade das pessoas não são pessoas de detectar qual dedo foi tocado. Segundo publicação no portal G1, “Faça o teste: peça para alguém tocar dedo por dedo, sem olhar, e tente adivinhar qual dedo é qual. Não fique surpreso se errar – cerca de metade das pessoas que fizeram a mesma experiência foram incapazes de identificar os dedos corretamente.
“A proporção média de acertos para os segundo, terceiro e quarto dedos em humanos saudáveis foi menor do que o esperado” em 57, 60 e 79% respectivamente, explicou à AFP Nela Cicmil da Universidade de Oxford, co-autora do estudo.
O mesmo teste com os dedos das mãos produziu uma precisão de 99%, enquanto que os dedos grandes e pequenos dos pés foram corretamente identificadas em 94% dos casos.”

Além do fator de sensibilidade, você sabia que o dedo de algumas pessoas às vezes é maior que o dedão? Por que isso acontece?

De acordo com uma pesquisa feita por uma rede de franquias especializada na fabricação e venda de palmilhas, Pés Sem Dor, chamada Os pés brasileiros, publicada no clicrbs, identificou esse fenômeno como dedo de Morton.

A pesquisa foi feita com 26.339 brasileiros e mostrou que o país tem 15% a mais de casos de dedo Morton, a anormalidade em que o segundo dedo do pé é maior que o dedão, em relação à média mundial. O estudo concluiu que 33% dos entrevistados têm dedo de Morton, enquanto que a média mundial atinge 20%.

De acordo com a publicação, “segundo o médico Burton S. Schuller, autor do livro Porque você sente dor: tudo começa nos pés, o dedo de Morton pode causar pronação (um tipo de movimento dos pés) excessiva, que, por sua vez, provoca dores no corpo.

Ao andar ou ficar em pé, a pressão constante exercida na região do dedo de Morton pode levar à formação de calos. Calçados com bico largo e altura apropriada são ideais para tratar essa condição. Palmilhas personalizadas também são recomendadas.

No livro, Schuller ensina uma maneira simples de corrigir a pronação causada pelo dedo de Morton. Segundo ele, basta colocar um apoio de aproximadamente 2 milímetros de espessura em baixo do primeiro osso do metatarso. Esse apoio pode ser um pedaço de feltro preso ao pé com fita adesiva.

Você já passou por esse tipo de fenômeno nos dedos? O que achou? Mande seu comentário para gente!

8 coisas que só quem ama ficar sozinho vai entender

Artigo anterior

5 séries que deveriam ser canceladas urgentemente

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido