Curiosidades

Quais os métodos de caça de cada espécie de grandes felinos?

0

Todos gostamos de grandes felinos, tanto por sua imponência e elegância quanto por seu poder, que, perto de um homem desarmado, é esmagador.

Mas você sabe como esses magníficos animais fazem para se alimentar? Inteligentes e coordenados, os felinos, como os gatos de casa, usam da sagacidade e da agilidade ao invés da força na hora de capturar sua comida, com movimentos precisos que geralmente travam a traqueia de suas presas, raramente dilacerando-as com garras, como imaginamos. A seguir, você pode conferir essa e outras curiosidades sobre os reis da floresta:

Leões

Lions Family Portrait

Na verdade, o Rei da Selva fica cuidando do território principalmente, e por especializa-se em lutar com oponentes, e não necessariamente caçar. Essa tarefa fica por conta das esposas e mães leoas, que, menores e mais ágeis, não precisam de tanta força para abater vítimas.

Têm preferência pela noite pela camuflagem, e geralmente caçam em duplas ou trios de fêmeas. É comum que façam emboscadas, direcionando grupos de animais para locais sem saída. Seu bote é de 20 metros (!) e pode chegar a 56 km/h. A técnica de morte é usar os dentes para impedir a passagem de ar na traqueia de sua presa, o que mata por asfixiação. Comem, em média, de 5 a 7 kgs por dia, mas esse número pode chegar até a 30. Isso é uma criança, se você parar pra pensar, o que é bem assustador.

Guepardos

guepardo

Caçam sozinhos e preferem a agilidade à força. Chegam a até 120 km/h, e em geral caçam mamíferos menos que eles, com até 40 kgs – como antílopes, por exemplo.

Tigres

article-1334096-0C46A18E000005DC-534_634x431

Caçam à noite e são a maior e mais pesada espécie dentre os grandes felinos. Podem passar longos períodos espreitando vítimas próximas de cursos d’água ou abrigos, e seu bote pode chegar a até 20 metros.

Onças

Panthera_onca_at_the_Toronto_Zoo_2

Nossas famosas caçadoras são conhecidas por não terem medo do homem e ser extremamente territoriais. Caçam sozinhas, preferindo ser sorrateiras. Diferentemente de leões e outros felinos, onças usam seus grandes caninos para perfurar o crânio de suas vítimas, geralmente bichos com carapaças duras, como jacarés e tartarugas.

Leopardos

leopardo

Com garras resistentes e bons para escalar, pulam de árvores em cima de seus alvos e sufocam as vítimas, levando a comida de volta para cima das árvores.

Pumas

awesome_puma_face_wallpaper_photos_animal_3

Come pequenos roedores, coelhos e até mesmo peixes, não se importando muito com a caça. Não como da carcaça de animais mortos por outros caçadores, o que justifica um pouco a sua liberdade na hora de escolher presas.

5 plantas brasileiras extremamente tóxicas

Artigo anterior

Aprenda a fazer sua própria cerveja em casa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido