Ciência e TecnologiaCuriosidades

Por que as pessoas sentem nojo?

0

Pense em uma coisa bem nojenta. Pode ser em uma cabeça cheia de piolhos ou em uma carne repleta de larvas de moscas. Viu? Se você sentiu um nó no estômago e fez uma cara horrorosa, você é complemente normal! Aliás, o que aconteceu foi que você sentiu nojo. Mas, afinal, por que isso acontece?

Cientistas explicam que o nojo, embora esteja associada às pessoas mais “frescas” é, na verdade, um coisa positiva para nossa espécie. Essa é uma reação natural de nosso corpo, que se trata de uma herança evolutiva e que tem garantindo a sobrevivência de nossa espécie por séculos. Isso porque o nojo nos ajuda a ficar longe de coisas que podem nos deixar doentes, como comidas estragas, com larvas (como a carne do começo), excrementos e bichos que, de alguma forma, podem trazer resultados negativos ao nosso corpo.

2

Especialista dizem ainda que o nojo também pode ser aprendido, como uma carga cultural. Isso porque muitas das coisas que renegamos hoje em dia foram ensinadas por nossos antepassados, que garantiram, dessa forma, que chegássemos até aqui.

Apesar disso, é mesmo o cérebro o grande responsável por essa sensação nada agradável. Inclusive, é uma parte chamada ínsula, ligada às emoções, a peça-chave por sentimos nojo de coisas nojentas e de coisas abstratas, como o preconceito, a crueldade e política (que no fundo também são coisas nojentas para pessoas íntegras).

Entendeu?

1

Quer continuar lendo sobre coisas nojentas? Então não deixe de clicar em 10 declarações sobre higiene íntima de celebridades que vão te deixar com nojo e O que acontece se uma pessoa decidir parar de tomar banho?

Como seriam os rockstars e músicos que morreram jovens se chegassem à velhice

Artigo anterior

As coisas mais bizarras que empresas e cientistas já fizeram com cadáveres!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido